Giro de Notícias Rio Grande do Sul : abuso de faltas na Câmara dos candidatos à prefeito, impeachment de Nelson Marchezan Jr e volta às aulas

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul
Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Sortimento Giro de Notícias

Candidatos a prefeito, Maroni e Nagelstein estão entre os vereadores com mais faltas, Processo de impeachment de Nelson Marchezan Jr, volta às aulas e internações por Covid-19 sobem em Porto Alegre

Previsão do tempo: Depois de uma manhã ainda instável, o tempo se abre na maior parte do Estado. Na Capital, deve haver sol à tarde, mas não está descartada a possibilidade de chuva isolada. A temperatura deve variar entre 16°C e 25°C.

Candidatos a prefeito, Maroni e Nagelstein estão entre os vereadores com mais faltas

Rodrigo Maroni (PROS), Clàudio Janta (SD), Professor Wambert (PTB), Mauro Zacher (PDT) e Valter Nagelstein (PSD) foram os cinco vereadores mais penalizados por abuso de faltas em sessões plenárias na Câmara de Vereadores de Porto Alegre entre 2017 e 2019. Maroni e Nagelstein são candidatos à prefeitura.

O caso de Maroni é o que mais chama atenção, pois só ficou no mandato até 2018, quando se elegeu deputado estadual. No ano da campanha eleitoral, Maroni teve quatro ou mais faltas dentro do mês em seis meses, mais da metade do ano, se considerar que não há sessões plenárias em janeiro. Maroni faltou quase um terço de todas as sessões em 2018. Foram 51 faltas no total.

Com produção da Afonte Jornalismo de Dados, Matinal, apresenta conteúdo sobre a atual legislatura da Câmara Municipal de Porto Alegre. A primeira matéria desta nova série explica que os vereadores podem faltar até três sessões por mês. A partir da quarta falta não justificada, eles passam a ser descontados financeiramente, conforme as condições previstas no Regimento Interno da Casa.

A reportagem também mostra que cinco parlamentares eleitos em 2016 abriram mão do mandato para assumir outros cargos eletivos. Leia a matéria completa aqui e não perca as outras reportagens desta série, que serão publicadas amanhã. Nesta página, você acompanha toda a nossa cobertura de eleições.

Processo de impeachment de Nelson Marchezan Jr

Depois de muita batalha judicial, o processo de impeachment contra o prefeito de Porto Alegre e candidato à reeleição, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), deve ser retomado hoje. A Comissão Processante deverá passar a semana ouvindo testemunhas favoráveis ao prefeito – começando nesta manhã com o secretário de Saúde da Capital, Pablo Stürmer. “Esse período começou no dia 11 de agosto, com a notificação do prefeito, e vai até o dia 9 de novembro. Até lá, tudo precisa ser resolvido”, afirma o vereador Hamilton Sossmeier (PTB), presidente da Comissão Processante na Câmara Municipal. Depois de Stürmer serão ouvidos o publicitário Fernando Silveira, às 14h, e a empresária Marta Rossi, às 16h.

Com segunda bandeira laranja, Capital retoma aulas

Está confirmada a permissão para a volta às aulas presenciais na Capital. Na sexta-feira, Porto Alegre recebeu a segunda bandeira laranja consecutiva – apenas a região de Santa Maria ficou na classificação vermelha no mapa preliminar do Estado. O governador Eduardo Leite (PSDB) voltou a defender que o retorno é seguro. Já o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre intensificou a campanha contra a decisão na Capital. Com a foto de uma criança chorando, a nova peça publicitária foi repudiada pela Prefeitura, que pretende ir ao MPE contra a entidade. Os servidores estão em estado de greve e têm assembleia marcada para hoje. Por ora, o Município informa que as escolas da rede municipal que não reabrirem deverão se justificar. Na rede privada, apesar de a maioria das instituições ter sinalizado intenção de retomar as atividades presenciais, poucas devem fazê-lo antes do dia 19 de outubro.

Internações por Covid-19 sobem e ocupação de leitos se mantém

A retomada das aulas presenciais põe em alerta as autoridades. Para o secretário-adjunto o adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Natan Katz, é preciso observar como o vírus vai se comportar com as escolas abertas, mas, segundo ele, Porto Alegre não corre risco de colapso na área da saúde. Ele afirma que os números de internações por Covid-19 das últimas semanas confirmam a tendência de redução. Apesar da alta no número de pacientes graves com a doença de 248 para 261 no domingo, a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI fechou o fim de semana em 86,75% – no sábado, estava em 86,63%. Dos 35.524 infectados desde o início da pandemia, 30.455 já são considerados recuperados. A Prefeitura confirma um total de 1.057 óbitos pela doença. Em todo o Estado, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, foram 4.908 vidas perdidas para o coronavírus.

Flash News Rio Grande do Sul

:: Com a volta das aulas presenciais, o transporte coletivo de Porto Alegre será ampliado. Os ônibus comuns poderão circular com todos os assentos ocupados mais 20 pessoas em pé.
:: A prefeitura da Capital recorreu ao STF para destravar processo de concessão do Mercado Público. A concorrência foi suspensa no final de agosto.
:: Durante visita à Expointer, o vice-presidente Hamilton Mourão admitiu que há problemas na preservação ambiental no Brasil.
:: Aliás, a tradicional feira de agronegócio terminou no domingo (04.10), com chuva, barro e drive-thru da agricultura familiar.
:: Quase 90% dos pequenos negócios do RS que fecharam durante a pandemia já reabriram. É o que mostra a Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, feita mensalmente pelo Sebrae/RS.
:: Construção civil reabriu quase 36% das vagas fechadas por conta da pandemia. A indústria restabeleceu 17% dos empregos. Os dados são do Novo Caged.
:: As visitas presenciais aos presídios no RS poderão ser retomadas a partir de 16 de outubro. Retorno está condicionado aos índices relacionados à pandemia.
:: Número de estelionatos dobrou no Rio Grande do Sul com relação ao ano passado. Foram mais de 34 mil ocorrências registradas entre janeiro e agosto deste ano.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.

Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.