Início » Rio Grande do Sul Giro de Notícias : vacinação para todos até setembro, DCE da UFRGS, violência sexual contra crianças, lobby do carvão e Conab remove milho para atender pequenos criadores

Rio Grande do Sul Giro de Notícias : vacinação para todos até setembro, DCE da UFRGS, violência sexual contra crianças, lobby do carvão e Conab remove milho para atender pequenos criadores

Sortimentos.com Giro de Noticias Rio Grande do Sul

Eduardo Leite promete primeira dose para todos até setembro, DCE da UFRGS critica desligamento de estudantes, cai violência sexual contra crianças, por lobby do carvão São Sepé decreta emergência climática e Conab remove mais de 1,9 mil toneladas milho para atender pequenos criadores em Marau

Vacina, sim!

Porto Alegre começa a vacinar mulheres com 58 anos sem comorbidades e profissionais de educação de escolas privadas de ensino fundamental. Na segunda (07.06.) haverá aplicação da segunda dose exclusivamente da Pfizer.

Eduardo Leite promete primeira dose para todos até setembro

Se as projeções de entrega de vacina do Ministério da Saúde se confirmarem, toda a população gaúcha acima de 18 anos deverá receber ao menos a primeira dose até 30 de setembro. O anúncio foi feito na sexta-feira pelo governador Eduardo Leite (PSDB), que prevê receber mais de 2 milhões de doses neste mês. A nova remessa permitiria concluir a vacinação do grupo de maior vulnerabilidade, além de iniciar o esquema vacinal em 100% dos trabalhadores da educação.

No ensino superior, as aplicações devem começar no dia 13 de junho. UFRGS, PUCRS e UFCSPA informaram que vacinarão seus professores e servidores nas próprias universidades. O lote esperado para este mês deve possibilitar ainda iniciar a vacinação na população de 50 e 59 anos – o que já começou em alguns municípios, como Porto Alegre. De acordo com o cronograma do Piratini, em julho, serão imunizadas pessoas na faixa entre 40 e 49 anos, em agosto, 30 a 39 anos, e em setembro, de 18 a 29 anos.

Um dos estados brasileiros que mais vacina, o RS contabilizou até domingo (06.06) um total de 4.877.765 doses contra a Covid-19 já aplicadas. Contudo, apenas 1.563.762 gaúchos completaram o esquema vacinal, com as duas doses. A matemática Suzi Camey, professora da UFRGS e integrante do Comitê de Análise de Dados estadual, alerta para a necessidade de todos manterem os cuidados. “Estamos com 13,7% da população vacinada. É muito pouco. Pode ajudar a evitar os casos mais graves, para a parte vacinada. Mas ainda não evita que a propagação aumente”, disse ao Correio do Povo. Ela celebra o avanço da campanha por faixas etárias, mas faz uma ressalva: “Abrir etapas para faixas muito amplas de uma só vez é arriscado porque, por enquanto, não há vacina para todo mundo”.

Dados da pandemia – Na tarde de domingo (06.06), o RS chegou a contabilizar 1.855 pacientes com Covid em UTI, o mais alto número em 41 dias. A tendência de alta é percebida nas últimas semanas, apesar de pequenas oscilações. A taxa geral de ocupação estava em 87,6% ontem. Na Capital, o índice fechou o domingo em 88,7%, com lotação em cinco hospitais. Já o número de casos em todo o Estado apresentou queda de 11% nas últimas duas semanas.

DCE da UFRGS critica desligamento de estudantes

Um protesto contra o desligamento de 190 estudantes da Ufrgs está marcado para as 10h30 de hoje em frente à Reitoria. Entre os desligados, há cotistas e outros candidatos com matrícula provisória que não atenderam à documentação exigida para efetivar o vínculo com a universidade. O rompimento ocorre anualmente após a revisão de recursos de quem teve a vaga rejeitada pela instituição. Segundo reportagem de GZH, a matrícula provisória não é obrigatória, ou seja, o candidato pode optar por começar o curso depois de concluída a análise de sua documentação. A queixa neste ano, conforme o Diretório Central de Estudantes (DCE), é que os alunos foram todos informados no final do semestre e sem tempo hábil para buscar apoio. Há ainda reclamações de rigor na documentação exigida. Ao Sul21, Victória Farias, do DCE, explicou que já se encerrou o período de recurso dentro da universidade, restando aos estudantes desligados apenas recorrer judicialmente. O DCE analisa caso a caso para se certificar de que não houve erro por parte da universidade.

Cai denúncias de violência sexual contra crianças

Motivado por informações que indicavam o suposto aumento de denúncias de violência sexual contra crianças durante a pandemia, um grupo de pesquisadores decidiu buscar dados que pudessem confirmar a situação. O estudo analisou as cidades de Porto Alegre, Manaus, Recife, Goiânia e Belo Horizonte durante o segundo semestre de 2020, e o resultado veio no final de maio. Na capital gaúcha, o número de relatos vindos dos oito conselhos tutelares caiu em relação ao período pré-pandemia. Segundo a professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo Tatiana Savoia, o fechamento das escolas colaborou para que os sinais de violência fossem menos percebidos. Antes de março de 2020, todos os oito conselhos disseram que recebiam denúncias das instituições de ensino, mas agora, já com a crise sanitária, apenas dois contabilizaram casos de abuso.

