. Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Entidades questionam lobby do setor carvoeiro e pedem reconhecimento de emergência climática
No fim de semana, dias 4 e 5 de novembro, um grupo de ambientalistas entregou uma carta ao senador gaúcho Paulo Paim (PT) para alertar sobre os danos socioambientais do uso do carvão mineral, uma das mais poluentes fontes de geração de energia. No documento, as entidades signatárias criticam o Projeto de Lei 4653/2023, que pretende incluir a região carbonífera do Rio Grande do Sul no Programa de Transição Energética Justa (TEJ).
A proposta de autoria dos três senadores gaúchos vai de encontro às recomendações de ambientalistas de todo o mundo para o enfrentamento da emergência climática. O texto, que aguarda parecer na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, visa beneficiar o setor carvoeiro gaúcho da mesma forma que ocorreu com a indústria catarinense, quando a Lei 14.299, sancionada por Jair Bolsonaro no ano passado, garantiu, até 2040, a contratação de energia elétrica produzida pelo Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, parque formado por três usinas termelétricas movidas a carvão.
Os riscos do uso do carvão como fonte de energia também foram alvo de um ato realizado na sexta-feira em Porto Alegre. A marcha organizada pelo Eco Clima passou por ruas do Centro Histórico de Porto Alegre com destino ao Palácio Piratini para pedir ao governador o reconhecimento oficial da emergência climática.
Norte do estado ainda registra desalojados e bloqueios em rodovias
Enquanto não avança o reconhecimento da emergência climática no estado, o RS segue contabilizando estragos por eventos extremos. Depois das chuvas dos últimos dias, o norte do estado ainda tem pessoas desalojadas. Ao total, 23 cidades gaúchas foram afetadas. Ontem, Barra do Rio Azul, onde rios transbordaram invadindo casas e comércio, registrava 179 pessoas fora de suas casas. Os moradores aproveitaram o tempo seco de ontem para limpar e reorganizar a cidade. Em um esforço conjunto, tentam reconstruir a Unidade Básica de Saúde, com o objetivo de retomar o atendimento amanhã. Na tarde de ontem, nove rodovias permaneciam com bloqueios.
Paradas da capital têm problemas de acessibilidade, falta de banheiros e assentos
A prefeitura diz que existe uma revitalização dos terminais de ônibus em curso na capital desde o ano passado, mas boa parte dos passageiros tem uma experiência negativa nas paradas. A reportagem do Diário Gaúcho visitou 13 estações e encontrou poucas informações sobre as linhas, poucos banheiros, elevadores que não funcionam e falta de assentos para quem enfrenta longas esperas pelos coletivos. Além de elevadores que não funcionam, equipamentos fundamentais para a acessibilidade, há interrupções no piso tátil, usado para orientação de pessoas com deficiência visual.
Sebastião Melo sanciona leis que prometem beneficiar habitação popular
No final da semana passada, o prefeito Sebastião Melo (MDB) sancionou diferentes leis voltadas à habitação social. Duas delas, assinadas na sexta, autorizam a venda de terrenos públicos a cooperativas ou associação de moradores, e beneficiam as cooperativas Novo Horizonte e Vida Nova, na Restinga. Antes, o prefeito já havia sancionado a lei que autorizou a destinação do dinheiro da venda do prédio da antiga Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), na avenida Borges de Medeiros, para a construção do Residencial Barcelona 1 e 2. O leilão do prédio da Smov, avaliado em 48,1 milhões de reais, está agendado para 27 de novembro.
A Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal
Giro de Notícias
- O primeiro dia de Enem na capital contou com mais linhas de transporte público. O exame tem quase 24 mil inscritos em Porto Alegre e continuará no dia 12 de novembro.
- A partir do ano de 2023, mais uma empresa vai operar o serviço de bicicletas compartilhadas na capital. Atualmente, são 100 estações e mil bicicletas administradas pela Tembici.
