Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 5 de agosto de 2021

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 5 de agosto de 2021

Vacina, sim!

A faixa dos 27 anos passa a ser contemplada com a vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre. A primeira dose segue sendo aplicada em 12 unidades de saúde, mas sem a realização de drive-thru.

Em alerta contra relaxamento, RS antecipa cronograma da vacinação

Apesar de o número de hospitalizações estarem em patamar inferior do que estava meses atrás, internações recentes fizeram com que o governo do RS voltasse a acender um sinal amarelo no Estado. Na quarta-feira (04.08) foram emitidos Avisos para 17 áreas das 21 existentes. Apenas Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Santa Rosa e Taquara escaparam da advertência do Piratini – primeiro nível do Sistema 3As.

Um dos motivos do alerta também é a percepção de que a população relaxou nas medidas de prevenção, até por conta do andamento da imunização (aliás, se você precisa convencer alguém a seguir usando máscara, vale mostrar esse vídeo).

Porto Alegre, onde o Executivo Municipal pressiona por flexibilização de eventos, está na lista das áreas que receberam o aviso. Ainda assim, a Capital registrou o menor número de internados em UTI por Covid em 13 meses – eram 157 ontem à noite.

É preciso considerar ainda a presença da variante Delta no RS. Até o momento, a linhagem foi confirmada pela Fiocruz em seis municípios diferentes. Sabe-se que é necessário o ciclo vacinal completo para se ter segurança contra ela, e até ontem mais de 256 mil pessoas no Estado não tinham o registro das duas doses aplicadas no tempo correto. Pode ser por atraso na notificação por parte dos municípios ou abstenção da segunda dose.

Falando em vacinação, o Governo do Estado antecipou novamente a previsão para concluir a aplicação da primeira dose em todos os adultos do RS. Agora, o Piratini espera alcançar os jovens de 18 anos até 30 de agosto. No primeiro cronograma, a data prevista era 20 de setembro. O adiantamento no calendário ocorre a partir da expectativa de receber 1,7 milhão de doses até o fim do mês.

Governo protocola projeto que autoriza adesão ao RRF

PL de adequação da legislação que autorizou o RS a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) foi protocolado ontem pelo governo gaúcho na Assembleia Legislativa. A proposta, que modifica a Lei Complementar de 26 de março de 2018, atende às orientações da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional no que diz respeito à padronização da legislação, aprovada pelos Estados que manifestaram concordância ao RRF. Segundo o Piratini, o texto servirá como um dispositivo importante no reequilíbrio das contas públicas. Registrada em regime de urgência, a matéria vai precisar de 28 votos favoráveis para ser aprovada.

Partidos vão ao STF contra PL que liberou mais agrotóxicos

PT e PSOL protocolaram no STF pedido de medida cautelar contra o projeto do Governo do Rio Grande do Sul que autorizou o uso de agrotóxicos mesmo que esses não estejam liberados em seu país de origem. O texto foi aprovado pela Assembleia Legislativa no fim do mês passado e altera a Lei dos Agrotóxicos, de 1982, considerada pioneira no País. Os partidos alegam que a proposta é inconstitucional ao violar direitos fundamentais relacionados à saúde e meio ambiente, além de atentar contra acordos internacionais. A ação também denuncia a ausência de participação popular no debate.

Pesquisa do Ipea defende subsídios ao transporte, enquanto prefeitura trabalha por retirar isenções

Pautas relacionadas ao transporte público estarão em voga na Câmara Municipal de Porto Alegre neste semestre. Já tramita na Casa o projeto 015/21, de autoria do Executivo, que reduz as isenções da tarifa nos ônibus da Capital. A diretriz contrasta com pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que conclui que o subsídio à passagem é necessário, em face à queda drástica de usuários. “O grande debate não é se tem que ter subsídio ou não, mas qual o nível de subsídio que tem que ser dado. É 10%, 20%, 30%? Esse é o debate, e é um debate político, não técnico”, afirmou um dos autores do estudo, Rafael Pereira. A pandemia, conforme a pesquisa, só piorou um cenário de diminuição dos passageiros que vinha ocorrendo ao longo dos últimos 25 anos estudados. A mesma pesquisa também alerta para o crescimento de veículos individuais, situação que, segundo os autores, gera um padrão de urbanização excludente que compromete a economia e o bem-estar da população.

Flash News Rio Grande do Sul

Na mesma reunião em que emitiu Avisos à maioria das regiões no RS, o Gabinete de Crise ampliou a capacidade no transporte, tanto intermunicipal quanto o coletivo nas cidades.

Para padronizar a cobrança dos pedágios adotada nacionalmente, oito praças da EGR terão redução de 10% na tarifa.

Secretário extraordinário de Parcerias do Governo do RS, Leonardo Busatto estimou ao Jornal do Comércio que o Piratini deve concluir os debates e projetos sobre privatizações desta gestão até março de 2022.

A Prefeitura de Porto Alegre pretende se desfazer de oito imóveis, entre terrenos e apartamentos. A licitação será realizada no dia 19 de agosto.

Mesmo sob decisão judicial que proíbe esse tipo de medida, 127 presos estão sendo mantidos em viaturas da Brigada Militar e celas de delegacias por conta da falta de vagas em presídios de Porto Alegre e Região Metropolitana.

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimentos Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen