Rio Grande do Sul notícias : Porto Alegre em Cena, Caxias do Sul colapsou, Melo quer bandeira própria, Marchezan está livre do impeachment e MP inclui racismo por morte no Carrefour

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias
Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias
Sortimento News – Sortimento Giro de Noticias

Rio Grande do Sul notícias (18.12)

Porto Alegre em Cena, Caxias do Sul colapsou, Melo quer bandeira própria, Marchezan está livre do impeachment e MP inclui racismo por morte no Carrefour

Previsão do tempo: Vai ter sol nesta sexta-feira, mas há chances até mesmo de temporais – e ciclone no fim de semana. Hoje, a máxima em Porto Alegre é de 33°C.

Prefeitura anula seleção de entidade fundada por CC para organizar o Porto Alegre em Cena

Depois que uma reportagem publicada por Matinal e Nonada revelou evidências de direcionamento de um edital para realização do Porto Alegre em Cena 2021, o Diário Oficial do município publicou ontem o cancelamento e indeferimento da seleção.

A Associação Porto Alegre em Cena havia vencido o certame mesmo possuindo entre seus fundadores o atual coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Cultura, Fernando Zugno. Ele havia deixado a entidade antes que ela se apresentasse à concorrência pública, mas em razão de seu posto, era o responsável pela seleção dos vencedores do edital. Além disso, a associação havia sido registrada no mesmo endereço do Solar Paraíso, o edifício público onde funciona a administração do festival – mas não havia contrato ou termo de cessão de uso do espaço.

Às repórteres Naira Hofmeister e Thaís Seganfredo, a Secretaria Municipal da Cultura afirmou haver a necessidade de anular a seleção “para evitar qualquer situação de dúvida sobre a idoneidade do processo seletivo”. Informou ainda que um novo processo deve ocorrer, mas a solução definitiva ficará a cargo da próxima gestão.

Caxias admite colapso na saúde, e situação deve piorar ainda mais

A rede hospitalar de Caxias do Sul colapsou. E quem atesta isso são os próprios diretores dos seis hospitais do município, que se reuniram nesta semana para apelar à população por medidas de prevenção ao coronavírus, em um momento em que já não sobram leitos de UTI e tampouco há espaço para abrir novas vagas de tratamento intensivo, por falta de profissionais da saúde. Aproxima-se, assim, conforme os dirigentes hospitalares, o momento de fazer a escolha sobre algum paciente que tenha mais chance de sobreviver.

A situação já faz o prefeito, Flávio Cassina (PTB), admitir que a cidade possa ser classificada em bandeira preta na sexta-feira (18.12), pelo Governo do Estado. “A situação é terrível. Nunca se esteve tão fora do controle como se está agora”, afirmou ele. E a projeção para o início de 2021, como explica o cientista de dados e coordenador da Rede Análise Covid, Isaac Schrarstzhaupt, não é nada boa. “Estamos em um aumento de SRAG totalmente fora de época, que está se prolongando devido ao comportamento da população e às poucas medidas de restrição de mobilidade; ao manter o número elevado teremos uma catástrofe caso chegar assim nas semanas 7 a 12 de 2021”, alertou.

Melo quer bandeira própria para Porto Alegre

Prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) já iniciou articulações para que a Capital tenha uma bandeira própria no plano de distanciamento controlado do Governo do Estado. A carta ao Piratini que defendeu esse novo sistema salienta as peculiaridades da cidade e destaca a questão econômica das medidas. Diversas entidades apoiam a possibilidade. “Isso se justifica pelo tamanho da população de Porto Alegre, sua diversidade, porte econômico e dos recursos de infraestrutura e humanos para o combate à Covid-19”, argumentam.

O pedido será submetido à análise do Gabinete de Crise do Piratini. Atualmente, o modelo de distanciamento controlado tem 21 regiões, uma a mais de quando foi lançado. Em agosto, Guaíba virou uma área independente, ao ser desmembrada do domínio de Porto Alegre.

Câmara tem recurso negado, e Marchezan está livre do impeachment

De maneira unânime, a 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça acabou de vez com a possibilidade de o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), sofrer um impeachment. A Câmara de Vereadores entrou com um recurso pedindo que fosse reconsiderada a suspensão do ato, mas não adiantou.

A análise ficou com a desembargadora Marilene Bozanini, que submeteu o agravo aos demais integrantes da Corte. Os colegas seguiram a avaliação dela, que entendeu que os dias em que o processo ficou parado por decisões judiciais não deveriam ser descontados. Dessa forma, o prazo de 90 dias para a votação do processo encerrou e o tema sequer foi apreciado. O atual prefeito livrou-se da perda do mandato e da chance de ficar inelegível pelos próximos oito anos.

