Enchente no Rio Grande do Sul : previsão do tempo e boletim de notícias, 7 de maio

Sortimento Noticias - sortimento.com.br

Enchente no Rio Grande do Sul : previsão do tempo e boletim de notícias, 7 de maio

Porto Alegre possui 105 abrigos.

O nível do Guaíba conforme o último boletim divulgado na tarde de terça-feira, 7 de maio, estava em 5 m e 23 cm.

Confirme a Defesa Civil RS, subiu para 95 o número de mortes e outras quatro estão em investigação. 131 pessoas seguem desaparecidas. No estado, 401 municípios foram atingidos com quase 1 milhão e meio de pessoas afetadas pelas chuvas. 208 mil pessoas estavam fora de casa no fim da tarde.

Governador Eduardo Leite alertou para a chegada de uma nova frente fria. As temperaturas podem cair para cinco graus. Ele pediu que as pessoas tenham cuidado e evitem ficar em casa ou em áreas de risco reforçando.

A água começou a baixar mas os moradores estão enfrentando outra preocupação. É com a segurança.

Em São Leopoldo, a enchente atingiu 80% das casas do município. Na tarde de terça-feira (7) o nível do Rio dos Sinos baixou aproximadamente 30cm. Pessoas ilhadas pedem ajuda nas janelas para bombeiros. No alto dos prédios baldes e sacolas são jogados amarrados em cordas para receber as entregas.

Os bombeiros não querem mais tentar convencer os moradores a deixar as casas. Agora, estão levando suprimentos para que eles permaneçam pois os abrigos estão sobrecarregados.

Cerca de 15 mil estão em abrigos oficiais. O maior abrigo da cidade foi montado na faculdade de esportes da Unisinos. Lá, estão quase duas mil pessoas. São três ginásios com alojamento, pronto socorro, posto de saúde exclusivo para idosos e até área para cuidar de cachorros.

Um dos problemas é a segurança de quem está nos imóveis ilhados. Há relatos de roubos durante a madrugada.

A Força Nacional chegou à cidade e faz patrulhas por terra e água para reforçar a segurança. Policiais armados também acompanham os bombeiros nos barcos

A Ulbra Canoas se transformou no maior abrigo para quem perdeu tudo no estado. O Centro de Tecnologia foi transformado em centro de solidariedade. A Universidade Luterana do Brasil, fica em Canoas,na grande Porto Alegre, cidade que mais da metade da está debaixo d’água. No Campus estão 7 mil pessoas vivendo em ginásios e salas de aula.

O problema não é a água acumulada mas os deslizamentos que destruíram encostas inteiras desde a última sexta-feira. Até hoje há famílias isoladas sendo resgatadas por helicópteros . A aeronave do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, trouxe uma família de quatro pessoas

Em Roca Sales, no Vale fo Taquari, o nível do Rio Taquari chegou a 25 metros. Depois que a água baixou mostrou casas e ruas totalmente destruídas. Em várias casas nem as paredes ficaram em pé,

Previsão do tempo para o Rio Grande do Sul

Amanhã, ciclone extratropical deve se informar próximo da Argentina associada a ele haverá uma frente fria e ela vai avançar por cidades gaúchas na maior parte ⁸ Estado. Os ventos podem chegar aos 90 km por hora e aos 70 de Porto Alegre até a Serra.

Em todas as regiões a expectativa é de chuva perto da Fronteira até à tarde e nas outras áreas à noite também. Em Encantado, chove menos e esquenta mais, faz 30 graus. Já as temperaturas param nos 25 e 26 graus em outros pontos. Em Santa Maria, Alegrete e Dom Pedrito máxima de 22 graus e possibilidade de muita chuva.

Na quinta-feira o dia esfria, os termômetros tendem a parar antes dos 20 graus e no amanhecer as mínimas previstas são de 10 graus ou menos.

Na sexta-feira e no fim de semana as estabilidades voltam a ganhar força e a previsão são pancadas de chuva intensas por todo o Rio Grande do Sul. Para sexta, sábado e domingo os meteorologistas trabalham com outra tendência preocupante, frio mais rigoroso. Em alguns municípios, pode até gear.

O sistema de monitoramento e alertas de desastres naturais mantém o risco muito alto para inundações no Rio Grande do Sul.

O risco também é alto para enchentes e deslizamentos sul do estado. As nuvens estão mais carregadas, principalmente no entorno da Lagoa dos Patos


Região Sul

.Em Pelotas, no Sul do Estado, alerta de evacuação para pelo menos seis regiões da cidade. A Praia do Laranjal vai receber toda a água do Guaíba através da Lagoa dos Patos. Pelotas que tem 320 mil habitantes conta com alerta da prefeitura para cerca de 100 mil habitantes. Um terço da população vive à beira da Lagoa dos Patos e do canal São Gonçalo.

A água do Guaíba através da Lagoa dos Patos vai desaguar no oceano passando antes passa por Pelotas e Rio Grande, onde a água já chegou ao centro da cidade