
Rio Grande do Sul giro de notícias : vacinação, flexibilizações mesmo com colapso, Grêmio barrado novamente, receituário sem eficácia, leilão dos aeroportos e linha de transmissão da CEEE
- – –
Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen
- – –
Futebol Campeonato Gaúcho 2021
Gauchão 2021 : jogos, resultados e classificação do Campeonato Gaúcho de futebol
- – –
Vacina, sim!
Idosos de 64 anos começam a ser vacinados contra a Covid-19 em Porto Alegre. A imunização ocorre nas 38 unidades de saúde de referência das 8h às 17h, e em três drive-thrus, das 9h às 17h. Lembrando que para se vacinar é necessário apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência na Capital.
Ainda em situação de colapso, Porto Alegre deve ter flexibilizações
Na noite de quarta-feira (07.04), Porto Alegre dispunha de 1.003 leitos de UTI, mas atendia a 1.030 pacientes – 726 deles com diagnóstico de Covid-19. As Unidades de Pronto-Atendimento da Capital seguiam superlotadas e atendendo apenas a casos graves. Cerca de 12,1 mil pessoas estão consideradas como casos ativos de Covid-19 na cidade, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Ainda assim, flexibilizações devem ser confirmadas.
A sinalização ganhou força após reunião entre o prefeito Sebastião Melo (MDB) e o governador Eduardo Leite (PSDB), que, a despeito de trocas de rusgas recentes, pareceram ter aparado arestas. O pedido de Melo para liberar atividades não essenciais nos sete dias da semana deve ser atendido por Leite. O prefeito, outrora crítico da cogestão do distanciamento controlado, garantiu respaldo ao que for definido pelo Piratini.
O momento que caminha às flexibilizações ocorre na mesma semana em que entidades de saúde que compunham o Conselho Multissetorial para o Enfrentamento à Covid na Capital (Comue) decidiram deixar o colegiado. A saída ocorre em razão à condução do Conselho que, segundo o Sindicato e o Conselho dos Enfermeiros, o Conselho Municipal de Saúde e Centrais Sindicais do RS, favorecem setores empresariais nas decisões.
A prioridade aos setores empresariais nas decisões sobre a pandemia é algo que foi abordado em reportagem do Matinal na semana passada. Sob Melo, árduo defensor da economia aberta, as mortes por Covid-19 dispararam na Capital. Em resposta à saída de representantes da saúde do Conselho, a resposta foi de que o Comue tem caráter consultivo e “sem protocolos formais”.
Grupo CCR adquire operações que incluem aeroportos do Rio Grande do Sul
O mesmo grupo que administra a freeway adquiriu as operações de nove aeroportos que foram leiloados pelo governo federal. Ao apresentar uma proposta de 2,1 bilhões de reais, o CCR venceu a disputa pelo Bloco Sul, que inclui os terminais localizados nos municípios de Bagé, Pelotas e Uruguaiana. O valor representa um ágio de 1.534% em relação ao preço mínimo estipulado para o lote, que era de 130,2 milhões de reais. Durante o leilão, realizado na bolsa de valores de São Paulo, a B3, 22 aeroportos foram repassados a grupos privados. A concessão é válida pelos próximos 30 anos e a arrecadação gerada foi de 3,3 bilhões de reais.
Braço de transmissão da CEEE pode render no mínimo 1,7 bilhão de reais
Uma semana após negociar o braço de distribuição da CEEE, o Governo do Rio Grande do Sul prepara-se para encaminhar a desestatização da área de transmissão da estatal. Em um comunicado, o grupo informou que o lance mínimo para arrematar o setor será de quase 1,7 bilhão de reais. O preço equivale a 66,06% do capital social da CEEE-Par, holding controlada pela administração estadual. O leilão da CEEE-T ainda não tem data para ocorrer, mas o Executivo gaúcho espera a publicação do edital para o final de maio.
Receituário com remédios sem eficácia contra a Covid-19 é encontrado em Taquara
Depois do uso do tratamento experimental com nebulização de hidroxicloroquina, que não tem eficácia comprovada contra a Covid-19, circula em Taquara, município do Vale do Paranhana, um receituário impresso e patrocinado com remédios que compõem o chamado “kit covid”. No documento, constam, além da hidroxicloroquina, a ivermectina, a azitromicina, e outros quatro remédios que não inibem o coronavírus. O receituário tem a chancela de um conselho de médicos da cidade e conta com o apoio de comércios. À reportagem de GZH, as empresas alegaram que doaram valores para uma campanha de conscientização sobre o vírus e que não tinham conhecimento da confecção do folheto.
Barrado outra vez, Grêmio vê suspeita de surto aumentar
Por precaução, o Grêmio afastou o lateral Victor Ferraz e o zagueiro Emanuel da sua delegação que joga pela Libertadores na sexta-feira (09.04). Apesar de terem testado negativo para Covid-19, ambos queixaram-se de sintomas compatíveis com o coronavírus e retornaram a Porto Alegre em um voo sanitário, acompanhados do goleiro Paulo Victor e do lateral Vanderson, que tiveram o diagnóstico confirmado um dia antes. No clube, o técnico Renato Portaluppi também está com Covid-19 e sequer embarcou para a viagem. O Tricolor encara o Independiente del Valle, do Equador, no Paraguai após medidas das autoridades locais. Foi o segundo jogo como visitante do Grêmio que acabou transferido em razão da pandemia. Na fase anterior, o Ayacucho, do Peru, precisou receber a equipe gaúcha no Equador.
Rio Grande do Sul Flash News
Em carta aberta ao governador Eduardo Leite, trabalhadores da educação pediram prioridade na vacinação contra a Covid-19. O documento foi entregue durante um ato realizado no Palácio Piratini. Pedido justo, para quem sofre com a insistente e insana volta as aulas do governo estadual.
As prisões relacionadas a casos de violência doméstica aumentaram 375% durante o primeiro trimestre. Segundo a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, 38 pessoas foram detidas no período.
A UFRGS deverá ser a responsável pela realização do laudo definitivo das condições do Esqueletão. O documento apontará se o prédio será revitalizado ou demolido.
Os vereadores de Porto Alegre mantiveram o veto da Prefeitura ao projeto que previa o uso do cartão TRI vale-transporte em lotações. Entre as justificativas, o texto visava diminuir a lotação no transporte público.
Na mira da Prefeitura para ser privatizada, a Carris acumulou um déficit de 345 milhões de reais ao longo de dez anos. Vale lembrar que a Carris é a única empresa de transporte coletivo por ônibus que renovou frota nos últimos 4 anos.
Até o fim do ano, sete portais do Guaíba, na Zona Sul, serão revitalizados e terão uma rota para passeios de bicicleta .
Programa Farmácia Solidária, que incentiva a doação de remédios não usados pela população, foi aprovado pela Câmara de Canoas. A ideia é assegurar que a iniciativa funcione como um serviço complementar à assistência farmacêutica.