Giro de Notícias Rio Grande do Sul : Pesquisa Ibope, impeachment de Marchezan, projetos aprovados, Volta às aulas, propaganda eleitoral, setor de móveis e abertura do comércio

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul
Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul :

Porto Alegre : Pesquisa Ibope para Prefeitura, impeachment de Marchezan, projetos aprovados na Câmara de Vereadores e Volta às aulas tímida. Mais : Justiça define tempo de propaganda eleitoral, desempenho do setor de móveis e abertura do comércio no Dia da Criança em Caxias do Sul

Previsão do tempo: A chuva dá uma trégua e o sol predomina hoje. Porto Alegre terá máxima de 25°C.

Dez parlamentares são autores de quase metade dos projetos aprovados na Câmara de Vereadores

Quase a metade dos projetos aprovados na Câmara de Municipal de Porto Alegre entre 2017 e 2020 é de autoria de 10 parlamentares. Eles são autores de 156 propostas aceitas, 47% do total. Os dados estão em mais uma reportagem produzida pela equipe da Afonte Jornalismo de Dados para o Matinal. A análise também revela que apenas 11,5% dos textos aprovados partiram da bancada de oposição, mostrando a forte atuação da Câmara em aprovar projetos pró-Executivo, que gerou contrapartida de cargos em secretarias e CC’s.

Outra matéria da série sobre desempenho dos parlamentares, mostra que, com a pandemia, a quantidade de projetos aprovados em 2020 ficou quatro vezes menor do que a média dos três primeiros anos de mandato, quando o ritmo de aprovações já era inferior ao do exercício passado. Foram 42 propostas aprovadas até metade de setembro.

Pesquisa Ibope para Prefeitura na Capital Gaúcha

Saiu na segunda-feira (05.10) a primeira pesquisa Ibope de intenção de votos para as eleições municipais de Porto Alegre. Vale lembrar que a Pesquisa Ibope tem errado até na boca de urna. Não é termômetro, pois a amostra é baixa, desvio padrão alto e desacreditada. Como informação a Pesquisa aponta : Manuela D´Ávila (PCdoB), aparece na frente, com 24%; seguida por José Fortunati (PTB), com 14%; e Sebastião Melo (MDB), com 11%. Nelson Marchezan Júnior (PSDB) tem 9% das intenções; Juliana Brizola (PDT), 5%. Os demais candidatos apresentaram 4% ou menos. A pesquisa também levantou a taxa de rejeição dos postulantes. Pela pesquisa, Nelson Marchezan Júnior tem rejeição de 37%; Manuela D’Ávila, 28%; e José Fortunati, 15%. Os demais apresentaram taxa menor de 8%. A pesquisa ouviu 805 eleitores de Porto Alegre entre 3 e 5 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela RBS TV, e o número de identificação na Justiça Eleitoral é RS-07152/2020.

Justiça define tempo de propaganda eleitoral

A Justiça Eleitoral liberou o tempo e a ordem das propagandas eleitorais gratuitas para candidatos à Prefeitura de Porto Alegre. O estabelecido vale tanto para peças veiculadas no rádio quanto para na TV. A coligação encabeçada pelo atual prefeito e candidato à reeleição, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), ficou com o maior tempo, mais de 9 minutos por dia. Por outro lado, os candidatos Luiz Delvair Martins Barros (PCO) e Julio Flores (PSTU) não terão tempo no horário eleitoral gratuito. O Republicanos será o primeiro a iniciar o horário eleitoral no primeiro dia. A partir de então, haverá revezamento entre as coligações. O horário eleitoral gratuito ocorrerá entre 9 de outubro e 12 de novembro.

Comissão de impeachment de Marchezan não consegue ouvir ninguém

Com as pendências jurídicas aparentemente resolvidas, o processo de impeachment do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., deveria ser retomado ontem. Mas não foi bem assim: nenhum dos três depoimentos agendados aconteceu. Esperado para ser ouvido de manhã, o secretário de Saúde de Porto Alegre Pablo Stürmer, não apareceu. Em nota, a assessoria de comunicação da secretaria disse que Stürmer saiu de férias e viajou com a família – e que protocolou a justificativa da ausência na Câmara Municipal na tarde da última sexta-feira. As outras duas oitivas, marcadas para a parte da tarde, não puderam ser concluídas por problemas técnicos e foram reagendadas.

