Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 14 de novembro de 2023

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 14 de novembro de 2023

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 14 de novembro de 2023


Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Previsão do tempo: A chuva continua hoje no RS. Em Porto Alegre, as precipitações podem ocorrer a qualquer momento, mas há expectativa de volumes maiores no início do dia. A Defesa Civil estadual alertou para a possibilidade de temporais durante toda a semana. A temperatura na capital hoje vai de 19°C a 23°C.


Caetano Veloso e Emicida participam de Festival polêmico por questões ambientais e distúrbio sonoro no horário do Silêncio

O Festival Turá, que devastou área pública, o Parque Harmonia, com patrocínio da Hering, empresa que se diz preocupada com a Sustentabilidade, anunciou os horários das apresentações, que serão realizadas nos dias 18 e 19 de novembro.

Caetano Veloso e Emicida vão se apresentar durante o horário da Lei do Silêncio. Os artistas que se ‘dizem’ preocupados com diversas questões, fazem apresentação em Festival que devastou área pública e durante a vigência da lei do Silêncio, gerando distúrbio sonoro para milhares de moradores no entorno. Fácil é falar, já as atitudes…


Giro de Notícias

  • O presidente Lula sancionou ontem a atualização da Lei de Cotas do ensino superior. A nova lei, proposta pela deputada Maria do Rosário (PT-RS), introduz mudanças como a reserva de vagas para quilombolas.
  • Grupo de brasileiros resgatados da Faixa de Gaza chegou a noite em Brasília. Entre eles, pelo menos um é aguardado por familiares no RS.
  • Em nova oitiva das CPIs que investigam a Smed, empresária ouvida é apontada como suspeita de laranja por vereadora. Em outro depoimento, ex-coordenadora contradiz relato de ex-servidora.
  • Será realizada na Câmara Municipal, na terça-feira (14/11/23) às 19h, audiência pública sobre Projeto de Lei que regulamenta as Feiras Ecológicas de Porto Alegre. Produtores afirmam que prefeitura quer controlar as feiras por decreto e incluir “atravessadores”.
  • O governo do estado abriu processo para contratar um serviço de monitoramento de eventos climáticos. O vencedor da licitação terá de instalar radares e emitir alertas meteorológicos, para ajudar na prevenção de desastres.
  • Na presença de representantes do setor da construção, a prefeitura apresentou ontem detalhes sobre o leilão do prédio da Smov, marcado para o dia 27. A maioria dos recursos arrecadados será utilizada para a construção de um conjunto habitacional, no Humaitá.
  • A prefeitura publicou o edital para as eleições do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental. As inscrições ficam abertas até dia 30 e o pleito ocorre em janeiro.
  • O processo eleitoral ocorrerá após a Justiça questionar a prorrogação do mandato dos integrantes que haviam sido eleitos para o biênio 2018/2020. A ação também barrou a votação deliberativa que ocorreria na última Conferência do Plano Diretor.
  • Adiadas por conta das chuvas, as eleições para o Conselho Tutelar na Microrregião 1 foram marcadas para 26 de novembro. Os locais de votação seguem os mesmos. Nas outras regiões, a participação dos eleitores chegou a quase 44 mil.
  • A segunda edição da Conferência de Revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, que ocorreu entre os dias 7 e 9 de novembro na PUCRS, ocorreu em meio a constantes controvérsias judiciais, que trazem uma pesada sensação de falta de legitimidade no processo que está sendo conduzido pela prefeitura em uma proximidade quase umbilical com os setores imobiliário e da construção civil.

Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Melhor federal do país, UFRGS alcança desempenho inédito em ranking

Porto Alegre tem a melhor universidade federal e a melhor universidade privada do país, segundo a nova edição do Ranking Universitário Folha (RUF), divulgada na segunda-feira (13/11/23) . Terceira colocada no cômputo geral, atrás apenas das estaduais paulistas USP e Unicamp, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) alcançou sua melhor posição desde que o ranking começou a ser realizado, em 2012. Além de estrear no pódio das melhores do país, é a primeira vez que a instituição aparece como a melhor entre as universidades federais brasileiras. Nas cinco edições anteriores (de 2015 a 2019, antes de o RUF ser interrompido pela pandemia de covid), a UFRGS havia ficado em quinto lugar no ranking geral.

Entre as privadas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) conquistou pela quarta vez consecutiva o primeiro lugar do ranking. Na listagem geral, foi considerada a 19ª melhor universidade do Brasil. Nas nove edições já realizadas do RUF, a PUCRS foi a melhor particular cinco vezes e ficou em segundo lugar nas outras quatro ocasiões, revezando-se no topo com com a PUC do Rio de Janeiro.

O RUF é o principal ranking de universidades do país. Ele avalia, com dados nacionais e internacionais, todas as universidades brasileiras. São avaliados indicadores de ensino, pesquisa, inovação, internacionalização e opinião do mercado.


Incra suspende demolição de casas na Vila Kédi

Autorizada pela Procuradoria-Geral do Município, a demolição de casas na Vila Kédi iniciou ontem de manhã, mas foi suspensa em poucas horas. A Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Sul (Incra) questionou a legalidade da ação, já que o terreno está sob reivindicação quilombola. Das 100 famílias que vivem no local, cinco deixaram a área ontem. Com uma indenização de 180 mil reais cada, elas são as primeiras a saírem do quilombo, que fica ao lado do Country Club, endereço nobre de Porto Alegre.

Segundo a prefeitura, 40 famílias manifestaram interesse em deixar a comunidade. Provocada pelo Ministério Público Estadual, a Justiça determinou, em 2020, que a prefeitura reassentasse as famílias, mas em março deste ano a Fundação Cultural Palmares aprovou a autodeterminação da Kédi como quilombo. A Frente Quilombola do Rio Grande do Sul atribui a movimentação para removê-los a interesses imobiliários, o que é negado pela prefeitura.


Comunidade contesta corte de árvores na Avenida Ipiranga

Moradores do bairro Partenon, na zona leste da capital, estão inconformados com o corte de dois jacarandás que davam sombra e embelezavam o cenário árido da Avenida Ipiranga. As árvores foram derrubadas pela prefeitura na quinta-feira passada. Segundo pessoas da vizinhança, elas estavam floridas e tinham a copa larga, aparentando plena saúde. “A prefeitura elegeu as árvores como inimigas e vem retirando várias da Ipiranga”, reclamou uma moradora ouvida pela Matinal.

A prefeitura garante que as duas árvores foram inspecionadas e que o corte foi realizado porque, como estavam afastadas de outros espécimes, havia um risco aumentado de queda. O biólogo Francisco Siliprandi, da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), observa que esse critério poderia justificar a eliminação de grande parte da cobertura arbórea da cidade. “Há gente condenando árvores que não precisam ser condenadas”, critica.


Além de interdição, escola sofre com queda de muro

Parcialmente interditada por problemas estruturais, a Escola Estadual Dr. Martins Costa Júnior, do bairro São José, sofreu mais um dano neste final de semana. Uma parte do muro caiu, em decorrência das chuvas. A Secretaria Estadual de Educação prometeu um repasse emergencial de 21 mil reais para a imediata reconstrução. Esse tipo de agilidade, se confirmado, será inédito para a comunidade. A interdição de metade da escola, que dura desde 2020, teve origem em uma infiltração que apareceu em 2010 e poderia ter sido resolvida com a troca de algumas telhas, mas o governo do estado não agiu e o problema se agravou.


Salão de Gramado

Salão de Gramado comemora 10 anos – A feira de móveis e decoração em Gramado, na Serra Gaúcha, vai ocorrer de 10 a 13 de junho de 2024 com nova roupagem. Além do pavilhão, acontecerá por toda cidade com eventos paralelos e intervenções de decoração e arte, transformando Gramado em um enorme palco para o Design. No dia 9 de junho de 2024, abrindo oficialmente a Semana do Salão de Gramado, arte e design, acontecerá a grande noite para revelar os vencedores da 2ª edição Prêmio Salão de Gramado de Design, no Palácio dos Festivais.


Feira Zero Grau

A Merkator Feiras e Eventos está com credenciamento aberto para a Zero Grau 2023 – Feira de Calçados e Acessórios, que vai acontecer de 20 a 22 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS). O credenciamento antecipado pode ser feito online no endereço https://www.feirazerograu.com.br/pt/credenciamento e deve ser impresso pelo visitante para o ingresso na feira, evitando assim filas de acesso aos pavilhões.


