Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 21 de novembro de 2023

Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Em tempos de crise climática e enchentes em sequência, um recorde que levou 56 anos para ser batido durou menos de dois meses em Porto Alegre. No final da tarde de segunda-feira (20/11/23), o Guaíba atingiu a marca de 3,30 metros no Cais Mauá, 30 centímetros além da cota de inundação. Foram 12 centímetros a mais do que o registrado em 27 de setembro, na primeira vez em que o lago transbordou desde 1967.

Previsão do tempo: Depois de um raro dia de sol, volta a chover hoje em todo o Rio Grande do Sul, incluindo em áreas que estão sofrendo com as cheias, como o Vale do Taquari e a região metropolitana, que devem ter precipitação na parte da tarde. A temperatura sobe, alcançando os 37°C no norte do estado. Em Porto Alegre, fica entre 16°C e 33°C.


Guaíba transborda e tem maior elevação desde 1941; comporta cede à pressão d’água no 4º Distrito

Até setembro passado, fazia 56 anos que o Guaíba não transbordava na área central de Porto Alegre. A última vez havia sido em 1967, quando alcançou 3,13 metros no Cais Mauá, 13 centímetros acima da cota de inundação. Ontem, transbordou pela segunda vez em menos de 60 dias. No fim da tarde, estava em 3,30 metros, 12 centímetros a mais do que o registrado no último dia 27 de setembro. A elevação desta segunda-feira foi a maior desde a lendária enchente de 1941. Na madrugada, a última medição registrou 3,39m.

A subida do Guaíba causou uma série de transtornos e levou novamente ao fechamento das comportas do sistema de diques da capital, como já havia ocorrido há um mês. No final da noite de ontem, uma das comportas cedeu à pressão d’água, agravando o alagamento em pontos como o cruzamento da Avenida Sertório com a Rua Voluntários da Pátria, no 4º Distrito. A prefeitura de Porto Alegre orientou a população a evitar circular na região.

Já na manhã da segunda-feira, a correnteza estava tão forte que um dos catamarãs da empresa CatSul foi jogado contra o cais e sofreu danos no casco. O serviço foi suspenso. A inundação na área central também afetou o Trensurb, que restringiu sua operação às estações Farrapos e Novo Hamburgo.

A água também invadiu residências de moradores das ilhas. O prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou que, devido à cheia no Guaíba, o conduto Álvaro Chaves não estava conseguindo escoar água, colocando vários bairros sob risco.

Região metropolitana – O município com maiores prejuízos foi Eldorado do Sul, na outra margem do Guaíba. O Rio Jacuí invadiu vários bairros a partir da noite de domingo e tirou de casa 5,4 mil pessoas, o equivalente a 14% da população. Em uma residência inundada, bombeiros encontraram uma idosa morta. Oito escolas e cinco unidades de saúde tiveram de ser fechadas ontem na cidade.

O Rio dos Sinos também teve uma rápida elevação durante a madrugada e obrigou moradores de São Leopoldo a ir para a casa de parentes. Em Alvorada e Cachoeirinha, dezenas de famílias foram atingidas.

A elevação do Guaíba e dos rios do Delta do Jacuí, que surpreendeu a população e as autoridades, especialmente por ocorrer em um dia de sol forte, é uma consequência das chuvas intensas da semana passada e deste final de semana.


No Vale do Taquari, municípios estão debaixo d’água outra vez

Toneladas de roupas, calçados e cobertores doados para as vítimas da enchente de setembro foram perdidas nos últimos dias, depois que um novo transbordamento do Rio Taquari inundou os locais onde os donativos estavam armazenados. A situação, ocorrida em Muçum, é uma metáfora perfeita da tragédia vivida por milhares de gaúchos: antes de se recuperarem da cheia que matou mais de 50 pessoas em setembro, comunidades situadas à beira de rios estão de novo contando os prejuízos. Epicentro da enchente histórica de dois meses atrás, com 16 mortos, Muçum viu o Taquari subir cinco metros acima da cota de inundação no domingo e cobrir 70% do território.

Mais uma vez, os moradores, que sofreram duas inundações em três meses, viram-se sem fornecimento de água e eletricidade, tiveram as casas invadidas pelo rio, perderam bens e precisaram organizar mutirões de limpeza. Em São Sebastião do Caí, 80% da população foi atingida pela elevação do Rio Caí no domingo, na maior inundação registrada na cidade em um século e meio. Também há centenas de famílias desabrigadas na região carbonífera. Desde a semana passada, a chuva gerou danos para cerca de 200 mil gaúchos. Pelo menos quatro pessoas morreram.


Tempestades no Rio Grande do Sul afetam mais de 194 mil pessoas

As tempestades que atingem o Rio Grande do Sul desde quarta-feira (15/11/23) resultaram em 4 mortes, 63 pessoas feridas, 2.653 desabrigadas, 7.527 desalojadas e afetou mais de 194 mil pessoas. As tempestades incluem chuvas fortes, vendavais, enxurradas, inundações, soterramentos e uma microexplosão em Giruá, que causou a morte de uma mulher. 

As outras três mortes são resultado do soterramento de duas mulheres em suas residêncisa em Gramado —  e de um homem que foi arrastado pelas águas ao tentar atravessá-las com seu carro, em Vila Flores.

Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet, avalia que após uma segunda-feira (20) de tempo seco e temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul, a terça-feira (21) será marcada por instabilidade climática. Há expectativa de novas chuvas, fortes temporais e queda de granizo, especialmente nas regiões de fronteira — como Campanha e oeste.

“No norte e nordeste do estado, na região da Região Metropolitana, ainda faz sol durante o dia; faz muito calor e provavelmente da tarde pra noite também acontecem algumas pancadas isoladas de chuva”, expõe.


Frente fria deve chegar na quarta-feira com ventos acima de 80 km/h

O meteorologista comenta que, na quarta-feira (22), uma frente fria passa por todo o estado provocando chuvas fortes com potenciais de rajadas de vento acima dos 80 km/h, granizo e acumulado de chuva entre 80-100 mm em diversas áreas do estado — podendo ser um pouco mais forte na fronteira e também na parte mais noroeste do estado.

“Na quinta-feira (23) deve chover na parte da manhã. E da tarde para noite o tempo volta a ficar seco na maioria das regiões. Sexta-feira e sábado de bom tempo, sol perdurando, pouca nebulosidade e temperaturas um pouco mais baixas, em virtude da passagem de uma massa de ar frio pelo estado do Rio Grande do Sul”, comenta.

De acordo com a Defesa Civil do estado, desde o início dos eventos climáticos houve uma coordenação intensiva das forças de resposta. O Corpo de Bombeiros Militar, a Brigada Militar, o Exército, e as coordenadorias regionais e municipais de Proteção e Defesa Civil têm trabalhado em operações de resgate, salvamento e buscas. 

As equipes têm realizado a retirada preventiva de pessoas de áreas de risco e prestado ajuda humanitária. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil distribuiu cestas básicas para diversos municípios, incluindo 400 para Alegrete, 200 para Giruá, 400 para São Borja, 250 para Vila Nova do Sul, e 150 para cada um dos municípios de Arroio do Meio, Muçum e Roca Sales. Além disso, foram fornecidos 750 litros de água potável tanto para Muçum quanto para Roca Sales.

