Giro de Notícias Porto Alegre : 25 de setembro de 2023 – nível do Guaíba em elevação

Bairro Menino Deus em Porto Alegre - Sortimento Cidade - sortimento.com.br

Giro de Notícias Porto Alegre : 25 de setembro de 2023 – nível do Guaíba em elevação

  • Porto Alegre aciona plano de emergência de contenção de enchentes para proteger o Centro com Guaíba alto e sob risco de elevação maior por chuva e vento. Comportas são fechadas e sacos de areia usados.
  • Cheia histórica que atingiu Porto Alegre em 1941 é lembrada sempre que as águas do Guaíba voltam a subir.
  • Nível do Guaíba em Porto Alegre coloca autoridades em estado de alerta
  • Para evitar que a área central da Capital gaúcha alague, comportas são fechadas e contarão com reforço de 2 mil sacos de areia;
  • Segue avisos de temporais para os próximos dias

A medição do nível do Guaíba, em Porto Alegre, colocou as autoridades do Rio Grande do Sul em estado de alerta quando a régua do Cais Mauá, no centro da cidade, alcançou 2,71 metros, na manhã de segunda-feira (25/09/23).

A prefeitura determinou na manhã de segunda-feira o fechamento preventivo de comportas do Guaíba. A última vez que as comportas do Guaíba foram fechadas foi em 2015, quando o nível do lago alcançou a marca de 2,89 metros. Para alagar a área central da Capital gaúcha o nível do Guaíba precisa superar os 3 metros,

Foram fechados oito dos 14 portões. Outros seis estão fechados permanentemente. Todos receberão reforço de 2 mil sacos de areia.

Porto Alegre: Catamarã suspende viagens no Terminal Hidroviário, a partir de 26/9/2023, em razão do acionamento das comportas do Cais Mauá.

Porto Alegre teve o setembro mais chuvoso desde 1916, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O Estado gaúcho enfrenta um longo período de cheias devido ao fenômeno El Niño.

Desde o o início de setembro, 49 pessoas morreram por passagem de ciclone pelo Rio Grande do Sul

Há alertas de temporais para os próximos dias, com previsão de até 100 milímetros na terça-feira, 26. Para quarta-feira, 27, o vento sul deve atuar em direção a Porto Alegre, represando a água e evitando o escoamento para a Lagoa dos Patos.



Ciclone pode agravar transtornos causados por cheias no RS

O mau tempo não vai dar trégua. Ainda enfrentando transtornos e danos por conta do acumulado de chuvas dos últimos dias, a semana se inicia com a formação de mais um ciclone extratropical na costa gaúcha, que deve intensificar chuvas e ventos, em especial amanhã, na região metropolitana e em outras áreas do estado, incluindo o Vale do Taquari. O fenômeno deve se afastar a partir de quarta, após aumentar os registros deste que já é o setembro mais chuvoso em Porto Alegre desde 1916, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Conforme a MetSul, o vento sul se fará presente, diante de um Guaíba que ontem renovou uma de suas maiores marcas, alcançando 2,71 m de altura no Cais Mauá, apenas 29 centímetros abaixo da cota de inundação no ponto – agora pela manhã, o nível já estava em 2,73. Na Ilha da Pintada, o nível estava em 2,42 m, 22 cm acima da cota de inundação. Em razão da cheia, 28 pessoas precisaram de abrigo nas ilhas. O número possivelmente só não é maior porque há moradores que relutam em deixar as suas casas por temor de saques. Interrompida no sábado, a distribuição de donativos aos afetados deve ser retomada hoje.

Milhares de peças íntimas de Juruaia são enviadas para os desabrigados pelas enchentes no RS

A Aciju e Prefeitura de Juruaia mobilizaram as empresas do município numa campanha em caráter de urgência para ajudar os desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Milhares de roupas intimas, que geralmente não são recebidas em quantidade expressiva quando comparadas a outros tipos de doações, como roupas, produtos de higiene ou água potável, foram enviadas para o Centro de Doações da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul com o apoio logístico dos Correios.