Contra lobby do carvão, São Sepé decreta emergência climática

Tempestades e secas prolongadas, provocadas pela mudança climática, levaram a cidade de São Sepé a elaborar um decreto de reconhecimento de emergência climática global. A medida, que vai contra o potencial da região para a extração de carvão, quer evitar maiores problemas para quem vive do campo. Conforme o prefeito João Luiz Vargas (PDT), a ideia a ser executada a partir do documento é um plano de desenvolvimento para São Sepé com a participação pública para uma transição para uma economia livre de combustíveis fósseis. A intenção é, sobretudo, evitar que famílias abram mão de seus terrenos para a mineração. A cidade, cuja economia está fundamentada na agropecuária, tem áreas deterioradas pela exploração de ouro, ainda da década de 80. O RS concentra mais de 90% das reservas de carvão do País. Próximo de São Sepé, estão dois polos ativos de exploração de carvão. Um deles, no Baixo Jacuí, é o local do projeto Mina Guaíba, que seria a maior mina de carvão do Brasil, hoje com o licenciamento suspenso pela Justiça. De acordo com a advogada Letícia Brum, do movimento São Sepé Sustentável, a ideia é buscar apoio em outros municípios para alertar sobre os riscos do “escandaloso” projeto de mineração para o Estado.

Conab remove mais de 1,9 mil toneladas milho para atender pequenos criadores em Marau

Os pecuaristas de pequeno porte cadastrados no Programa de Vendas em Balcão (ProVB), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), já podem contar com mais uma carga de milho que foi removida dos estoques públicos localizados em Sorriso/MT para a Unidade Armazenadora de Marau, situada no norte do estado. O produto é utilizado pelos criadores na ração animal.

Todas as unidades da Conab no estado vêm sendo abastecidas. Ao todo, foram comercializados 908.745 kg de milho pelo ProVB. Esse volume atendeu 114 produtores de 26 municípios gaúchos. O armazém de Marau, por exemplo, com as duas cargas entregues na semana passada, já recebeu um total de 1.957.220 kg de milho, operação que teve início em abril.Os números de venda em cada armazém em maio foram: Erechim (30 mil kg), Marau (393,2 mil kg), Cruzeiro (328,8 mil kg) e Santa Rosa (156,7 mil kg).

Por meio do ProVB, os pequenos criadores rurais e micro agroindústrias compram milho do estoque do governo federal por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os praticados em pregões públicos ou com os dos mercados atacadistas locais.

Para participar do ProVB, os criadores podem entrar em contato diretamente com a Conab para fazer o cadastro que permite o acesso mensal aos estoques de acordo com o seu plantel. Mais informações e orientações sobre o programa podem ser obtidas pelo e-mail rs.milho@conab.gov.br ou pelo telefone (51) 3314-4161.

Flash News Rio Grande do Sul

EPTC anunciou a ampliação de algumas linhas de ônibus de Porto Alegre. O aumento do número de passageiros motivou a medida.

Aulas presenciais para a educação especial são retomadas em Porto Alegre. A Capital gaúcha conta com cerca de 400 alunos matriculados em cinco Instituições.

Idosos com 60 anos ou mais têm até 8 de junho para tomar a vacina contra a gripe. Para ser atendido, é preciso levar a caderneta de vacinação ou documento com foto.

STF marcou o julgamento de ação que pode acabar com as pensões pagas a ex-governadores e viúvas no RS e em outros oito Estados. O processo ocorrerá virtualmente a partir de sexta-feira (11.06)

Polícia Civil abriu investigação sobre as ameaças feitas contra a ex-deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) e sua filha, de cinco anos. A Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos de Porto Alegre foi designada para o caso.

Detido em uma investigação de assédio sexual, o médico Victor Sorrentino voltou ao Brasil. Ele foi preso no Cairo, Egito, após assediar uma atendente de um bazar turístico.

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

  • – –

Rio Grande do Sul Entretenimento Feiras e Eventos

Erro de RSS: https://sortimentos.com.br/tem/rio-grande-do-sul/feed/ is invalid XML, likely due to invalid characters. XML error: XML_ERR_NAME_REQUIRED at line 1, column 2

Futebol Gaúcho

:: Grêmio, Internacional e Juventude no Brasileirão 2021

:: Brasil de Pelotas na Série B do Brasileirão 2021

:: Internacional na Libertadores 2021

:: Grêmio na Copa Sul-Americana 2021

:: Jogos e resultados do Campeonato Gaúcho 2021. Grêmio tetra!