Fonte: Brasil 61


Após demissões no Instituto de Cardiologia, administradora pede recuperação judicial

A Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) entrou ontem com pedido de recuperação judicial. Na semana passada, um dos hospitais administrados pela fundação, o Instituto de Cardiologia, demitiu 280 trabalhadores, o equivalente a 20% do quadro funcional. A FUC enfrenta uma grave crise e acumula dívidas de 340 milhões de reais. Além do Instituto de Cardiologia, um hospital altamente especializado, que em 1984 realizou o primeiro transplante de coração no Rio Grande do Sul, fazem parte do grupo o Hospital de Alvorada, o Hospital Padre Jeremias (Cachoerinha), o Instituto de Cardiologia Hospital Viamão, o Hospital Regional de Santa Maria e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Segundo a fundação, o pedido de recuperação judicial não afetará os serviços à população e nenhum hospital será fechado.

O Sindicato Médico afirmou que houve ilegalidades na demissão de profissionais e manifestou preocupação com o recurso à Justiça. O Sindisaúde, que representa técnicos e auxiliares de enfermagem, anunciou que vai ingressar com uma ação coletiva para pedir a reintegração dos demitidos, que não tiveram garantias de que vão receber as verbas rescisórias. Ontem, o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial a liberação de 15,3 milhões de reais para o Instituto de Cardiologia.


Giro de Notícias

  • O Dia da Consciência Negra também foi marcado pelo reconhecimento de territórios quilombolas no RS, em Porto Alegre, Viamão, Arroio do Tigre e Santa Maria. Havia seis anos que quilombos gaúchos não eram reconhecidos.
  • Servidoras da Smed declararam às CPIs da Educação na Câmara que a ex-coordenadora da equipe pedagógica da pasta, Michele Bartzen, pré-determinava as empresas de quem a secretaria efetuaria compras, apontadas como suspeitas.
  • Devem começar nos próximos dias, na Assembleia Legislativa, os debates sobre os projetos de mudança na educação, enviados pelo Piratini em regime de urgência. A partir do dia 12, eles começam a trancar a pauta de votações. Entre as propostas está a municipalização de escolas estaduais.
  • O Brasil teve oito ondas de calor neste ano. Em duas delas, a cidade gaúcha de Quaraí bateu recorde de temperatura: 40,7ºC, em 8 de fevereiro, e 39,5ºC, em 9 de março.
  • A trincheira da rua Anita Garibaldi passa por trabalhos de limpeza e reparos, que começam hoje e duram por 30 dias. Haverá estreitamento da pista das 9h às 16h.
  • Três anos depois do assassinato de João Alberto Freitas, não há previsão para o júri dos acusados pela sua morte. Beto foi espancado por dois vigilantes em uma unidade do Carrefour.
  • Desde o início do conflito Israel x Hamas, o aumento de ataques a instituições judaicas foi de 960% no país, informa a Polícia Civil gaúcha.​​ O RS é o terceiro estado do país com maior número de células nazistas e fascistas.
  • Após a morte de cinco macacos por febre amarela no estado, o Centro de Vigilância em Saúde alertou sobre a circulação do vírus da doença no RS. As amostras foram colhidas em Riozinho, Três Coroas, Santo Antônio das Missões e São Borja.

Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Salão de Gramado

Salão de Gramado comemora 10 anos – A feira de móveis e decoração em Gramado, na Serra Gaúcha, vai ocorrer de 10 a 13 de junho de 2024 com nova roupagem. Além do pavilhão, acontecerá por toda cidade com eventos paralelos e intervenções de decoração e arte, transformando Gramado em um enorme palco para o Design. No dia 9 de junho de 2024, abrindo oficialmente a Semana do Salão de Gramado, arte e design, acontecerá a grande noite para revelar os vencedores da 2ª edição Prêmio Salão de Gramado de Design, no Palácio dos Festivais.


Feira Zero Grau

A Merkator Feiras e Eventos está com credenciamento aberto para a Zero Grau 2023 – Feira de Calçados e Acessórios, que vai acontecer de 20 a 22 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS). O credenciamento antecipado pode ser feito online no endereço https://www.feirazerograu.com.br/pt/credenciamento e deve ser impresso pelo visitante para o ingresso na feira, evitando assim filas de acesso aos pavilhões.


