Giro de Notícias Rio Grande do Sul : quadras esportivas, greve no IMESF, volta às aulas, Movergs e Covid-19 em Gramado

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul
Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Giro de Notícias Rio Grande do Sul :

Autorizada a utilização das quadras esportivas em Porto Alegre, greve no Imesf fecha sete postos na Capital gaúcha, rede estadual retoma aulas presenciais, Gramado acende a luz amarela com utilização de UTI por Covid-19 e Movergs é contra aumento da alíquota do ICMS

Previsão do tempo: A quinta-feira será de sol e nuvens em Porto Alegre, com máxima de 26°C.

Rede estadual retoma aulas presenciais a partir do dia 20

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciou na tarde de quarta-feira (14.10), o calendário para o retorno das aulas presenciais da rede estadual. Foram divulgados também os protocolos e condições sanitárias para a retomada. A volta começará na próxima terça-feira, dia 20, com ensino médio e ensino técnico. O ensino fundamental retorna em duas fases: os anos finais em 28 de outubro e os anos iniciais, em 12 de novembro.

Pelo plano do governo, a prioridade para o retorno às salas de aula será dos alunos com dificuldades de aprendizagem, com problemas de conexão ou acesso à internet. Cada sala será ocupada por no máximo 50% dos estudantes, que farão rodízios semanais. Equipamentos de proteção individual, como máscaras, serão obrigatórios dentro e fora das classes tanto para alunos quanto para professores e funcionários – foram investidos cerca de 15 milhões de reais na compra de EPI, segundo o Governo do Estado.

A volta às salas de aula, no entanto, não é obrigatória para os alunos: quem desejar e tiver condições, poderá continuar a assistir às aulas de maneira remota. O mesmo não se aplica a professores e funcionários, que serão obrigados a retornar às atividades presenciais – com exceção de servidores que estejam em grupos de risco e apresentem atestado médico.

Para o Cpers, a retomada é precipitada e coloca em risco alunos e professores. “Não tem nenhuma lógica a volta às aulas agora, faltando dois meses para acabar o ano”, pontua a vice-presidente da entidade, Solange Carvalho. Segundo ela, a categoria não foi consultada sobre o retorno das atividades presenciais. O sindicato promoverá, em todo o Estado, manifestações contra a política estadual para a Educação e pretende entregar ao governador Eduardo Leite (PSDB) um termo de responsabilidade para a volta às aulas presenciais.

Autorizada a utilização das quadras esportivas em Porto Alegre

Está novamente autorizada a utilização de quadras esportivas em Porto Alegre. A liberação ocorre com algumas restrições, como uma hora de intervalo em cada jogo para higienização do espaço, além da exigência de equipes reduzidas e veto ao uso do vestiário. Esportes coletivos podem ser retomados sem limitações em centros de treinamento, de ginásticas, clubes sociais e condomínios. As flexibilizações do decreto 20.757 também beneficiaram as academias, que agora poderão reabrir aos domingos, e as brinquedotecas, espaços kids, playgrounds e espaços de jogos em estabelecimentos comerciais e de serviços em geral, desde observadas regras de sanitização. Até ontem, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre já havia contabilizado exatos 39 mil casos de Covid-19 na cidade, além de 1.146 óbitos. Dos 4.514 casos ativos, 239 pessoas estavam em tratamento intensivo em hospitais, numa leve alta na comparação com o dia anterior.

Greve no Imesf fecha sete postos na Capital gaúcha

Com a paralisação de cerca de 200 funcionários do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), sete postos de saúde fecharam as portas ontem na Capital. A mobilização é um protesto contra o início das demissões dos 1,3 mil trabalhadores do órgão. A troca na gestão da Atenção Primária à Saúde na cidade começou ainda em 2019, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a lei que criou o órgão. No final do mês passado, quando a Corte julgou o último recurso do caso e confirmou a extinção do Imesf, a Prefeitura anunciou o repasse da gestão de 103 unidades de saúde para três instituições privadas e deu início aos desligamentos. Segundo o Sindisaúde/RS, a expectativa de que parte dos profissionais fosse absorvido pelas entidades filantrópicas acontece de forma muito lenta. Com a paralisação, a categoria quer pressionar a Justiça a analisar uma liminar contra a extinção do Termo de Ajustamento de Conduta que impede o Executivo de terceirizar a gestão no atendimento primário.

