Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 8 de setembro de 2021, quarta-feira

Sortimentos.com Rio Grande do Sul Giro de Notícias

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 8 de setembro de 2021, quarta-feira

Cedecondh debate fim de isenções para pessoas com HIV

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizará reunião na quinta-feira (9/9/21), às 10h. O encontro será realizado virtualmente pela plataforma Zoom e debaterá o fim do passaporte de isenções para população com HIV na Capital, proposto no projeto de lei 015/21, de autoria do Executivo Municipal.

O encontro será aberto ao público, que poderá participar por meio do link da reunião https://zoom.us/j/99626741856 ou pelo ID 996 2674 1856. Aos participantes é solicitado que efetuem o registro dos nomes e sobrenomes para fins de controle de presença na reunião.

Entre os convidados estão: Fasc, SMS, SMDS, Atenção à Tuberculose, IST, HIV/Aids e Hepatites Virais – SMS, Conselho Municipal de Direitos Humanos, Conselho Municipal de Saúde, Fórum ONGs Aids, Gapa, Vigilância de Doenças Transmissíveis, Pastoral da Aids/Casa Fonte Colombo, SBI Regional Sul, Claudia Luz, Marlowa Truss, médico infectologista Vicente Antonello Sperb e Comitê de Mortalidade por Aids no município de Porto Alegre

Mais transporte público. Ops! Menos.

Rodoviários da Carris, ainda em greve contra a privatização da empresa, realizaram uma vigília em frente à sede. Ônibus circulam com a frota reduzida em Porto Alegre. Enquanto isso, maioria da Câmara de Vereadores e Executivo municipal continuam a legislar visando atender os direitos e necessidades dos concessionários previstos na última licitação e atuando para retirar direitos dos usuários dos transporte público da Capital gaúcha, como segunda passagem gratuita, aumento da idade das isenções, aumento da idade da frota – apesar do usuário pagar antecipadamente valor na tarifa para ter ônibus novos, que não chegaram, diminuição de linhas e horários e aumentos da passagem acima da inflação e aprovando relatório que indica que valor da passagem inclui gastos dos empresários do setor com lavanderia e restaurantes.

Sebrae RS seleciona empreendedores para missão em evento ícone na Alemanha

Sebrae RS está selecionando dez empreendedores de micro e pequenas empresas da cadeia produtiva de alimentos e bebidas – incluindo indústrias, varejistas, profissionais de serviços e produtores rurais – para participarem da Anuga, maior feira de alimentos e bebidas do mundo. Em 2021, o evento chega a sua quinta edição mesclando negócios e trocas de experiências nos planos físico e digital de forma pioneira de 9 a 13 de outubro, na cidade de Colônia, na Alemanha. Empreendedores interessados em participar da feira podem obter informações sobre o processo seletivo no https://conhecimento.sebraers.com.br/lp/feira-anuga-2021/, até 15 de setembro.

Tradicionalmente realizada a cada dois anos, a Anuga, em sua última edição, em 2019, reuniu mais de 169 mil visitantes de 201 países, que percorreram os 284 mil metros quadrados do complexo de Koelnmesse, onde o evento é realizado. O número de expositores na edição foram exatos 7,972 divididos em dez grandes segmentos, entre carnes, bebidas, alimentos frescos, congelados, orgânicos, dentre outros.

Eduardo Leite

Com um pé já em 2022, o governador Eduardo Leite (PSDB), que quer ser o nome dos tucanos na disputa presidencial, lançou um vídeo defendendo que o Brasil “volte ao centro”. Segundo a Folha de S.Paulo, a peça foi produzida pelo publicitário gaúcho Fábio Bernardi, responsável pela campanha de Leite em 2018. Na terça-feira (07.09.21) o tucano, que apoiou Bolsonaro em 2018, escreveu no Twitter que foi um “erro” tê-lo colocado no poder. Também já de olho na próxima eleição, o senador e pré-candidato ao Piratini Luiz Carlos Heinze (PP) esteve no Parcão para defender o presidente e atacar o STF.

Homens do Sul e Sudeste foram os maiores alvos de posts pagos sobre os atos antidemocráticos

Ao menos 11 políticos bolsonaristas pagaram pelo impulsionamento de posts no Facebook com mensagens de apoio aos atos antidemocráticos registrados em 7 de Setembro de 2021, segundo reportagem de O Globo. Os dados são de um relatório do NetLab, laboratório vinculado à Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A lista inclui quatro vereadores, cinco deputados estaduais, o prefeito de Itaquaquecetuba (SP), Delegado Eduardo Boigues, e o deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP). De acordo com o documento, os posts miraram mais homens do que mulheres e, principalmente, usuários dos estados das regiões Sul e Sudeste.

A batalha nas redes sociais é tática conhecida dos bolsonaristas. Recentemente o TSE determinou que plataformas como YouTube suspendam a monetização de canais investigados por disseminarem desinformação sobre as urnas eletrônicas. Na véspera dos atos de ontem, Bolsonaro editou uma Medida Provisória para limitar a atuação das plataformas. Por entenderem que o texto dificulta a remoção de notícias falsas, diferentes partidos decidiram ir ao STF contra a MP.

Piratini autoriza volta das torcidas e sinaliza liberação de pistas de dança

Um novo decreto publicado pelo governo do RS autorizou o retorno das torcidas aos estádios de futebol no Estado. É preciso respeitar o teto de ocupação de 40% das cadeiras por setor e o limite máximo de 2,5 mil pessoas, que deverão ficar no mínimo a um metro de distância umas das outras. O Piratini também confirmou que vai liberar pistas de dança em eventos sociais e de entretenimento com até 150 pessoas. A autorização, porém, ainda depende da elaboração de outro documento, o que ocorrerá só no começo de outubro. O transporte rodoviário segue com a permissão para trafegar com 100% da capacidade total do coletivo. Em âmbito municipal, a lotação é de 90%. Bares e restaurantes ainda só podem ter ocupação máxima de 40% das mesas, com clientes impedidos de ficarem em pé.

Recusa de alunos em testar contra a Covid-19 dificulta rastreamento de casos em Porto Alegre

O monitoramento de casos de Covid-19 em escolas de Porto Alegre tem encontrado obstáculos, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A recusa de famílias em fazer o teste fez com que 30% dos episódios ficassem sem resultado. Dessa forma, o rastreamento de possíveis surtos tornou-se uma tarefa mais difícil. Entre os dias 22 e 28 de agosto, 29 infecções geraram investigações em escolas comunitárias, municipais, estaduais e particulares.

Os exames sem resultados envolvem estudantes cujos pais optaram por manter o filho em quarentena, mas sem a realização dos testes. As contaminações em larga escala colocaram 320 pessoas, entre alunos e funcionários, em investigação, sendo que 314 eram de escolas privadas. No último boletim estadual, o RS registrou mais 1.599 casos de coronavírus e 17 novas mortes foram contabilizadas.

Flash News Rio Grande do Sul

Porto Alegre já ultrapassou a marca de 60% da população apta a tomar a vacina com esquema vacinal completo.

A prefeitura de São Leopoldo suspendeu a vacinação de adolescentes sem comorbidades. O município foi notificado porque a autorização do Ministério da Saúde para o atendimento deste público começa a valer só no dia 15.


O IPE Prev e o IPE Saúde informaram que os atendimentos presenciais serão retomados neste mês. As consultas deverão ter horário e datas diferentes em cada Instituto.


Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimentos Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimentos Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen

Rio Grande do Sul Notícias e Eventos

Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.