Festival de Natação em Águas Abertas

Tapes (RS) sedia de 24 a 26 de novembro de 2023, o 2º Festival de Natação em Águas Abertas. Destinado a amadores e atletas de natação, o evento busca dar continuidade à tradição da cidade gaúcha através do fomento ao esporte na região da Costa Doce, conhecida como o “Berço Mundial de Águas Abertas”.

A expectativa de participação pela comissão organizadora é de 200 atletas de diferentes estados do Brasil. A atração inclui ainda shows, feira de artesanato e agricultura familiar. As inscrições estão abertas pela plataforma Sprinta até o dia 23 de novembro.


Idosos de Porto Alegre se preparam para a 18ª Convenção Sesc Maturidade Ativa

Com mais de 100 participantes em seis grupos divididos em diferentes bairros de Porto Alegre, o programa Sesc Maturidade Ativa completa 20 anos de atuação com idosos em 2023, ano em que é celebrado o sexagenário do Trabalho Social com Idosos em âmbito nacional. Para comemorar, reunirá cerca de 1 mil integrantes de várias partes do Estado em Torres, entre os dias 21 e 23 de novembro, para a 18ª Convenção Sesc Maturidade Ativa. O evento marca a trajetória da instituição no trabalho sistemático para promover um envelhecimento ativo e saudável para pessoas acima dos 50 anos.


64ª edição do Festival Hípico Noturno acontece de 23 a 26 de novembro em Porto Alegre

A 64ª edição Festival Hípico Noturno acontece em Porto Alegre de 23 a 26 de novembro na sede do 4º Regimento de Polícia Montada (Rua Cel. Aparício Borges, 2351). O mais antigo evento de hipismo do país atrai militares e civis, atletas e praticantes do hipismo de todo o Brasil e da América Latina.

Além dos saltos noturnos na tradicional Carrière Átilo Cavalheiro Escobar, que dão origem ao nome do Festival, o público pode acompanhar atividades em diversas categorias da competição que se iniciam logo pelas manhãs e se estendem ao longo dos 4 dias, com provas entre 0,60m e 1,30m. O evento conta com área de alimentação variada, espaço kids, expositores e atrações culturais ao final de cada dia.

Nesta edição estão confirmados os shows do Grupo Samba Tri, Pop Top e da cantora Mariana Lavinski. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.


3º Canta Arroio do Sal : nova data e local

A secretaria de Turismo, Esporte, Juventude e da Cultura, transferiu a data do Canta Arroio do Sal, festival de música programado para sábado, 18 de novembro, no CTG Rincão de Estância. A mudança de data foi motivada por conta dos estragos causados na passagem de tornado pela cidade. O 3º Canta Arroio do Sal, foi remarcado para o dia 16 de dezembro na Sociedade dos Amigos de Arroio do Sal (SAAS), no centro de Arroio do Sal. Não há mudança na programação das apresentações e músicas selecionadas.

As premiações são : 1º Lugar: R$1000,00 e Troféu Francisca Pereira Valim; 2º Lugar: R$800,00 e Troféu Bida Vargas; 3º Lugar: R$600,00 e Troféu Marina Rolian; Melhor Tema Arroio do Sal: R$1000,00 e Troféu Seu Joca; Melhor Instrumentista R$500,00 e Troféu do Sal ao Sol; e, Melhor intérprete: R$500,00 e Troféu Marisqueiro.


Mais Eventos e Feiras no Rio Grande do Sul


Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre

  • Para lembrar antes de votar nas eleições 2024 : preocupado com as reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.
  • Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
  • A atual gestão em conjunto a maioria dos vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir a Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já garantir o lucro do empresários numa concessão pública é fundamental. Pense antes em quem votar e para quem o político vai governar e legislar. Para você e população ou para um seleto e pequeno grupo de privilegiados.
  • Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.

Prefeitura de Porto Alegre : mais uma ‘entrega’ de patrimônio público

LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada