Giro de Notícias do Brasil : Covid-19, vacinação, protestos a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro, voto impresso e cringe

Sortimento Futebol - Sortimento Notícias - Sortimento Finanças e Negócios - sortimento.com.br

Sortimentos.com Giro de Notícias do Brasil (05.07.21)

Covid-19, vacinação, protestos a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro, voto impresso e cringe

Covid-19

Depois de a pandemia de Covid-19 atingir um de seus piores momentos no Brasil, dados do Ministério da Saúde revelam que o número de mortes pela doença teve uma queda nos meses de maio e junho. Entre os dois meses analisados, sete estados e o Distrito Federal registraram queda nas mortes. Por outro lado, a alta de óbitos foi vista em outro seis estados, entre eles São Paulo. O patamar, no entanto, segue alto: foram 55 mil mortes em junho/21. Dados da plataforma InfoTracker, da USP e da Unesp, apontam o alerta para a taxa de contaminação, em 1,22, no início de julho/21. Cada 100 pessoas que contraem o vírus transmitem, em média, para outras 122 pessoas, o que representa uma aceleração do contágio.

Vacinação

O Brasil já aplicou 105 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, um número alto, mas apenas um terço das cerca de 330 milhões que estima-se, segundo dados do IBGE, correspondam a duas doses para os 160 milhões de brasileiros acima dos 18 anos. A boa notícia é que, segundo dados compilados pela analista da CNN Raquel Landim, o Brasil pode ter uma “sobra” de 300 milhões de doses caso os laboratórios fornecedores cumpram os contratos assinados com o país. O total vai permitir ao país vacinar adolescentes, dar eventuais doses de reforço a idosos e profissionais da saúde e se preparar para uma possível revacinação em 2022.

Em entrevista à CNN, o chefe da oncologia do Hospital Moriah, em São Paulo, Raphael Brandão, disse que não existe nenhuma relação entre a eficácia da vacina contra a Covid-19 e seus possíveis efeitos colaterais. “Não há relação entre reação adversa da vacina e eficácia”, disse

Manifestações

Protestos a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro e pela retomada do auxílio emergencial de R$ 600 foram realizados no sábado (3.7) em 25 capitais brasileiras. Os maiores atos foram no Rio de Janeiro, pela manhã; e em São Paulo, na parte da tarde. Na capital paulista, um grupo depredou pontos de ônibus e uma agência bancária, já no encerramento do protesto. Previstas apenas para o final do mês, as manifestações foram antecipadas após novas suspeitas a respeito das negociações por vacinas e depois de Bolsonaro se tornar investigado no STF por suposta prevaricação no caso Covaxin. Entenda os próximos passos.

Voto impresso

Em entrevista exclusiva à CNN, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou ser contra a proposta que adota o voto impresso acoplado à urna eletrônica a partir de 2022. O senador, no entanto, afirmou que permitirá a discussão na Casa, caso a proposta passe pela Câmara, onde deve ser votada nesta semana. Partidos que representam as maiores bancadas na Câmara dos Deputados estão se posicionando contra. Também à CNN, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, reafirmou a confiança na urna eletrônica. A proposta do voto impresso é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, que alega existirem fraudes no processo eleitoral. Instado pela Justiça a provar suas acusações, o presidente, até esse momento, não o fez.

Cringe

900% foi o aumento das buscas pelo termo “cringe” no Google no final de junho/21, segundo levantamento da CNN. O verbo da língua inglesa usado pela “geração Z” como referência para classificar o que ficou ultrapassado ou brega, trouxe à tona as diferenças entre as gerações na internet.

Flash news Brasil

:: Coronavírus infecta e se replica em glândulas salivares, aponta estudo da USP

:: Whatsapp testa envio de fotos e vídeos que se autodestroem