Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul :
Câmara Municipal de Porto Alegre, impeachment de Marchezan, bares e restaurantes desrespeitam horário e a Reforma Tributária terrível de Eduardo Leite
Previsão do tempo: dia começa gelado, mas com muito sol em Porto Alegre. A máxima chega aos 18ºC, e o tempo firme segue até terça.
Na Câmara Municipal de Porto Alegre, maioria são homens brancos
Homem branco, 55 anos, com diploma universitário, vereador “profissional” e dono de um patrimônio médio de R$ 585 mil. Esse é o perfil que sintetiza o retrato atual da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. De 36 vereadores em exercício na Capital, somente cinco são mulheres, ou seja, 14%. Um retrato distorcido do eleitorado porto-alegrense, composto por 55% de mulheres.
A disparidade segue na questão da raça. A população negra da Capital, que corresponde a 23% dos moradores, está sub-representada: há apenas um homem e uma mulher negros entre os membros do Legislativo, ou 6% das cadeiras.
Reviravoltas jurídicas no impeachment de Marchezan – A guerra jurídica que se transformou o processo de impeachment do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB) teve mais um desdobramento. No dia 4 de setembro, o desembargador Alexandre Mussoi Moreira, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS, havia liberado a retomada do rito de impeachment contra Marchezan. Dez dias depois, colega de Moreira, o também desembargador Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard, solicitou que o magistrado reescrevesse sua justificativa porque os argumentos utilizados por ele não tinham embasamento próprio, mas haviam sido copiados de um documento enviado pela Câmara Municipal. O impasse suspendeu novamente o processo. Na sexta-feira, 18 de setembro, com a redação refeita, Moreira pode aceitar o pedido da Câmara e assim terá prosseguimento o rito de impeachment de Marchezan.
Bares da Capital descumprem decreto – Pelo menos nove bares foram autuados no fim de semana por desrespeitarem os protocolos impostos pela Prefeitura. Os fiscais flagraram estabelecimentos abertos depois das 23h, limite máximo para atender o público, além de aglomerações na rua e dentro dos locais. A maior parte das autuações ocorreu na Cidade Baixa e no Moinhos de Vento. As multas para esses casos podem chegar a R$ 8,5 mil, segundo a Guarda Municipal. Recomendação repetida à exaustão desde o início da pandemia, evitar aglomerações é uma das formas eficazes para frear a transmissão do vírus. Com 30.886 casos confirmados de Covid-19 e 926 óbitos, Porto Alegre segue em bandeira vermelha segundo mapa preliminar. O número de pacientes com coronavírus em leitos de UTI subiu de 300 na sexta-feira para 315 no domingo. A taxa geral de ocupação – que soma outras doenças – se manteve estável, 87,67%.
Mais reformas na Reforma Tributária – Não são somente as bandeiras do distanciamento (des)controlado do Estado do RS que estão cheias de retalhos e esfarrapadas. O governo de Eduardo leite (Psdb) também sofre de ‘inserções’ e modificações na polêmica proposta de Reforma Tributária que pretende taxar os mais pobres e pequenas empresas visando beneficiar os tributos ‘pagos’ por mais ricos e grande empresas. Para tentar emplacar o pacote de medidas, alguns pontos estão sendo cedidos, como o aumento do IPVA e a isenção do ICMS para empresas enquadradas no Simples que faturem até 180 mil reais por ano – atualmente, empresas que faturam até o dobro deste valor são isentas. O novo texto também amplia para até 30 anos a idade dos automóveis que deverão pagar IPVA e mantém a alíquota majorada de 30% de ICMS para energia, combustíveis e telecomunicações – no projeto inicial, a intenção era de voltar a 25%. O governo pretende que a reforma seja discutida e votada nesta semana na Assembleia Legislativa.
Aumentar impostos tem sido o modelo de gestão do PSDB nos governos de Porto Alegre e do Estado. Aumentar a carga tributária vai diminuir o poder de compra do consumidor gaúcho, afetando o resultado financeiro das empresas. Já as pequenas empresas terão menor competitividade com a nova carga tributária. Na contramão, mais isenções para grandes empresas e para ricos.
Não é inveja, é injustiça. É o sistema trabalhando para distanciar ainda mais as classes sociais. PSDB no executivo ou no Paço, juntamente com Vereadores e Deputados Estaduais aprovam leis e projetos que somente beneficiam um grupo. Com discursos e falas, repetidas e sem credibilidade, tentam justificar suas posições e votos em nome do Estado. Mas para qual Estado ? Seria mais honesto dizer em nome de quais grupos estão atuando.
Flash News Rio Grande do Sul
:: Chegou a 10 o número de mortos por Covid-19 em um mesmo lar de idosos em Gramado. Em todo o RS, já morreram 307 residentes desse tipo de instituição. Na Europa, onde a proporção de óbitos foi alta no pico da pandemia, há novos alertas para essa população de idosos.
:: A falência da seguradora Aplub deixará sem cobertura 16 mil pessoas. A empresa tinha 56 anos de história e dívidas que chegam a quase 700 milhões de reais.
:: Terceiro trimestre deve ser de recuperação para o PIB gaúcho. Período anterior registrou queda recorde de 17,1%.
:: Mesmo sem autorizações de prefeituras, desfiles em homenagem ao 20 de Setembro foram realizados pelo Rio Grande do Sul.
Flash News Poro Alegre
:: O transporte público de Porto Alegre divulga ampliação de horários para as linhas 631, T1, T7 e 493 e alteração na tabela das linhas 731, 701, 704, 704.1, 110, 171.6, 436 e 4944.
:: O movimento Vidas Negras Importam organizou um ato no domingo em Porto Alegre. Familiares e ativistas protestaram contra conclusões do Ministério Público em ações policiais com mortes.
:: Imigrantes venezuelanos e cubanos treinam beisebol com os filhos na Redenção e falam em abrir escolinha em Porto Alegre.
:: Segundo o jornalista Jocimar Farina, a renovação de pontos de ônibus na Capital pode trazer quase 30 milhões em lucros à Prefeitura. Agora, há compreensão pela demora entre um veículo de ônibus para outro. Mais pessoas na parada, maior impacto visual da propaganda.
:: Brique da Redenção atrai centenas de pessoas no primeiro domingo de sol desde a liberação para o retorno das atividades.
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e com intervenções de Fábio Juchen.
Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas e a programação e notícias culturais por Roger Lerina.