Gramado se prepara para a retomada do turismo pós Covid-19

Gramado se prepara para a retomada do turismo pós Covid-19

Gramado se prepara para a retomada do turismo pós Covid-19

O plantio de flores em espaços públicos reiniciado na terça-feira, dia 7, em Gramado, na Serra Gaúcha, pode contrastar com a recomendação de isolamento social. No entanto, revela o cuidado que o município está tendo para manter-se como principal destino turístico do Sul e um dos principais do país. “Isso também mostra o nosso otimismo com o futuro”, afirma o prefeito Fedoca Bertolucci.

O secretário municipal de Turismo, Rafael Carniel de Almeida, está preparando um plano de retomada do destino. “Estamos abrindo a oportunidade de construção colaborativa do plano. O objetivo é ouvir as entidades, o trade, cidadãos de notório saber e que auxiliaram na construção do turismo de Gramado ao longo do tempo. Esse é o momento de abraçarmos Gramado, nos unirmos por ela. Todo mundo ama Gramado, e por ela, estaremos juntos. Nada em Gramado fazemos sozinhos e assim seguiremos: o turismo é o nosso grande negócio público-privado e nossas pessoas são o nosso maior ativo”, destacou o secretário.

“Na elaboração deste plano, Gramado vai usar as premissas já elaboradas pela Organização Mundial do Turismo para a recuperação de destinos”, afirma Rafael, que está em contato com a chefe de Marketing da European Travel Comission que é responsável pela divulgação dos destinos europeus e pelos seus planos de recuperação. “Já me repassou planos que estão sendo utilizados na Bélgica, por exemplo. A Europa já está um passo à frente na questão do Covid, o que permite que a gente tenha esta base”, afirmou Rafael. Ele também tem buscado outras as referências em cidades turísticas europeias que contribuam para que Gramado tenha a retomada do turismo, tão logo seja superada a questão do coronavírus.

REGIONAL

Está marcada para sexta-feira, dia 17, uma vídeoconferência com os secretários de Turismo de Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula para debater o assunto. “Minha ideia é traçar nossos cenários, ouvir nosso trade e depois alinharmos uma estratégia microrregional envolvendo nossas equipes”, afirmou o secretário.