Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 20 de outubro
Previsão do tempo: Com chance de alguma chuva, Porto Alegre terá um dia entre sol e nuvens nesta sexta. Chega a fazer 25°C.
Ação em ocupação na Cidade Baixa em Porto Alegre termina em violência policial
A ação para a derrubada do muro entre a ocupação Kasa Okupa Cultural Jiboia e o Museu Joaquim Felizardo, na Cidade Baixa, acabou em violência e repressão policial, pelo menos em dois momentos ao longo desta quinta-feira. A operação terminou com a derrubada do muro, duas pessoas detidas e outras feridas. Por volta do meio-dia, manifestantes tentaram barrar a entrada da retroescavadeira.
O Batalhão de Choque agiu com bombas de efeito moral. Na sequência, a vereadora suplente Atena Beauvoir Roveda (PSOL) pisou em uma das bombas, que explodiu, e precisou ser encaminhada para o Hospital de Pronto Socorro. Mais tarde, depois da derrubada do muro, moradores forçaram o portão da casa, entrando na área da ocupação – a Brigada, novamente, reagiu. Manifestantes foram feridos por balas de borracha, bombas de efeito moral e spray de pimenta, conforme o Sul21.
Uma moradora de um prédio vizinho à ocupação relatou que foi agredida pela polícia antes de ser detida. De acordo com o subcomandante do 9º BPM, Major Riccardi, que coordenou a ação, a polícia foi alvo de hostilização por moradores que não aceitaram o pedido de saída. Um policial teria se ferido na ação, segundo GZH.
LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada
- Sábado (20/10/23) será dia de passe livre nos ônibus da capital devido ao Dia D de Multivacinação. Unidades de saúde ficarão abertas das 10h às 19h.
- A empresa Viamão Mimo, que foi desclassificada durante o leilão da Carris, entrou com recurso contra o resultado da Privatização que entrega patrimônio público por valores abaixo do previsto.
Para lembrar nas eleições 2024 : preocupado com as reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos. Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
. Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.
Agrotóxicos são encontrados na água de cidades gaúchas
A partir de dados de 2022 do Ministério da Saúde, a Repórter Brasil denunciou que em 210 cidades do Brasil – entre elas Caxias do Sul e Novo Hamburgo, dois dos maiores municípios do RS – foi detectada uma mistura de 27 diferentes tipos de agrotóxicos na água consumida por parte da população. A maioria dos exames identificou uma concentração dentro do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde para cada tipo de substância isoladamente. Porém, a regulação brasileira não leva em conta os riscos da interação entre os diferentes tipos de pesticidas. Especialistas ouvidos pela reportagem afirmam que o chamado “efeito coquetel” pode gerar consequências ainda desconhecidas ao organismo humano. Farroupilha, Lajeado e Morro Redondo também fazem parte da relação completa de cidades onde a presença dos agrotóxicos foi detectada, além de capitais como São Paulo e Fortaleza.
Produtores de cinema criticam edital da lei Paulo Gustavo: “Obscuro e confuso”
Os editais estaduais de distribuição dos recursos da Lei Paulo Gustavo foram aguardados com ansiedade pelo setor cultural. Pudera: trata-se do maior aporte financeiro direto para o mundo das artes da história no Brasil, com 3,86 bilhões de reais destinados a projetos em todo o território nacional. O Rio Grande do Sul ficou com 90 milhões, que serão distribuídos pela Secretaria Estadual de Cultura (Sedac).
Mas a expectativa pelo edital se transformou em frustração para os produtores cinematográficos. Eles apontam falhas especialmente em um dos editais, chamado de “Ecossistemas Regionais de Audiovisual”, que vai distribuir 7,56 milhões de reais. Segundo a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do estado (APTC-RS), o edital em questão concentra recursos nas mãos de poucas empresas, é pouco explicativo, faz exigências avaliadas como descabidas e é vago quanto à aplicação de ações afirmativas na distribuição dos recursos.
Em carta encaminhada ao Ministério da Cultura, a entidade que congrega cerca de 300 técnicos do cinema no estado diz que o documento lançado pelo governo gaúcho “foge claramente da intenção” das diretrizes da Lei Paulo Gustavo. No ofício, pediram que a pasta intercedesse para que o edital fosse interrompido, e que um novo, reformulado, fosse lançado com a correção dos problemas. O ministério ainda não respondeu à solicitação da entidade.
Mesa de Cinema homenageia Emicida
Evento se inspira no documentário do rapper e faz uma homenagem à resistência do povo negro. Novembro é o mês em que se concentram atividades ligadas à representatividade negra e a necessidade de conscientização sobre o tema. O Mesa de Cinema reforça esse contexto e molda seu tradicional combo de ver o filme + debater o filme + comer o filme para homenagear Emicida e, por tabela, a cultura e a resistência negra.
Após oito anos, ponte no Morro da Cruz é reformada em uma manhã
Cerca de um mês após a reportagem da Matinal mostrar as condições precárias da ponte sobre o Arroio Moinho, no Morro da Cruz, a prefeitura de Porto Alegre reformou a passagem. A nova estrutura de madeira conta com proteção lateral e ficou mais larga. A pauta foi uma sugestão dos moradores, que solicitavam a revitalização há mais de oito anos à prefeitura sem sucesso. A obra levou uma manhã para ser realizada e estava orçada em 3 mil reais. A nova ponte facilitou a rotina de mais de 400 pessoas que passam pelo local todos os dias.
Gramado Aquarium vai inaugurar em 2024 e gerar 200 empregos
Com previsão de inauguração para 2024, o Gramado Aquarium terá um investimento previsto de mais de R$ 80 milhões e vai gerar 200 empregos. A estimativa é que as obras iniciem ainda no segundo semestre de 2023, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EVI) já foi aprovado e todos os documentos da legalização para início da obra estão em fase final.
Com foco na sustentabilidade do meio ambiente e preservação de animais, a estrutura será montada em um terreno de 100 mil metros quadrados, ocupando 6% da área, e contará com 40 recintos, mais de 500 espécies e um volume de água de aproximadamente 2,5 milhões de litros. Convênios estão sendo firmados com universidades no Estado para desenvolvimento de pesquisa e formação de mão de obra.
Conforme Rodrigo Prado, CEO do Gramado Aquarium, o empreendimento não se limita a proporcionar entretenimento; ele também desempenha um papel crucial na conservação da biodiversidade. Além disso, o aquário tem como um dos objetivos promover a difusão da cultura da conservação e contribuir com a realização de pesquisas científicas.
Giro de Notícias
- O Hospital Moinhos de Vento recruta pessoas para a segunda fase do estudo clínico da vacina contra a dengue. Interessados devem preencher este formulário.
- O final de semana vai ser de Oktoberfest da Orla. No sábado e domingo, a partir das 13h, bandas típicas e opções da culinária alemã vão movimentar o trecho 1 da Orla do Guaíba.
- O Bolsa-Formação, projeto de qualificação do Ministério da Justiça, terá a adesão da Segurança Pública do estado. Serão oferecidos cursos que visam aprimorar a democracia e fortalecer a defesa do direito de minorias.
- Após o desabamento da plataforma de Atlântida, uma parceria vai permitir que os pescadores de Xangri-Lá possam manter suas atividades na plataforma de Tramandaí.
A Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal