Notícias enchente no Rio Grande do Sul : “uma enchente sem precedentes”, alerta governador Eduardo Leite

Notícias enchente no Rio Grande do Sul : "uma enchente sem precedentes", alerta governador Eduardo Leite

Notícias enchente no Rio Grande do Sul : “uma enchente sem precedentes”, alerta governador Eduardo Leite

  • Notícias enchente no Rio Grande do Sul : boletim dia 3 de maio de 2024

Sortimento Notícias enchente em Porto Alegre – Sortimento Notícias da enchente no Rio Grande do Sul

Nível do Guaíba deve passar dos 5 metros até sábado (04/05/34) com consequências na região central de POA e no 4º distrito em direção ao aeroporto, além da região das ilhas. “Será SEM PRECEDENTES e reforço o pedido para que as pessoas em área de risco procurem por locais seguros”, diz o governador Eduardo Leite

O nível do Guaíba atingirá níveis históricos e trará consequências sem precedentes.

A população localizada em regiões próximas do Guaíba em Porto Alegre (Zona Sul e Centro Histórico), Eldorado do Sul, Guaíba e Barra do Ribeiro deve procurar locais seguros como abrigos identificados pelas prefeituras ou regiões mais elevadas.

“Terminei mais uma reunião com o secretariado para avaliar o impacto do maior desastre natural a nos atingir. Alinhamos ações de salvamento e mitigação e começamos a planejar como será a reconstrução. Vamos precisar de toda a energia para reerguer cidades e retomar a normalidade”, escreveu o governador em redes sociais.


RS tem 37 mortes e 74 desaparecidos devido às chuvas
Número de desalojados subiu para 23.598


Chuva e estradas bloqueadas dificultam entrega de combustíveis em Santa Maria. Já há preocupação com estoques em alguns postos do município; gêneros alimentícios também podem faltar. Já entidades garantem que há alimentos e combustíveis em estoque para abastecer o RS. Agas e Sulpetro apontam que existem problemas de logística a serem superados por conta da situação das estradas, mas que não faltará produtos para os gaúchos


Em São Jerônimo, 3.700 pessoas desalojados e mais de 718 pessoas desabrigados. O Rio Jacuí está 10 metros acima do nível.


Com quase todos os acessos bloqueados, Candelária pede ao Estado doações por via aérea. Município tem cerca de 100 resgates por fazer e 800 famílias atingidas pela cheia


Em Novo Hamburgo, água começa a transbordar de dique e deixa moradores apreensivos no Santo Afonso. Durante a madrugada, a prefeita Fátima Daudt determinou a evacuação preventiva dos moradores que residem na Vila Palmeira


Mais de 200 famílias seguem fora de casa em Espumoso. 50 pessoas estão nos três abrigos do município


Secretaria de Trânsito alerta sobre perigos da Estrada Municipal do Vinho, em Caxias. Via possui trechos com estreitamento de pista e crateras no asfalto.


Emater/RS : danos à agropecuária devem ser extensos, atingindo a produção de grãos, hortaliças e proteína animal, como o leite


PF envia apoio para enfrentamento das enchentes no Rio Grande do Sul. Neste momento, 36 policiais federais do estado estão diretamente envolvidos, 3 embarcações foram emprestadas à Defesa Civil e Bombeiros Militares, e um caminhão foi cedido para apoio. Além disso, 10 policiais do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) de Santa Catarina, estão levando outras 3 lanchas e 3 viaturas para os locais afetados e o Comando de Aviação Operacional da PF (CAOP) também está participando da missão, com o envio de um helicóptero.


“Seria impossível realizar as provas no RS”, afirmou ministra sobre adiamento do Enem dos Concursos. Segundo Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, não há nova data definida para a realização das provas


Quatro barragens apresentam risco de rompimento no RS. As estruturas que podem romper ficam nos municípios de Cotiporã (14 de Julho), Bento Gonçalves (14 de Julho e Arroio Barracão), Canela (Bugres) e São Martinho da Serra (Saturnino de Brito). Essas barragens exigem que providências sejam tomadas para preservar vidas.

As barragens em nível de alerta, que as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança, são quatro: Dona Francisca, em Uruguaiana; Samuara e Dal Bó, em Caxias do Sul; e Capané, em Cachoeira do Sul.

As barragens em nível de atenção, quando as inconsistências não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento ou reparo ao longo do tempo são : Canastra, em Canela; Guarita, em Erval Seco; Herval, em Santa Maria do Herval; Passo do Inferno, em São Francisco de Paula; e, Jacuí, no Salto do Jacuí.

O monitoramento permanece em Estado de Atenção nas barragens de Santa Lúcia, em Putinga; São Miguel do Buriti, em Bento Gonçalves; Nova de Espólio de Aldo Malta Dihl, em Glorinha; e Belo Monte, em Eldorado do Sul.

O rompimento das barragens gaúchas provocam risco por serem usinas hidrelétricas e represam água dos rios para gerar energia.


Campo Bom enfrenta a maior enchente de sua história. O nível do Rio dos Sinos atingiu um recorde de 8,41 metros às 10h45 de sexta-feira


Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe no Rio Grande do Sul

A partir de agora, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade já podem se vacinar contra a gripe. O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da campanha para todas as faixas etárias. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância dessa medida. “A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”.