Notícias enchente no Rio Grande do Sul : boletim das 8h de 14 de maio

Notícias enchente no Rio Grande do Sul : boletim das 8h de 14 de maio


Sortimento Notícias enchente em Porto Alegre – Sortimento Notícias da enchente no Rio Grande do Sul


Guaíba volta a superar os 5 metros

O nível do Guaíba voltou à altura de 5 metros na marcação das 15h15 de segunda-feira, aferida em 5,01m – às 7h15min de terça-feira, estava em 5,20m. Pressionado pelo vento sul que sopra em Porto Alegre e pelo volume de chuvas que caiu em rios que desaguam na costa da capital desde o fim de semana, o lago pode subir a cerca de 5,40m até hoje. A estimativa é do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, que ontem traçou um prognóstico um pouco mais otimista que na véspera, quando sugeria pico de 5,50m.

O cenário confirma a previsão de cheia duradoura, que deve se manter acima dos 3,5m por pelo menos mais dez dias. No Lami, a água começou a invadir casas e, segundo publicou o vereador Jonas Reis (PT), moradores tiveram de sair às pressas.


Publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Casa de bombas que inundou Menino Deus e Cidade Baixa é religada

A Estação de Bombeamento de Água Pluvial 16, na Rótula das Cuias, voltou a operar e já drena e escoa a água na região. Os dois bairros foram inundados na segunda-feira da semana passada depois que a Equatorial desligou a energia elétrica na estação, segundo a prefeitura. O alerta de evacuação do município para os moradores da região chegou depois que boa parte das pessoas já deixavam as suas casas após perceber o rápido avanço da água. Já a estação de bombeamento Moinhos funcionou por apenas 30 minutos, e logo seu motor queimou, atrasando o reabastecimento de 21 bairros. Segundo o Dmae, uma nova tentativa em outro motor será feita na terça-feira, assim como a substituição da estrutura danificada. Ao total, das 23 EBAP, oito estão em operação.


MP investigará falhas no sistema de proteção

Com muitas áreas de Porto Alegre ainda inundadas, o Ministério Público irá instaurar uma investigação que mira todo o sistema de proteção contra cheias. “O MP irá apurar as causas e as consequências dessas cheias”, informou o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre, Felipe Teixeira Neto.

Na semana passada, reportagens da Matinal mostraram tanto a falta de manutenção no sistema, quanto o atraso na reforma de uma das casas de bombas que falhou durante a enchente. Apesar de todos os indícios de que o município negligenciou a manutenção, a acusação foi negada pelo diretor-adjunto do Dmae, Darcy Nunes, em entrevista a GZH.


População do Sarandi é a mais afetada pelas enchentes

A prefeitura lançou uma plataforma que compila os dados do impacto da tragédia na capital. Com mapas interativos, o site informa que mais de 157 mil pessoas foram atingidas. O bairro mais afetado, aponta o site, é o Sarandi, com 26 mil moradores impactados. Seguem a lista os bairros Menino Deus, Farrapos, Humaitá e Cidade Baixa. Além disso, 186 praças, 12 parques e largos e 1.080 quilômetros de vias da capital – cerca de um terço do total da cidade – foram impactadas pelo avanço do Guaíba. Em Porto Alegre, o número de pessoas abrigadas caiu para 13.688. Segundo a prefeitura, a queda se deve ao fato de “muitas pessoas estarem se reorganizando junto a amigos, conhecidos e familiares”.


O cenário climático atual é de um planeta que já elevou sua temperatura média em 1,1ºC. Parece pouco, mas não é. Independentemente da urgência de mitigação climática, precisamos adaptar nossas cidades e infraestrutura à esta nova realidade. Isso é estratégico sob o ponto de vista econômico e justo, socialmente.


Prefeitura faz acordo com consultoria que atuou em Nova Orleans e atendeu clientes da Lava-Jato

A prefeitura de Porto Alegre firmou uma parceria com a consultoria Alvarez & Marsal para a recuperação da cidade após a enchente. A empresa, que atuou nos Estados Unidos após o furacão Katrina e nas tragédias de Mariana e Brumadinho, vai oferecer serviços de gestão de recursos financeiros, regularização das operações e estruturação de planos de crise. O contrato inicial é de 60 dias e, nesse período, será gratuito.

O plano, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, inclui empresas como CPFL Energia, Equatorial, Corsan e Fraport. Em 2022, a consultoria foi alvo de polêmica após contratar o ex-ministro Sérgio Moro por 3,6 milhões de reais. Na época, quase 80% da receita da empresa vinha de clientes investigados na operação Lava Jato, na qual Moro foi o juiz em primeira instância entre 2014 e 2018.


100 milhões para limpeza

Em coletiva o prefeito Sebastião Melo evitou projetar o valor de reconstrução da capital, mas estimou pelo menos 100 milhões apenas para limpeza. Segundo o colunista Jocimar Farina, a prefeitura considera montar uma “cidade provisória” no Porto Seco.


União suspende pagamento da dívida do RS

O governo federal anunciou a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do Sul à União por três anos, como medida para auxiliar o estado em sua reconstrução. Também foram zerados os juros sobre o estoque no mesmo período. As duas medidas, somadas, angariam 23 bilhões de reais ao estado, segundo o Ministério da Fazenda.

O valor é superior à estimativa de 19 bilhões para reconstruir o estado, feita pelo Piratini. Anunciada com a presença virtual do governador Eduardo Leite, a proposta será analisada pelo Congresso como um projeto de lei complementar, que ainda terá de ser aprovado e sancionado. Leite reconheceu o esforço do governo federal, mas demandou a quitação da dívida – cujo pagamento foi renegociado por ele mesmo, durante a sua primeira gestão, em 2021, com o ingresso do RS no Regime de Recuperação Fiscal.


Leite anuncia 12 milhões para abrigos e saúde

O Piratini vai repassar 12 milhões de reais para melhorar abrigos e ajudar os municípios afetados pelas enchentes, como Canoas, Eldorado do Sul e Porto Alegre. O valor equivale a 150 reais por pessoa, beneficiando cerca de 80 mil vítimas. Além disso, serão destinados 17 milhões de reais para a saúde, focando na atenção primária e saúde mental. Leite alertou sobre a chegada de uma frente fria e o risco de novas inundações. Ontem, de acordo com o balanço da Defesa Civil, o Rio Grande do Sul já contabilizava 147 mortes provocadas pelas enchentes e mais de 538 mil desalojados.


Giro de Notícias

O Dmae, em acordo com o MPRS, anunciou isenção da conta de água por seis meses aos moradores de áreas alagadas em Porto Alegre que hoje pagam a tarifa social. Já os não contemplados pelo benefício pagarão o custo de manutenção por dois meses. Abrigos também serão beneficiados.

Nas cidades atendidas pela Corsan, imóveis que foram impactados pelas enchentes também terão isenção da conta por dois meses. Estima-se que mais de 10 mil famílias poderão ser contempladas.

Um grupo de voluntários criou a plataforma SOS Rio Grande do Sul, que disponibiliza informações atualizadas sobre demandas de abrigos no estado.

Depois do rompimento dos diques nos bairros Mathias Velho e Rio Branco, a prefeitura de Canoas pretende instalar bombas flutuantes para auxiliar na vazão da água nas áreas mais atingidas.

As viagens entre Porto Alegre e Pelotas estão suspensas. Na Praia do Laranjal, o trapiche construído em 1968 não resistiu à elevação da Lagoa dos Patos e desabou.

O nível da Lagoa dos Patos em Rio Grande recuou para 2,12m (0,22 acima do nível do cais) no final da tarde, segundo boletim da prefeitura.

Com foco no município de Rio Grande, pesquisadores da UFRGS desenvolveram um mapa interativo capaz de identificar os pontos de alagamento na região – o material tem a base de dados ampliada com a colaboração da população local.

A pedido da ANTT, países que fazem fronteira com o Brasil, como Uruguai e Argentina, flexibilizaram regras de transporte para facilitar o fluxo de pessoas e bens com origem e destino ao RS.

Devido ao desligamento temporário do Procergs em virtude das enchentes, o sistema do Instituto-Geral de Perícias, órgão que emite carteiras de identidade no estado, está com os serviços suspensos por tempo indeterminado. Em Porto Alegre, dois postos de identificação estão abertos para a retirada de documentos que já estão prontos.

A CAPES autorizou a prorrogação por até dois meses das bolsas de mestrado e doutorado concedidas aos Programas de Pós-Graduação no RS, medida criada para diminuir o impacto para bolsistas em meio à calamidade pública enfrentada.

Ainda em função da crise climática, o Festival de Cinema de Gramado prorrogou as inscrições para o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema, que recebe curtas e longas-metragens gaúchos. As inscrições vão até o dia 26 de maio, e podem ser feitas através do link.

O Ministério do Trabalho e a Caixa vão antecipar para esta quinta-feira, dia 15, o pagamento do Abono Salarial 2024 para todos os trabalhadores do RS – ao todo, 702 mil trabalhadores receberão os valores.


Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Meio ambiente ignorado