Giro de Notícias Rio Grande do Sul : vacinação, ato contra Bolsonaro, crianças nas sinaleiras e plano diretor do Centro Histórico de Porto Alegre

Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias

Sortimentos.com Giro de Notícias Rio Grande do Sul 05.07.21

Vacinação, ato contra Jair Bolsonaro, cresce número de crianças nas sinaleiras e plano diretor do Centro Histórico de Porto Alegre

Vacinação

Porto Alegre começa a vacinar pessoas com 42 anos ou mais em 14 unidades de saúde e três drive-thru. Os públicos previamente atendidos também podem receber o imunizante. E seguem as aplicações de segundas doses da Pfizer, AstraZeneca/Oxford e CoronaVac.

Pesquisadores esclarecem: não é possível afirmar que vacinas vencidas foram aplicadas

Pesquisadores do Observatório Covid-19 BR afirmam que a estrutura de dados no país não permite verificar se vacinas vencidas foram aplicadas. A manifestação feita no sábado é uma resposta à reportagem da Folha de São Paulo, publicada no dia anterior e que causou alvoroço ao afirmar que cerca 26 mil doses vencidas de Astrazeneca teriam sido aplicadas no Brasil, 1,5 mil no RS. O volume representaria apenas 0,7% do total de 3,9 milhões de doses da fabricante já aplicadas no País, mas poderia significar um impacto negativo na adesão à campanha.

A rede de cientistas checou as informações a partir de uma amostragem da mesma base de dados usada pelo jornal e aponta indícios fortes de erros de digitação ou erros na comunicação do sistema nacional (SI-PNI) com os regionais. Os pesquisadores destacam que a debilidade dessas bases já eram conhecidas e não descartam que possa ter havido vacina vencida aplicada, mas recomendam cautela na análise e divulgação dos dados.

Estado e Capital apresentam queda nas internações por Covid-19

O Rio Grande do Sul registrava no domingo (04.07) 6,71% menos pacientes com Covid-19 em UTI do que uma semana atrás. O índice de 1.543 pacientes, contudo, ainda é elevado – para se ter uma ideia, o recorde em 2020 foi de 986 internações pela doença. Em Porto Alegre, a taxa voltou ao patamar de fevereiro/21, com 316 pessoas com Covid-19 em UTI registradas no sábado (03.07). O número mais baixo do ano é de 249, observado em 29 de janeiro. O domingo (04.07) também foi marcado por uma baixa nas notificações de mortes pela doença. Foram 23 mortes em 24 horas, menor número de óbitos dos últimos sete domingos.

As mudanças ainda são pequenas frente ao duro quadro do primeiro semestre para os gaúchos. A maioria das mortes por Covid-19 em toda a pandemia aconteceu entre janeiro e junho deste ano, período em que foram registrados 22.339 óbitos, 70,45% do total de 31.709 vidas perdidas. O aumento no número de casos também impressiona: foram confirmadas 717.733 pessoas contaminadas nos seis primeiros meses do ano, o que representa 58,31% do total contabilizado pela Secretaria Estadual da Saúde desde o início da pandemia.

Número de crianças em sinaleiras da Capital cresceu 178% em 2020

Quem circula pelas ruas da Capital Gaúcha já percebeu: há mais crianças nas sinaleiras. Levantamento da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) mostra que, em 2020, 334 crianças e adolescentes foram abordados pela primeira vez em situação de trabalho infantil na cidade; no ano anterior, haviam sido 120, um aumento de 178,3%. Os dados foram publicados em reportagem de GZH. A crise provocada pelo coronavírus também ampliou o número de menores de idade sem abrigo, problema que chegou a ser considerado vencido em Porto Alegre.

Segundo a Fasc, em 2020, foram abordadas 111 crianças e adolescentes nessa situação, 68% a mais do que no ano anterior. A reportagem localizou menores entre quatro e 15 anos pelas ruas da cidade, além de mulheres trabalhando nas sinaleiras com seus filhos. As mães queixam-se de falta de alternativa, já que muitas escolas e creches ainda não reabriram. A GZH a Prefeitura afirmou que está fortalecendo a rede de assistência. Secretário municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, o sociólogo Leo Voigt é um dos idealizadores do Ação Rua, programa lançado no governo Fogaça e bem-sucedido na missão de devolver crianças a espaços de convívio seguros, longe das ruas.

Novo ato contra Bolsonaro reúne milhares em Porto Alegre

Porto Alegre registrou um novo ato contra o governo de Jair Bolsonaro com milhares de pessoas. Com a abertura de inquérito para investigar o presidente por suposta prevaricação no caso Covaxin, a manifestação ganhou força e pediu, mais uma vez, o impeachment do presidente. Durante a caminhada, que partiu do Largo Glênio Peres e seguiu até o Largo Zumbi dos Palmares, os manifestantes defenderam a vacinação contra a Covid-19 e o auxílio emergencial de 600 reais e protestaram contra a reforma administrativa e privatizações.

A manifestação teve ainda intervenção especial de um coletivo de artistas que, vestidos de preto, lembraram as pessoas que partiram por causa do coronavírus. Mobilizações semelhantes ocorreram em pelo menos 14 cidades do interior do RS, além de outras capitais brasileiras. Sob a justificativa de que houve vandalismo nos atos, aliados do presidente resgataram um PL apresentado por Bolsonaro quando era deputado. A proposta altera a lei antiterrorismo e pode limitar ou até impedir protestos.

Projeto que modifica o plano diretor do Centro Histórico deve sair até agosto

“O banho de loja”, tantas vezes mencionado pelo prefeito Sebastião Melo como algo necessário para o Centro de Porto Alegre, começará a tomar forma neste segundo semestre de 2021. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, revelou a pretensão de encaminhar, até agosto, um projeto que modifica o plano diretor da região. A ideia é reverter a trajetória de degradação e abandono da área e, para isso, a proposta é criar o Programa de Reabilitação do Centro Histórico. Atrair investimentos, restaurar prédios abandonados e converter edificações comerciais em residenciais são as metas da gestão municipal. Para Bremm, a pandemia tornou ainda mais evidente as condições precárias do local. Uma minuta do projeto será apresentada ainda neste mês ao Conselho do Plano Diretor.

Flash news Rio Grande do Sul

O governador Eduardo Leite e o prefeito de Porto Alegre Sebastiao Melo discutiram o transporte público municipal e metropolitano, na segunda-feira (05.07), no Palácio Piratini.

A tarifa dos Lotações na Capital saiu dos 6,40 reais para 7 reais, e já entrou em vigor. O reajuste foi de 9,38% e era defendido pela Associação dos Transportadores por Lotação.

A prefeitura de Porto Alegre vai notificar os consórcios Mob, Mais e Via Leste para que assumam com a Carris as linhas de ônibus da Zona Sul afetadas pelo descumprimento de tabela por parte da Trevo. A empresa alegou falta de diesel no final de semana. A prefeitura poderia cancelar a concessão.

A BM usou gás lacrimogêneo para dispersar aglomeração na Cidade Baixa, em Porto Alegre. O incidente ocorreu na rua da República. Também houve dispersão no Centro Histórico e no Moinhos de Vento.

Nem mesmo o tempo nublado e o clima frio afastaram famílias e grupos de amigos da Orla do Guaíba. Parte dos frequentadores deixou de usar máscara no período em que estiveram no local.

Passageiros que desembarcarem no Salgado Filho com sintomas da Covid-19 poderão fazer testes do tipo RT-PCR para a detecção do vírus sem custos. Novidade vale para quem ficar hospedado por até quatro dias na Capital.

Para celebrar o mês do orgulho LGBTQIAP+, um passeio de bicicleta foi realizado em Porto Alegre. Dezenas de ciclistas fizeram um percurso de nove quilômetros pela cidade.

O vereador Felipe Camozzato desistiu, por ora, do PL que desobrigava a apresentação de artistas locais em shows internacionais na Capital. A proposta provocou mobilização contrária da classe artística. Vota no NOVO e verás um grupo seletivo sendo privilegiado. Músicos, artistas e familiares que votarem nos candidatos do partido não podem reclamar depois.

A campanha para arrecadação de cobertores em Porto Alegre conta com a ajuda de Grêmio e Inter. Doações podem ser feitas na avenida Nestor Ludwig (ao lado do Gigantinho) e na Escola de Futebol do Grêmio (avenida Diário de Notícias, 915). A iniciativa vai até o domingo.

De janeiro a maio, o número de pedidos de seguro-desemprego recuou quase 30% no Estado.

  • .

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal JornalismoBrasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

Sortimento Giro de Notícias por Fábio Juchen
Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul por Fábio Juchen
  • – –

Rio Grande do Sul Entretenimento Feiras e Eventos

Ocorreu um erro. A causa provável é o feed estar offline. Tente mais tarde.