Início » Notícias do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul

Notícias do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul

Notícias do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul Notícias do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul

Sortimento Notícia .

Notícias do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul

Instituto Nacional de Meteorologia coloca os estados do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina em “alerta vermelho” por passagem de ciclone. O motivo são as intensas tempestades que atingem a região sul do país. De acordo com a meteorologista coordenadora-geral do Inmet, Marcia Seabra, ventos podem chegar a 110 km/h em Porto Alegre.

Cadastro no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil : basta encaminhar por SMS o CEP da residência para o número 40199.


22h40 – O governador em exercício @GabrielSouza_RS determinou a suspensão das aulas em toda a rede estadual de ensino na quinta-feira (13/7) devido aos alertas da Defesa Civil de possibilidade de inundações e enxurradas em todo o estado RS.

22h30 – Chuva fraca. Vento fraco em Porto Alegre. Temperatura de 17ºC

22h20 – Vento forte do ciclone derruba postes em São José do Norte, no Litoral Sul.

22h10 -O vento ainda não teve início na maioria das regiões – será nas próximas horas – e já há meio milhão de pessoas sem luz no Rio Grande do Sul.

22h – Vento extremamente forte pelo ciclone agora em Rio Grande, no Sul gaúcho. Parte da cidade está às escuras.

21h30 – Tramandaí, no Litoral Norte, alagada após chuva muito intensa na noite de quarta-feira (12/7/23).

21h – Estação da barra em Rio Grande registrou vento de 111 km/h às 20h30. Vento forte a intenso tem início pelo Litoral Sul, avança para a Campanha e o Oeste, e entre a madrugada e manhã desta quinta atinge todas as regiões gaúchas, incluindo Porto Alegre.

18h – Rio Fiúza sai do leito com a chuva volumosa e provoca inundações em Panambi, no Noroeste.

17h30 – Vendaval intenso causou destruição no município de Sede Nova, Noroeste do Rio Grande do Sul.

17h – Destruição no interior no município de Nova Candelária, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Provável causa é um tornado.


Cronologia da previsão da passagem do ciclone:

Quarta-feira (12): os ventos se intensificam durante a tarde e a noite atingindo até 110km/h no leste do Rio Grande do Sul e na parte serrana do estado.

Quinta-feira (13): a intensidade do ciclone se mantém no Rio Grande do Sul, mas ele se desloca, atingindo Santa Catarina, onde deve provocar ressaca na faixa litorânea. A ressaca se desdobrará entre Laguna (SC) e a Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de até 4 metros.

Sexta-feira (14): uma massa de ar frio começa a atuar no Sul, com previsão de geada em vários pontos e temperaturas próximas a zero nas serras gaúcha e catarinense

Sábado (15): os ventos chegam ao Rio de Janeiro e, apesar de perder intensidade, devem ser fortes no litoral do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Nesta data, em São Paulo, há previsão de geada no sul do estado e na Serra da Mantiqueira.