Festival de Natação em Águas Abertas

Tapes (RS) sedia de 24 a 26 de novembro de 2023, o 2º Festival de Natação em Águas Abertas. Destinado a amadores e atletas de natação, o evento busca dar continuidade à tradição da cidade gaúcha através do fomento ao esporte na região da Costa Doce, conhecida como o “Berço Mundial de Águas Abertas”.

A expectativa de participação pela comissão organizadora é de 200 atletas de diferentes estados do Brasil. A atração inclui ainda shows, feira de artesanato e agricultura familiar. As inscrições estão abertas pela plataforma Sprinta até o dia 23 de novembro.


Idosos de Porto Alegre se preparam para a 18ª Convenção Sesc Maturidade Ativa

Com mais de 100 participantes em seis grupos divididos em diferentes bairros de Porto Alegre, o programa Sesc Maturidade Ativa completa 20 anos de atuação com idosos em 2023, ano em que é celebrado o sexagenário do Trabalho Social com Idosos em âmbito nacional. Para comemorar, reunirá cerca de 1 mil integrantes de várias partes do Estado em Torres, entre os dias 21 e 23 de novembro, para a 18ª Convenção Sesc Maturidade Ativa. O evento marca a trajetória da instituição no trabalho sistemático para promover um envelhecimento ativo e saudável para pessoas acima dos 50 anos.


64ª edição do Festival Hípico Noturno acontece de 23 a 26 de novembro em Porto Alegre

A 64ª edição Festival Hípico Noturno acontece em Porto Alegre de 23 a 26 de novembro na sede do 4º Regimento de Polícia Montada (Rua Cel. Aparício Borges, 2351). O mais antigo evento de hipismo do país atrai militares e civis, atletas e praticantes do hipismo de todo o Brasil e da América Latina.

Além dos saltos noturnos na tradicional Carrière Átilo Cavalheiro Escobar, que dão origem ao nome do Festival, o público pode acompanhar atividades em diversas categorias da competição que se iniciam logo pelas manhãs e se estendem ao longo dos 4 dias, com provas entre 0,60m e 1,30m. O evento conta com área de alimentação variada, espaço kids, expositores e atrações culturais ao final de cada dia.

Nesta edição estão confirmados os shows do Grupo Samba Tri, Pop Top e da cantora Mariana Lavinski. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.


Léo Henrique e Gabriel se apresentam no 4º Armas Moto Fest em Montenegro

Léo Henrique e Gabriel se apresentam no 4º Armas Moto Fest em Montenegro. O evento acontece no Parque Centenário Montenegro nos dias 17, 18 e 19 de novembro com entrada gratuita para visitantes. A dupla se apresenta no sábado, dia 18 de novembro, às 20h30min.


3º Canta Arroio do Sal : nova data e local

A secretaria de Turismo, Esporte, Juventude e da Cultura, transferiu a data do Canta Arroio do Sal, festival de música programado para sábado, 18 de novembro, no CTG Rincão de Estância. A mudança de data foi motivada por conta dos estragos causados na passagem de tornado pela cidade. O 3º Canta Arroio do Sal, foi remarcado para o dia 16 de dezembro na Sociedade dos Amigos de Arroio do Sal (SAAS), no centro de Arroio do Sal. Não há mudança na programação das apresentações e músicas selecionadas.

As premiações são : 1º Lugar: R$1000,00 e Troféu Francisca Pereira Valim; 2º Lugar: R$800,00 e Troféu Bida Vargas; 3º Lugar: R$600,00 e Troféu Marina Rolian; Melhor Tema Arroio do Sal: R$1000,00 e Troféu Seu Joca; Melhor Instrumentista R$500,00 e Troféu do Sal ao Sol; e, Melhor intérprete: R$500,00 e Troféu Marisqueiro.


Mais Eventos e Feiras no Rio Grande do Sul


Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre

  • Para lembrar antes de votar nas eleições 2024 – I : preocupado com as reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.
  • Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
  • Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.

Prefeitura de Porto Alegre : mais uma ‘entrega’ de patrimônio público

LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada