Notícias enchente em Porto Alegre : volta a chover fraco na noite de sexta-feira

Fotos e Notícias enchente em Porto Alegre 2024 - sortimento noticias

Notícias enchente em Porto Alegre : volta a chover fraco na noite de sexta-feira

Às 20h50, o tempo é instável com chuva fraca na capital gaúcha, com 18 graus

Sortimento Notícias enchente em Porto Alegre – Sortimento Notícias da enchente no Rio Grande do Sul


São 165 pontos de bloqueios totais nas rodovias gaúchas. As pontes sobre o Guaíba seguem bloqueadas e a BR-116 tem bloqueio total em Esteio e na ponte do Rio Doce. Br-471, tem novo bloqueio na saída do Vale do Rio Pardo. Interrompida a ponte da BR-471 entre Rio Pardo e Pantano Grande devido à elevação do Rio Pardo que na última medição apontou nível de 22 metros, 8 metros acima da cota de inundação que é de 14. Uma nova avaliação será feita na ponte pelo DNIT, às 7 horas da manhã de sábado (4).


Transito – Atenção condutor. A EPTC informa:

Águas avançam no quarto distrito e alagam pontos da Avenida Farrapos próximos aos cruzamentos com São Pedro. A maior parte do quarto distrito está intransitável assim como o centro histórico.

  • Bloqueio parcial na Borges de Medeiros x Aureliano de Figueiredo Pinto.
  • Realizado fechamento da Padre Cacique x Barão do Cerro Largo, devido ao aumento do alagamento na José de Alencar.
  • Bloqueada a Trincheira da Ceará. A EPTC orienta os condutores a evitarem a região.
  • Bloqueado acesso Av. José de Alencar x Praia de Belas, sentido centro/bairro. Desvio pelo viaduto D. Pedro I.
  • EPTC orienta os condutores a evitarem a av. Farrapos. Trânsito em uma faixa devido ao acúmulo de água a partir da Sertório até a Ramiro Barcelos. Também para evitar o trânsito no centro histórico e no quarto distrito áreas que estão com muitos alagamentos.

Aeroporto com voos cancelados

Notícias enchente em Porto Alegre : Aeroporto está operando de maneira contingencial e com possibilidade de interrupção das operações nas próximas horas

A Fraport Brasil informa que o Porto Alegre Airport decidiu paralisar por 24 horas as operações do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. O vice-presidente de operações da concessionária Edgar Nogueira, em entrevista para a Rádio Gaúcha, confirmou que pousos e decolagens estão cancelados até amanhã às 20h30. A medida foi motivada por possível rompimento de dique próximo ao aeroporto. Ele afirmou que a pista está operacional e a medida é preventiva. Azul, Gol e Latam comunicaram que todos os voos com saídas e chegadas de Porto Alegre estão cancelados.


Estapar solicita a retirada de veículos do estacionamento no Aeroporto Salgado Filho

A Estapar vem a público, tendo em vista a situação de catástrofe e de calamidade pública que ocorre no Rio Grande do Sul, algo imprevisível e sem precedentes, orientar de maneira preventiva que os proprietários de veículos que estão utilizando as áreas térreas do estacionamento oficial do Aeroporto Salgado Filho retirem o veículo do estacionamento ou entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Estapar (SAC) pelo telefone: 0800 – 0105560 para maiores informações e providências.


Enchente Histórica

Guaíba, passa de 4 metros e meio. Águas rompem comporta e casas de bomba não funcionam e facilitam alagamento no centro histórico da cidade e bairros de Porto Alegre.

Nível do Guaíba Atualização | 03/05 – 19h – Usina do Gasômetro
Cota atual: 4,70m
Cota de Alerta: 2,50m
Cota de Inundação: 3m

Informação obtida pela Defesa Civil de Porto Alegre in loco, por meio da régua da SEMA e Agência Nacional de Águas (ANA).

Porto Alegre tem a maior cheia de sua história. O nível do Guaíba está na marca dos 4,70cm na região do cais Mauá, já superando a enchente de 1941.


Água potável

O DMAE informou na noite de sexta-feira que apenas a região das Ilhas está sem abastecimento de água em Porto Alegre. As 6 estações de tratamento da capital gaúcha estão operando, sendo que o sistema Moinhos de Vento opera com instabilidade podendo afetar até 21 bairros dentre eles : centro histórico, Cidade Baixa, Bom Fim, Menino Deus, Auxiliadora, Floresta, Azenha e Partenon

Órgão também informou que das 23 estações de bombeamento de água sete registram alterações no funcionamento. Quatro estão sem energia elétrica e duas inoperantes devido alagamento no entorno .


Sobe para 709 o número de pessoas acolhidas em abrigos provisórios da Fasc. 442 estão na Academia de Polícia Militar (Partenon), 200 no CETE (Menino Deus); 40 no Centro Social Pe. Leonardi (Restinga) e 27 na Escola Estadual Custódio de Melo (Serraria).


Sobe para 6 o número de bairros com risco de alagamento em Canoas na região metropolitana


Eldorado do Sul

Moradores de Eldorado do Sul precisam de ajuda urgente! A água já alcançou o segundo piso das casas nos bairros Cidade Verde e Chácara. A única assistência disponível é da Defesa Civil, que tem poucos barcos com motor para resgatar as pessoas devido à forte correnteza. A água está avançando para as ruas do bairro Centro Novo, o ponto mais alto da cidade, e há relatos de afogamentos no bairro Chácara.


Governador Eduardo Leite afirma que chuva no norte Gaúcho menor contribui para estabilização no nível dos rios. A preocupação é o Rio Uruguai

Sobe para 42 o número de mortos devido às enchentes e enxurradas pelo Estado. Mais de 8 mil pessoas foram resgatadas de áreas de risco. Mais de 3mil pessoas estão fora de casa por causa das chuvas que atingem o Estado. 321 mil pontos seguem sem luz no Rio Grande do Sul.


Governo Federal adia concurso Nacional Unificado em todo o país devido à tragédia no Rio Grande do Sul.


Associação Gaúcha de Supermercados afirma que não há previsão de desabastecimento generalizado na região metropolitana