- Das 18 obras previstas para a Copa do Mundo de 2014, ainda restam duas para serem entregues: na avenida Tronco, na zona Sul, há trechos não finalizados, e no viaduto da Plínio Brasil Milano, o projeto necessita de ajustes.
- O Colégio Estadual Júlio de Castilhos foi tombado provisoriamente pela prefeitura de Porto Alegre. De acordo com a justificativa, o projeto arquitetônico da estrutura é considerado “auspicioso” para uma escola pública.
- A livraria Cirkula continua a série de debates sobre a cidade com o evento “Porto Alegre para poucos: Espaços e Eventos Culturais Elitistas, a Cultura da Mediocridade Importada”.
- No sábado, o encontro anual dos Jogos Culturais e Esportivos Indígenas reuniu moradores de cinco comunidades indígenas de Porto Alegre e do interior do Estado na Aldeia Kaingang Oré Kupry.
- Já estão valendo os novos valores da tarifa de ônibus de três linhas intermunicipais da empresa Transcal. As passagens tiveram reajuste de 4,11%, o terceiro em quatro meses.
- Os concursos públicos no RS estão com mais de 330 vagas abertas, para os níveis do ensino fundamental ao superior.
Rio Grande do Sul Eventos e Feiras
Com o tema “Quem lê, sabe o caminho”, a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre vai de 27 de outubro até 15 de novembro, das 10h às 20h, na Praça da Alfândega. A programação abrange mais de 630 sessões de autógrafos, 15 oficinas de escrita e literatura e 155 palestras, com participação de autores renomados nacional e internacionalmente – além de uma vasta programação infantil. Neste ano, o evento literário contará com autores como Itamar Vieira Junior, a jornalista Ana Maria Machado, a médica Natalia Timerman, a apresentadora Bela Gil, o compositor e roteirista Nelson Motta, entre outros. As oficinas, todas gratuitas e sem inscrição prévia, acontecem na Casa de Cultura Mário Quintana, no Memorial do Rio Grande do Sul e no Espaço Força e Luz.
Salão de Gramado comemora 10 anos – A feira de móveis e decoração em Gramado, na Serra Gaúcha, vai ocorrer de 10 a 13 de junho de 2024 com nova roupagem. Além do pavilhão, acontecerá por toda cidade com eventos paralelos e intervenções de decoração e arte, transformando Gramado em um enorme palco para o Design. No dia 9 de junho de 2024, abrindo oficialmente a Semana do Salão de Gramado, arte e design, acontecerá a grande noite para revelar os vencedores da 2ª edição Prêmio Salão de Gramado de Design, no Palácio dos Festivais.
A Merkator Feiras e Eventos está com credenciamento aberto para a Zero Grau 2023 – Feira de Calçados e Acessórios, que vai acontecer de 20 a 22 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS). O credenciamento antecipado pode ser feito online no endereço https://www.feirazerograu.com.br/pt/credenciamento e deve ser impresso pelo visitante para o ingresso na feira, evitando assim filas de acesso aos pavilhões.
Acontece no sábado, dia 11 de novembro de 2023, no Teatro da AMRIGS ( Av. Ipiranga, 5311 ), em Porto Alegre / RS, a Xl Edição do Festival Gaúcho de Pole Dance e Artes. O tema da edição 2023 é “Pole in The Jungle” e promete ser um encontro memorável com mais de 60 performances e elenco composto por mais de 100 artistas do Rio Grande do Sul e convidados de todo o país. Gigi Lovers, multiartista e idealizadora do evento é quem comanda a cena. O Festival Gaúcho de Pole Dance e Artes terá duas sessões : 1ª Sessão, às 15h e 2ª Sessão, às 18h30min. Ingressos pelo Sympla. Mais Informações pelo Instagram @festivalpolepoa. Realização San Lopez Produções.
Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre
Para lembrar antes de votar nas eleições 2024 para prefeito e vereador na Capital gaúcha
- Preocupado com as reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.
- Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
- Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.
Prefeitura de Porto Alegre : mais uma ‘entrega’ de patrimônio público
LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada