Notícias do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul

Notícias do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul

Sortimento Notícia .

Notícias do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul

Instituto Nacional de Meteorologia coloca os estados do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina em “alerta vermelho” por passagem de ciclone. O motivo são as intensas tempestades que atingem a região sul do país. De acordo com a meteorologista coordenadora-geral do Inmet, Marcia Seabra, ventos podem chegar a 110 km/h em Porto Alegre.

Cadastro no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil : basta encaminhar por SMS o CEP da residência para o número 40199.


22h40 – O governador em exercício @GabrielSouza_RS determinou a suspensão das aulas em toda a rede estadual de ensino na quinta-feira (13/7) devido aos alertas da Defesa Civil de possibilidade de inundações e enxurradas em todo o estado RS.

22h30 – Chuva fraca. Vento fraco em Porto Alegre. Temperatura de 17ºC

22h20 – Vento forte do ciclone derruba postes em São José do Norte, no Litoral Sul.

22h10 -O vento ainda não teve início na maioria das regiões – será nas próximas horas – e já há meio milhão de pessoas sem luz no Rio Grande do Sul.

22h – Vento extremamente forte pelo ciclone agora em Rio Grande, no Sul gaúcho. Parte da cidade está às escuras.

21h30 – Tramandaí, no Litoral Norte, alagada após chuva muito intensa na noite de quarta-feira (12/7/23).

21h – Estação da barra em Rio Grande registrou vento de 111 km/h às 20h30. Vento forte a intenso tem início pelo Litoral Sul, avança para a Campanha e o Oeste, e entre a madrugada e manhã desta quinta atinge todas as regiões gaúchas, incluindo Porto Alegre.

18h – Rio Fiúza sai do leito com a chuva volumosa e provoca inundações em Panambi, no Noroeste.

17h30 – Vendaval intenso causou destruição no município de Sede Nova, Noroeste do Rio Grande do Sul.

17h – Destruição no interior no município de Nova Candelária, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Provável causa é um tornado.


Cronologia da previsão da passagem do ciclone:

Quarta-feira (12): os ventos se intensificam durante a tarde e a noite atingindo até 110km/h no leste do Rio Grande do Sul e na parte serrana do estado.

Quinta-feira (13): a intensidade do ciclone se mantém no Rio Grande do Sul, mas ele se desloca, atingindo Santa Catarina, onde deve provocar ressaca na faixa litorânea. A ressaca se desdobrará entre Laguna (SC) e a Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de até 4 metros.

Sexta-feira (14): uma massa de ar frio começa a atuar no Sul, com previsão de geada em vários pontos e temperaturas próximas a zero nas serras gaúcha e catarinense

Sábado (15): os ventos chegam ao Rio de Janeiro e, apesar de perder intensidade, devem ser fortes no litoral do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Nesta data, em São Paulo, há previsão de geada no sul do estado e na Serra da Mantiqueira.