No Twitter, ele comemorou a decisão, “a única colegiada”, e criticou a condução do processo, além de atribuir o resultado das eleições à tramitação: “Eu finalmente venci no judiciário esse escárnio que foi o processo de impeachment promovido e apoiado pela escória da política porto-alegrense. Mas, infelizmente, um único desembargador venceu toda a Justiça gaúcha e decidiu as eleições da Capital”.

MP inclui racismo como qualificadora na denúncia por morte no Carrefour

Antes de completar um mês do assassinato de João Alberto de Freitas por dois seguranças brancos no Carrefour, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) denunciou seis pessoas pelo crime. O órgão incluiu ainda o racismo como qualificadora de motivo torpe. Se a Justiça aceitar a denúncia, viram réus os seguranças que agrediram Freitas, Giovane Gaspar da Silva e Magno Braz Borges, e quatro funcionários do supermercado, Adriana Alves Dutra, Paulo Francisco da Silva, Kleiton Silva Santos e Rafael Rezende. Eles vão responder por homicídio triplamente qualificado com dolo eventual (motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima). Freitas foi espancado e asfixiado no estacionamento do Carrefour do Passo D’Areia no dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra.

Escola Técnica oferece cursos gratuitos de Secretariado, Contabilidade e Publicidade 

Encontram-se abertas até 03 de janeiro, as inscrições aos cursos da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro,. As aulas ocorrem no turno da manhã ou noite, com duração de dois semestres e com 1.000 horas de capacitação. Secretariado, Contabilidade e Publicidade são oferecidos gratuitamente, aos portadores do certificado de conclusão do ensino médio. A inscrição é feita diretamente no site da Secretaria de Educação do RS. Durante o ano de 2020 as aulas ocorreram em ambiente virtual de aprendizagem, oportunizando aos alunos concluírem seus cursos.

Fundada em 1959, a Escola Técnica Estadual Irmão Pedro fica localizada na Rua Félix da Cunha 515, bairro Floresta em Porto Alegre. Com mais de 60 anos de dedicação ao ensino profissional, conta com laboratórios de ensino-aprendizagem, biblioteca climatiza, banco de livros e setores como de orientação e supervisão educacional.

Rio Grande do Sul Notícias

A votação do ICMS na Assembleia Legislativa ficou para a próxima terça-feira. Com isso, o Piratini seguirá com as articulações em busca de apoio para a aprovação do projeto que mantém a majoração das alíquotas.
Na sessão de quinta-feira (18.12), a Assembleia aprovou a prorrogação de contratos emergenciais de professores por três anos. O projeto de lei elaborado pelo Executivo gaúcho teve 49 votos favoráveis.

Após pedido do Ministério Público, a Justiça concedeu liminar para a reabertura das Unidades de Saúde Jenor Jarros, Vila Elizabeth, Laranjeiras e Pitinga, na Capital. Elas haviam sido fechadas no início do mês.

Um acordo preliminar pode fazer com que as obras no entorno da Arena do Grêmio sejam retomadas no próximo semestre. Uma nova audiência, para a assinatura do contrato, deve ocorrer em fevereiro.

A Prefeitura de Taquara autorizou a construção de um prédio de 91 andares no município. Se sair do papel, a cidade da Serra, de 60 mil habitantes, terá o edifício mais alto da América Latina. Questão : o corpo de bombeiros tem estrutura para atender possível demanda de chamadas do imóvel ?

O deputado Osmar Terra (MDB-RS) lidera o ranking de parlamentares que mais disseminaram desinformações sobre o novo coronavírus no Twitter. A lista faz parte de um levantamento divulgado pelo portal de checagem Aos Fatos.

A UFRGS aprovou mudanças para o Vestibular 2021. Entre as modificações para o certame está a diminuição do número de dias para a realização de provas.

Falando em UFRGS, uma de suas professoras está entre os 20 melhores cientistas de 2020. A doutora em bioquímica Angela Wyse é a única brasileira na lista do International Achievements Research Center.

O Shopping Total foi condenado a pagar uma indenização a uma ex-funcionária negra. O motivo da sentença é que a mulher foi obrigada por um supervisor a retirar suas tranças afro.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.

ESPECIAL FIM DE ANO SORTIMENTOS.COM

Eventos programados e cancelados, dicas de moda, beleza, turismo, comportamento, decoração, gastronomia e bebidas. Confira no Especial Festas de Final de Ano de Sortimentos.com