Giro de Notícias Rio Grande do Sul : Eleição Municipal, fogo no Pampa, Open Campus PUCRS, volta às aulas indefinidas no interior, riscos de aglomerações e cidade sem casos de Covid-19

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul
Sortimento Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul :

Eleição Municipal para Prefeito de Porto Alegre, Pampa também pega fogo, cidade gaúcha sem casos da Covid-19, já Gramado restringe atividades, reitora da UFCSPA alerta para riscos de aglomerações, volta às aulas sem data definida em cidades do interior e Open Campus PUCRS

Previsão do tempo: O clima se mantém quase que tal e qual ontem: sol, nuvens e máxima de 26°C em Porto Alegre.

Eleição Municipal para Prefeito de Porto Alegre

Faltando 30 dias para o primeiro turno das eleições, os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre começam a botar suas ideias e intenções nas ruas. A convite do site GZH, os 13 postulantes a chefe do Executivo escreveram artigos respondendo como seria a cidade no final dos seus mandatos caso fossem eleitos. Orçamento Participativo, incentivo à economia local, sustentabilidade e controle de gastos estão entre os temas abordados. A contaminação por Covid-19 é outra preocupação que não sai das agendas dos candidatos e suas equipes.

Pampa também pega fogo

Como se não bastassem as queimadas que consomem parte da Amazônia e do Pantanal, o Pampa também enfrenta sérios problemas em razão de incêndios. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a área queimada do bioma característico do Sul gaúcho, ao longo dos nove primeiros meses deste ano, é a maior já registrada na série histórica, iniciada em 2002. O INPE calcula que a área devastada pelo fogo foi cinco vezes a registrada no mesmo período de 2019 e totalizou 6.044 km² – o equivalente a doze cidades de Porto Alegre. O número de focos de incêndio, entre janeiro e outubro, foi de 1.562 – mais que o dobro de todo o ano de 2018, quando foram registrados 742. Em setembro, a Rede MapBiomas já havia alertado que a vegetação nativa do Pampa perdeu 11% da cobertura campestre entre 2007 e 2019, indicando uma aceleração na comparação com períodos anteriores.

Apenas uma cidade gaúcha não teve casos da Covid-19

Dentre as 497 cidades gaúchas, coube à pequena Cerro Branco, na região central do Estado, a marca de ser o único município do RS sem nenhum caso de Covid-19. A cidade, que tem menos de 5 mil habitantes, atribuiu o título às ações de prevenção e às próprias características do local, que tem grande extensão, onde boa parte vive em zona rural e não há um ponto de aglomeração, como shopping ou fábrica. A penúltima cidade a não ter casos de coronavírus no Estado era Garrunchos, que confirmou seu primeiro diagnóstico nessa quinta-feira. Ontem o RS chegou a 218.835 infectados por Covid-19. Desde o início da pandemia, houve 5.282 mortes relacionadas ao coronavírus. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, há 7.980 casos ativos, um patamar semelhante ao registrado no início de junho.

Reitora da UFCSPA alerta para riscos de aglomerações

Com novas flexibilizações para atividades econômicas e sociais e a retomada gradual das aulas presenciais, é inevitável o aumento de circulação de pessoas nas ruas. Nesse momento, o maior risco são as aglomerações, alerta a médica cardiologista e reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lucia Pellanda, em entrevista ao Jornal do Comércio. “Um único evento pode transmitir para muitas pessoas e ter um resultado muito trágico”, advertiu. Ela reafirmou a necessidade do esforço coletivo para que a situação da pandemia não volte a se agravar. “O retorno gradual de atividades pode funcionar se a gente mantiver os demais cuidados e tudo o que se aprendeu de março pra cá, como uso de máscara e higiene das mãos”, recomendou ela, que faz parte do comitê científico de apoio ao enfrentamento à pandemia no RS. Outro alerta vem dos leitos de UTI: pelo segundo dia consecutivo, registrou-se leve aumento nos pacientes internados por Covid-19.

Volta às aulas ainda distante no interior

Ao menos 71% das prefeituras gaúchas já decidiram não retomar o calendário escolar em 2020, conforme levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CMN). O principal entrave é a falta de recursos para aplicação dos protocolos sanitários estabelecidos. A estimativa do CMN é de que apenas na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para as redes municipais no RS custe 123,1 milhões de reais. A pesquisa apontou que 97% das cidades gaúchas não possuem uma data definida para a volta das atividades presenciais, sendo que em 18% dos municípios, sequer o plano de retorno foi elaborado. Em nível nacional, contabilizou mais de 3 mil cidades sem data definida para a volta dos alunos às salas.

Open Campus PUCRS apresenta mais de 200 experiências de forma online

Como nascem os YouTubers? Qual é a aplicação da inteligência artificial no cotidiano? Como funciona o mercado da Odontologia? Quais são os sabores e saberes da gastronomia? Essas serão algumas das dúvidas esclarecidas, como também as experiências proporcionadas na primeira edição totalmente online do Open Campus da PUCRS. O tradicional evento em que a Universidade abre as portas para quem tem interesse em ingressar no ensino superior. Aberta ao público e gratuita, a iniciativa acontecerá de 22 a 24 de outubro e a inscrição pode ser realizada em www.pucrs.br/opencampus

Flash News Rio Grande do Sul

:: Por conta do distanciamento social e do fechamento de ambulatórios de especialidades em hospitais, a prefeitura da Capital gaúcha estima que 650 mil atendimentos deixaram de ser feitos pelo SUS entre março e outubro.
:: CPERS promoveu manifestações por cidades do Estado no Dia do Professor. Entre as bandeiras estava a falta de condições para o retorno das aulas presenciais.
:: Sábado é dia de vacinação de crianças e adolescentes. Em Porto Alegre, 68 postos de saúde estarão abertos para imunizar contra a pólio.
:: Funcionários do Imesf encerraram greve após decisão judicial proibir demissões até dezembro
:: Porto Alegre deverá ganhar mais duas faixas exclusivas para ônibus até novembro. A cidade conta com aproximadamente 32 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte coletivo.
:: Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre registra recuperação tímida do setor depois das flexibilizações.
:: Acompanhando uma realidade em todo o Brasil, o preço médio dos aluguéis em Porto Alegre registrou queda em setembro.
:: Aumento dos casos de coronavírus fez a Prefeitura de Gramado suspender eventos e atividades esportivas até o começo de novembro, quando a situação será reavaliada.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.

Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.