Volta às aulas é tímida em Porto Alegre

Com baixa adesão e cercada por protocolos de segurança. Dessa forma foi o primeiro dia de retomada das aulas presenciais no ensino infantil de Porto Alegre. Conforme a Secretaria Municipal de Educação (Smed), 156 das 289 instituições autorizadas a reabrirem as portas ontem receberam alunos – poderiam ter aulas estudantes matriculados na educação infantil, ensino profissionalizante, 3º ano do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos. A Smed irá solicitar informações das escolas que não voltaram com as aulas. Em paralelo, o Sindicato dos Municipários, que é contra o retorno, decidiu, ontem, mais uma vez manter o estado de greve devido à situação. Uma nova assembleia da categoria foi marcada para 13 de outubro, data em que está prevista a retomada a alimentação em todas as outras escolas, além de atividades de apoio para ensinos fundamental, médio e especial. Na rede particular, o Farroupilha e a Escola Crescer tiveram atividades ontem. Grande parte dos colégios programou seu reinício ocorrer entre 13 e 19 de outubro.

Desempenho do setor de móveis no Brasil

O relatório ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil,’ com informações de julho e agosto, encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e produzido pelo IEMI – Inteligência de Mercado aponta a produção de móveis de 7,1 milhões de peças no mês de julho, representando aumento de 41,5% em relação ao mês anterior. A exemplo de julho, quando as exportações avançaram 13,2%, somando US$ 13,0 milhões, o mês de agosto apresentou alta de 22,6%, totalizando US$ 16,0 milhões. Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, respectivamente, juntos, foram responsáveis por 84,9% dos valores exportados em agosto, seguidos pelo estado de São Paulo que apareceu na 4ª posição, com 11,9% dos valores. Os Estados Unidos aparecem na liderança como principal destino das exportações de móveis do RS com 21,7%, seguido pelo Peru com 12,3% e Uruguai com 12,2%. Destaque para o crescimento expressivo das exportações para a Colômbia e Peru, 173% e 137%, respectivamente, em agosto frente ao mês anterior.

O Sindilojas Caxias informa que o comércio varejista não essencial de Caxias do Sul, Flores da Cunha e São Marcos, envolvendo comércio de rua, shoppings centers e centros comerciais, têm permissão para utilizar a mão de obra de empregados no feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, que também celebra o Dia das Crianças, na segunda-feira (12.10).   Segundo a Fecomércio-RS, os tickets médios devem ser menores, em virtude da redução massiva de pessoas trabalhando no RS no segundo trimestre de 2020, considerando que apenas no mercado formal de trabalho, entre março e julho, houve mais de 131 mil desligamentos de postos de trabalho no RS. O cenário atual aponta para queda de vendas para o Dia das Crianças em relação à 2019, mesmo com a reduções de preços dos brinquedos e vestuário, itens procurados para esta data. A abertura dos estabelecimentos comerciais é permitida com a presença dos funcionários devido à prorrogação da Convenção Coletiva de Trabalho 2019/2020 (Domingos e Feriados).

Flash News Rio Grande do Sul

:: O governo do Estado anunciou que planeja um novo decreto para flexibilizar os protocolos para o setor de hotelaria.
:: Um dos hotéis mais clássicos de Porto Alegre, o Ritter vai disponibilizar quartos para moradia fixa Serão 10 andares com 130 quartos à disposição, com preços variando de acordo com o tamanho da suíte.
:: Cinco dos 13 candidatos ao Paço Municipal declararam terem recebido, juntos, pouco menos de 400 mil reais. Na campanha do primeiro turno, cada um pode utilizar até 6,6 milhões.
:: Porto Alegre entrou na quarta semana de queda nas internações em UTI por Covid-19. Ontem à noite, haviam 261 pacientes com coronavírus em tratamento intensivo.
:: A vacina chinesa contra Covid-19 começou a ser testada em Pelotas. Cerca de mil voluntários participarão da testagem.
:: Porto Alegre conta com mais um hospital. O Humaniza deve iniciar pronto atendimento em dezembro e gerar 900 empregos diretos quando estiver funcionando a pleno.
:: Donos de casas noturnas da Capital Gaúcha também querem retomar o ganha pão. Eles lançaram um manifesto e já conversam com representantes de órgãos municipais.
:: Projeto de revitalização de parte do Cais Mauá, o Cais Embarcadero deve ser aberto ao público na segunda quinzena de dezembro. Serão 19 mil metros quadrados de áreas de lazer, serviços, compras e alimentação.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.

Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.