Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 26 de setembro de 2023

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 26 de setembro de 2023

Destaque : Rio Grande do Sul giro de notícias : chuva no dia 26 de setembro

Pela segunda vez na história, prefeitura fecha comportas do sistema contra cheias

A elevação do nível do Guaíba levou a prefeitura de Porto Alegre a iniciar ontem o fechamento das comportas do sistema de diques que protege a cidade de inundações. Também está previsto o uso de sacos de areia para ajudar a conter a água do lago em caso de transbordamento. Até ontem à noite, haviam sido fechadas seis das 14 comportas existentes.

As comportas só foram completamente fechadas uma vez desde 1971, quando o sistema de proteção contra cheias, que incluiu a construção do Muro da Mauá e da avenida que leva o nome do ditador golpista Castello Branco, foi instituído. A situação ocorreu em 2015, quando o Guaíba atingiu 2,94 metros no Cais Mauá, seis centímetros abaixo da cota de inundação.

Ontem, a medição chegou a 2,73 metros, mas na manhã de hoje o nível baixou para 2,69. Há, no entanto, risco de elevação por causa da continuidade dos temporais e do represamento do Guaíba, que está escoando com lentidão para a Lagoa dos Patos. Na Ilha da Pintada, a cota foi superada em mais de 20 centímetros e houve alagamentos, com registro de quase uma centena de desabrigados e de muitas residências cercadas pela água. Na outra margem, em Eldorado do Sul, havia ontem 360 pessoas fora de suas casas.

Há perigo de agravamento do cenário hoje em vários pontos da cidade. Segundo a prefeitura, existe risco de deslizamento em encostas dos bairros São José, Partenon, Glória e Morro Santana. Além dos moradores das ilhas, podem ser atingidos por inundações populações da Ponta Grossa, do Lami e da Aberta dos Morros. Agora pela manhã, o prefeito Sebastião Melo (MDB) pediu que a população evite deslocamentos desnecessários.

A elevação do Guaíba levou à suspensão das rotas do catamarã, porque a água alcançou as estações de embarque. Com o fechamento das comportas, o funcionamento do Cais Embarcadero também foi suspenso, pelo menos até amanhã. No Canal Furado Grande, a preocupação é que o Jacuí possa alcançar a nova ponte do Guaíba, que foi construída mais baixo do que o determinado pelas normas técnicas naquele trecho.


Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Empresários acusados de calote na prefeitura têm ligações políticas expostas em diálogos obtidos pelo MP

A terceira reportagem da Matinal sobre as suspeitas envolvendo a terceirização de serviços pela prefeitura, mostra que o trio de empresários acusados de calote em trabalhadores de escolas municipais queria a vitória de Sebastião Melo (MDB) nas eleições de 2016 e se movimentou para não perder os contratos com o poder público. Um dos sócios da Multiclean, Carlos Varreira, teria se encontrado com Melo no Porto Seco, durante o Carnaval, para falar da campanha na qual o então vice-prefeito concorreu e perdeu. Os diálogos foram obtidos pelo Ministério Público e integram denúncia pública que tornou réus por corrupção ativa Varreira, Eduardo Winkler e Fernando de La Rue. O atual prefeito e seus correligionários não são investigados. A derrota de Melo para Marchezan em 2016 frustrou o grupo, que passou a discutir como reorganizar suas conexões políticas. Após um hiato durante o governo tucano, o trio voltou a ter contratos milionários com a prefeitura. Hoje, quatro terceirizadas ligadas aos três empresários mantêm cerca de 24,2 milhões de reais em contratos ativos com o município. À Matinal, o gabinete de Melo disse desconhecer a investigação do MP-RS e não comentou os encontros de 2016.

MP investiga se há irregularidades na manutenção dos ônibus da capital

O Ministério Público Estadual (MP-RS) abriu um procedimento para apurar denúncias de negligência na manutenção dos ônibus que fazem o transporte público em Porto Alegre. A portaria que instaurou o procedimento aponta como alvos a prefeitura, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Associação de Transportadores de Passageiros (ATP), que representa as empresas concessionárias. O MP agiu a partir de provocação da vereadora Karen Santos (PSOL), que recebeu denúncias sobre supostas irregularidades na manutenção da frota e recolheu relatos sobre a ocorrência de problemas com os veículos. O procedimento do MP é preliminar à fase de inquérito e busca apurar se os contratos de concessão do transporte público estão sendo cumpridos corretamente. A EPTC afirmou que os contratos são fiscalizados de forma “rigorosa”. Já a ATP diz que não tem ligação com o caso pois não é concessionária.

Matinal recebe homenagem dos vereadores

A sessão de ontem da Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem à Matinal, que na semana passada chegou à milésima edição de sua newsletter. O reconhecimento ao trabalho da redação foi proposto pelo vereador Roberto Robaina (PSOL), que destacou no plenário o “jornalismo independente e investigativo” dedicado aos assuntos da cidade e citou reportagens marcantes, como a denúncia de desperdícios na Smed. A editora-chefe Marcela Donini agradeceu em nome da equipe e lembrou que o trabalho dos jornalistas é similar ao dos vereadores porque também consiste em fiscalizar o poder. “Focar na nossa cidade é um esforço diário de resistência e reafirmação do nosso compromisso com Porto Alegre”, afirmou.


A Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Giro de Notícias

  • O fechamento das comportas existentes ao longo da Voluntários da Pátria provoca interferências no trânsito. No sentido bairro-Centro, não há possibilidade de ingressar pela Voluntários na Castelo Branco e na João Moreira Maciel.
  • Moradores de Alvorada enfrentam enchente e falta de energia há 12 dias. Muitos permanecem em casa apesar dos alagamentos para evitar furtos.
  • Vistoria aponta que apenas 56% das casas de Muçum são liberadas para moradores. O município foi um dos mais afetados pelo ciclone do início do mês.
  • Oito reuniões com novas testemunhas foram aprovadas pelas CPIs da Educação. As oitivas começam na semana que vem.
  • O Centro Cultural da UFRGS vai sediar a segunda edição do Congresso Porto Alegre Cidade Educadora na quarta. O congresso faz parte da programação da Primavera Educadora.
  • A 20ª Feira de Troca de Livros de Porto Alegre deve acontecer em 30 de setembro, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues.
  • A Semana Municipal de Capoeira de Porto Alegre voltará a ser realizada em outubro. A programação contará com 21 oficinas em diversas localidades da cidade.
  • As mudanças na contribuição do IPE Saúde, aprovadas em junho na Assembleia Legislativa, passam a vigorar a partir da semana que vem.
  • Foi inaugurada a Escola Pública de Trânsito do DetranRS, na Cidade Baixa. O espaço pretende fomentar a cultura de segurança e preservação da vida no trânsito.

Rio Grande do Sul eventos e feiras

O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e o Cais Embarcadero comunicam a transferência do evento Olivas no Cais, que seria realizado de 28 de setembro a 1º de outubro, no Cais em Porto Alegre. Diante do momento difícil com as cheias e enchentes que assolaram diversos pontos da região Metropolitana e do Estado, tomamos por decisão adiar o evento, que agora acontecerá de 26 a 29 de outubro, no mesmo local.