Rio Grande do Sul giro de notícias : Prefeito de Porto Alegre libera geral, enquanto mortes por Covid-19 bate recorde no Estado e Bagé recebe novamente bandeira preta
Coviod-19 : recorde de mortes em dezembro no RS
Em todo o Estado, dezembro foi o mês com mais mortes por Covid-19, com 1.857 óbitos. O RS já ultrapassou a marca dos 9 mil vítimas. Os dados da Secretaria Estadual da Saúde contabilizaram ontem mais 64 óbitos entre 10 de dezembro e ontem, além de 976 novos casos da doença. O número de infectados chegou a 455.326 e a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 78%.
Melo traz empresários à mesa, diminui restrições e acena até com “tratamento precoce” contra a Covid-19
A nova gestão da Prefeitura de Porto Alegre indicou que dará uma guinada nas ações de combate ao coronavírus. Em consonância com o discurso de campanha – a defesa de que “saúde e economia caminham juntas” – Sebastião Melo (MDB) apresentou ontem o primeiro decreto sobre o assunto, o qual diminui as restrições e aumenta as flexibilizações, além da criação de colegiados internos, colocando na mesma mesa empresariado, representantes da saúde e de universidades.
Conforme o texto, shoppings, mercados e farmácias podem receber ocupação máxima, ainda que autorizados apenas a operar com 50% de capacidade de seus trabalhadores. Missas e cultos não têm mais tempo máximo de duração e bares e restaurantes podem abrir a hora que decidirem – antes era permitido somente a partir das 6h. Mesmo eventos, antes proibidos em locais fechados, agora poderão ser liberados. Antes, no entanto, o interessado deverá pedir autorização da Prefeitura, que se compromete a responder em sete dias.
O novo secretário da Saúde, Mauro Sparta, fez coro à defesa das novas medidas. Para ele, empresários e comércio já estão “educados” para respeitar protocolos. O foco deve ser conter as aglomerações – ainda que não tenha havido anúncio sobre ação neste sentido. “A aglomeração desorganizada é que vai trazer consequências que a gente não quer”, opinou Sparta, que comemorou não ter havido, ao menos ainda, um salto de casos em razão das festas de fim de ano. Na primeira segunda-feira do ano, Porto Alegre chegou a marca de 1.872 óbitos relacionados à Covid-19, enquanto 302 pessoas estavam em tratamento intensivo em razão do coronavírus. Em todo o Estado, dezembro foi o mês com mais mortes por Covid-19, com 1.857 vítimas, e já soma mais de 9 mil.
Outra marca da virada no combate ao coronavírus em Porto Alegre será a adoção do “tratamento precoce” – ação que não tem respaldo da Organização Mundial da Saúde. Melo evitou adiantar se o remédio a ser disponibilizado será a cloroquina e se é a favor ou contra a medida. Porém, justificou que o tratamento é adotado por diversos municípios. “Se o médico receitar e o paciente concordar, compete ao gestor disponibilizar”, resumiu.
Porto Alegre quer liderar movimento por subsídio da União para o transporte coletivo
Criado na segunda-feira (04.01.21), o Grupo de Trabalho (GT) sobre mobilidade na Capital gaúcha terá 10 dias para apresentar novo plano para o transporte público da cidade. O grupo é liderado pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia, e reúne representantes das empresas de ônibus. São estudadas a redução de isenções e descontos em passagens que não sejam constitucionais.
Sobre a possibilidade de voltar a debater a eliminação de cobradores em alguns horários e rotas – proposta já encaminhada na gestão passada e rejeitada na Câmara de Vereadores –, Záchia afirmou que vai priorizar alternativas que não afetem os trabalhadores neste momento.
O secretário afirmou ainda que o prefeito Sebastião Melo quer liderar um movimento de prefeitos de Capitais de todo o Brasil para envolver a União no tema, especialmente na redução de impostos. Em entrevista à Rádio Gaúcha no dia 29 de dezembro, Záchia afirmou que “transporte coletivo é para aquele cidadão que não tem condições financeiras de ter outro transporte”.
