Inmet divulga alerta Laranja para tempestades no Rio Grande do Sul e Defesa Civil dá orientações

Inmet divulga alerta Laranja para tempestades no Rio Grande do Sul e Defesa Civil dá orientações

. Sortimento Notícias . Inmet divulga alerta Laranja para tempestades no Rio Grande do Sul e Defesa Civil dá orientações

Entre a tarde quarta-feira (15/11/23) e noite de quinta-feira (16/11/23), há previsão de chuva forte, granizo, descargas elétricas e rajadas de vento que podem chegar até 90 km/h em algumas regiões do Rio Grande do Sul.

O aviso preventivo da Defesa Civil de Porto Alegre indica a possibilidade de chuva intensa, com volumes superiores a 50 milímetros por dia, queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento que podem ultrapassar 60 km/h.

O Inmet sinaliza que o grau de severidade é da cor laranja para a faixa Norte do estado do Rio Grande do Sul.

Previsão do tempo

A Climatempo Meteorologia indica que na quarta, no Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul, há perigo de temporais, chuva volumosa e rajadas de vento acima de 90 km/h. O mesmo ocorre nas regiões Central, Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte. Nas demais regiões, a chuva deve ser moderada e o vento pode chegar até 70 km/h.

Já nesta quinta, a condição de instabilidade climática não deve mudar na maior parte do estado. Nas regiões Norte, Centro-Norte e Leste, incluindo Porto Alegre, a previsão é de tempestades ao longo do dia. Na Região Central, a chuva ocorre a qualquer momento do dia, podendo ser de intensidade forte. O tempo pode ser estável e sem chuva nas regiões Sul e da Fronteira Oeste.

Na sexta-feira (17/11/23), há previsão de tempestades e rajadas de vento de forte intensidade na Região Norte, enquanto nas demais regiões do estado a previsão é de chuva forte durante a tarde. No Sul, o tempo deve permanecer firme.


Orientações da Defesa Civil

A Defesa Civil orienta que a população a evitar transitar na rua durante o período de alerta. Além disso, divulgou recomendações específicas de segurança. Confira:

  • Abrigue-se em local seguro
  • Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias
  • Não entre em regiões de alagamento
  • Observe alterações nas encostas
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica
  • Quem precisar de ajuda pode ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193.