Gramado acende a luz amarela

Um dos destinos turísticos mais procurados do Rio Grande do Sul, a cidade de Gramado foi uma das economias mais atingidas pela pandemia. Mas as flexibilizações dos setores de serviço e comércio visando recuperar as perdas podem ter acarretado novos problemas: a cidade vê aumentar a curva de infecções por coronavírus. O município, que ficou de março a junho sem registrar casos, agora entra na quinta semana registrando mais de 100 diagnósticos positivos por semana. Os leitos de UTI do Hospital Arcanjo São Miguel estão com ocupação superior a 80% e a Tenda Covid já diagnosticou mais de 330 pessoas na primeira semana de outubro.

Movergs se manifesta contrária ao aumento da alíquota do ICMS

A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), entidade que representa 2,4 mil empresas no Estado, encaminhou ao governador, Eduardo Leite, ofício manifestando-se a respeito da prorrogação da proposta de mudanças na Reforma Tributária e, consequentemente, de possíveis alterações nas alíquotas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O documento, assinado pelo presidente da entidade, Rogério Francio, aponta que estimativas da Movergs demonstram que a majoração da base de cálculo do ICMS para a indústria moveleira gaúcha a partir de janeiro de 2021 elevaria em aproximadamente R$ 100 milhões os já exorbitantes custos tributários, ou seja, haveria um aumento dos custos na ordem de 1,5% do faturamento.

O dirigente ainda lembra as inúmeras adversidades que os moveleiros têm vivenciado nos últimos cinco anos, uma das piores crises da história. “Se não bastasse a lenta recuperação da histórica crise econômica de 2015/16, a pandemia fez com que o nível de produção e de empregos recuassem para patamares de mais de 15 anos. Portanto, um aumento de 6% (de 12% para 18%) na alíquota seria desastroso nesse momento, penalizando ainda mais o empresário gaúcho, seus negócios e, por consequência, levando incerteza a mais de 40 mil trabalhadores”, defende.

Outra preocupação apontada no ofício, refere-se ao fato de que caso haja alteração na base de cálculo do ICMS ocorrerá perda de competitividade, principalmente em relação aos estados de Santa Catarina e Paraná, os quais, pelos benefícios fiscais que possuem, acabariam vendendo muito mais aos nossos lojistas, causando queda de produção, diminuição do faturamento e certamente muitas demissões. “O setor moveleiro gaúcho é a favor da Reforma Tributária, e sempre buscou o diálogo, mas reforça posição contrária ao aumento de tributos e mais uma vez reivindica que todas as partes da sociedade interessadas possam ser ouvidas, favorecendo, dessa forma, oportunidades de mais renda, empregos e, consequentemente, garantindo uma economia mais forte”, reforça Francio.

Flash News Rio Grande do Sul

:: MP irá arquivar denúncia contra Marchezan por irregularidade em gastos com publicidade durante a pandemia. O posicionamento não afeta o processo de impeachment na Câmara, que corre pelo mesmo motivo.
:: Candidato a prefeito da Capital e vice de Marchezan, Gustavo Paim (PP), e sua vice, Carmen Santos, testaram positivo para o coronavírus. Eles passam bem e ficarão em isolamento.
:: Maioria dos candidatos à prefeitura da Capital diz que vai ampliar horário dos postos de saúde, segundo GZH.
:: Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que estabelece mais transparência na divulgação de informações relacionados a pandemia.
:: Setor comercial de Porto Alegre começa a contratar temporários para o período de festas de fim de ano.
:: Quarto Distrito de Porto Alegre ganha hoje uma agência de empregos focada em vagas na região.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.

Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.