Melo questiona superávit anunciado por Marchezan
O prefeito Sebastião Melo afirmou que seu antecessor, Nelson Marchezan Jr. (PSDB), manipulou as finanças da cidade ao comemorar superávit. Em entrevista à Rádio Guaíba, o emedebista disse que “tem maquiagem grande” na contabilidade do tucano. “Aquele superávit não é verdadeiro. Não vou dar detalhes ainda, pois a equipe da Fazenda está levantando os dados. Mas posso dizer que, ali, tem maquiagem grande. Vamos convocar uma entrevista coletiva para tratar da pauta até quarta-feira”, prometeu.
Na semana passada, Marchezan afirmou que o novo prefeito teria “mais facilidade para governar”, já que assumiria o Paço Municipal com pelo menos 201 milhões de reais em caixa. Em outubro do ano passado, reportagem do Matinal mostrou como o tucano, ao longo de sua gestão, ocultou receitas, exagerou nas despesas e pecou na transparência das finanças do Município, estratégias que levaram o ex-prefeito a condenações na Justiça.
Bagé recebe bandeira preta pela segunda vez no distanciamento controlado
O primeiro mapa definitivo de 2021 do distanciamento controlado no Rio Grande do Sul, que passa a valer hoje, deu à região de Bagé a bandeira preta, cor que representa risco altíssimo para a contaminação com o coronavírus. Após a decisão do governo, a prefeitura de Bagé afirmou que vai adotar o sistema de cogestão para seguir com os protocolos de bandeira vermelha. A alegação da administração local é de que os números de casos e internações estão em redução. Esta é a segunda vez que a cidade recebe a bandeira preta. A primeira vez ocorreu em dezembro de 2020, na 32ª rodada do distanciamento controlado.
Rio Grande do Sul Flash News
A solicitação da Prefeitura, sobre o Governo do Estado criar uma área específica para Porto Alegre no distanciamento controlado, está na pauta do governador Eduardo Leite (PSDB).
Quatro clínicas gaúchas integram a comitiva do setor que negocia a aquisição de doses da Covaxin, na Índia. O imunizante, que obteve recomendação de uso emergencial no país asiático, ainda não teve seus dados de eficácia conhecidos.
O prefeito Sebastião Melo enviou à Câmara de Vereadores a proposta de reforma administrativa da sua gestão. No texto, consta a criação de duas novas secretarias.
Noventa e dois professores aprovados em processo seletivo simplificado ainda em 2019 foram temporariamente contratados pela Prefeitura da Capital. Os docentes irão trabalhar na regência de classe, na educação básica.
O governo do Estado assina na terça-feira (05.01.21) o contrato para conceder o uso do Cais Embarcadero, que terá espaços de entretenimento e serviços, entre o Armazém A7 do cais e a Usina do Gasômetro.
A chuva no mês de janeiro não deverá ser suficiente para afastar a possibilidade de estiagem. São esperados de dois a cinco dias de precipitação, com acumulados diários superiores a 20 milímetros.
Falando nisso: já há bancos de areia pelo Guaíba.
Quer fazer uma boa ação neste início de ano? Doe sangue. O Hospital São Lucas da PUCRS foi um dos que viu seus estoques caírem com a pandemia.
As agências do FGTAS/Sine têm mais de 3,4 mil vagas de emprego no RS. Em 67% dos postos não é exigida experiência, enquanto 24% não pede que o candidato comprove escolaridade.
A Fadergs irá realizar um aulão para estudantes que vão fazer o Enem. O evento, online e sem custos, ocorrerá no próximo sábado, das 8h às 17h30.
Hotel Sesc Torres Temporada de Verão 2021
Hotel Sesc Torres oferece para o público em geral vagas de hospedagem com pensão completa e pacotes de duas, cinco ou sete diárias para a Temporada de Verão 2021 que vai até 02 de abril de 2021, com valores e condições de pagamento facilitadas para pessoas que possuem o Cartão Sesc/Senac. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3626-9400.
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul
Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.