Início » Rio Grande do Sul giro de notícias : flexibilizações e bandeiras esfarrapadas do Distanciamento ‘Des’controlado de Eduardo Leite, vacinação, Ford e Banco do Brasil

Rio Grande do Sul giro de notícias : flexibilizações e bandeiras esfarrapadas do Distanciamento ‘Des’controlado de Eduardo Leite, vacinação, Ford e Banco do Brasil

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias
Rio Grande do Sul giro de notícias : flexibilizações e bandeiras esfarrapadas do Distanciamento 'Des'controlado de Eduardo Leite

Sortimentos Rio Grande do Sul giro de notícias :

Flexibilizações e bandeiras esfarrapadas do Distanciamento ‘Des’controlado de Eduardo Leite, Mourão defende vacinação, Ford abandona país sem pagar impostos e desmonte do rentável Banco do Brasil. Que país é esse!

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul mudou mais uma vez protocolos do Distanciamento ‘Des’controlado, aumentando o teto de ocupação, tanto no comércio não essencial quanto na administração pública.

A flexibilização ocorre em um momento que ainda não há uma data específica para iniciar a vacinação contra o coronavírus e que o país alcança números alarmantes de casos e mortes.

O Piratini, desesperado por receita e fraco para pressões diz que não faltarão seringas aos gaúchos.

Previsão do tempo: O forte temporal na madrugada sw terça-feira (12.01.21) deixou um rastro de destruição no RS. Em Rio Grande, na região mais afetada do Estado, uma pessoa morreu. Cerca de 310 mil clientes ficaram sem luz – 50 mil só na Capital gaúcha. A chance de instabilidade não se afasta. O calor, que fez Porto Alegre ser a cidade mais quente do mundo na segunda-feira (11.01.21), vai ter máxima de 30°C com sol e chuva.

Eduardo Leite muda protocolos do distanciamento controlado

Mais duas flexibilizações no modelo de Distanciamento ‘Des’Controlado foram confirmadas pelo governo do Rio Grande do Sul. Elas estão relacionadas ao teto de ocupação de alguns estabelecimentos comerciais e de órgãos públicos. As modificações passarão a valer hoje. De acordo com o executivo estadual, a ocupação máxima de comércios essenciais e das mecânicas deverá levar em conta funcionários do local e clientes.

Na bandeira amarela, que representa o risco mais brando, o limite será de uma pessoa para cada dois metros quadrados. Já na bandeira preta, a de risco altíssimo, o teto será de uma pessoa a cada oito metros quadrados. Ao tratar das repartições públicas, o governo decidiu aumentar os tetos de ocupação em todas as bandeiras. Os prefeitos agora poderão criar regras próprias, com possibilidade de ampliação para até 100% a ocupação para os servidores das cidades. Além das alterações, o governo do Estado confirmou a recusa de cinco pedidos de reconsideração do mapa preliminar da 36ª rodada do Distanciamento Controlado.

Dessa forma, o RS tem 19 das 21 regiões sob bandeira vermelha. As exceções são as áreas de Ijuí e Santa Rosa, que estão na cor laranja ao menos até 18 de janeiro. As bandeiras do Distanciamento ‘Des’Controlado de Eduardo Leite estão cada vez mais esfarrapadas.

Recuperado, Mourão contraria Bolsonaro e defende vacinação

Recuperado há pouco da Covid-19, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) incentivou a vacinação contra o coronavírus. Em sua volta ao trabalho, ele destoou do presidente Jair Bolsonaro e afirmou que pretende se vacinar, mesmo após ter sido considerado curado: “É uma questão coletiva, não é individual”, destacou o vice, que ainda prometeu “não furar a fila”.

Falta, contudo, uma data para iniciar a campanha de vacinação em nível nacional – ao menos mais objetiva do que o “Dia D e Hora H” citados pelo ministro Eduardo Pazuello. No Rio Grande do Sul, ao menos a logística parece avançar: o Governo do Estado assegurou a aquisição de 10 milhões de seringas e a UFRGS disponibilizou 55 geladeiras e quatro veículos para auxiliar na vacinação em Porto Alegre.

Plano do Banco do Brasil deverá ter mais impacto no interior

O processo de reorganização operacional desencadeado pelo Banco do Brasil, no qual prevê a adesão a programas de desligamento de até 5 mil funcionários, pegou de surpresa e causou apreensão em trabalhadores.

“Os funcionários em home office e aqueles afastados por serem de grupos de risco são os mais preocupados com tudo isso”, atestou a diretora do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, Bianca Garbelini.

Apesar de ainda não conhecer os planos específicos para o Rio Grande do Sul, ela acredita que o maior impacto se dará em cidades do interior. Em todo o país, o Banco do Brasil deverá desativar 361 unidades, sendo 112 agências, além de transformar 243 agências em postos de atendimento.

Ford encerra fábricas no Brasil

A Ford informou que vai fechar as três fábricas em operação no Brasil: em Taubaté (SP), em Horizonte (CE) e em Camaçari (BA). A última delas foi aberta após a montadora romper o contrato que havia sido firmado em 1998 com o Rio Grande do Sul, à época governado por Antônio Britto (PMDB).

No ano seguinte, Olívio Dutra (PT) assumiu o Piratini e, antes que fosse paga a segunda parcela do financiamento pelo Banrisul, foi exigida uma prestação de contas, conforme o contrato. Mas a empresa alegou que o atraso na liberação do dinheiro configurava quebra de contrato e abandonou o canteiro de obras em Guaíba rumo a Camaçari. Em 2016, após acordo homologado pelo Superior Tribunal de Justiça, o governo do RS recebeu 216 milhões de reais de indenização da Ford.

Em 2020, estudo publicado pela Secretaria de Estado da Fazenda do RS afirma que o caso Ford se explica menos por questões ideológicas e mais pela situação financeira do Estado, “já deterioradas” quando Olívio assumiu.

Olívio Dutra, o sábio

A colunista Rosane de Oliveira, de GZH, lembrou que o petista foi atacado pelos adversários por “ter mandado a Ford embora” e, na época, disse: “Essa empresa quer incentivos fiscais que as nossas não têm. O dia que achar que o Brasil não serve mais, vai embora e não dá nem tchau”.

A fábrica na Bahia, aliás, fechará as portas sem nunca ter pago um centavo de imposto, conforme mostrou o jornalista Marcelo Soares no Twitter.

Rio Grande do Sul Flash News

O prefeito Sebastião Melo determinou a exoneração de 30 cargos de confiança na Procempa. Ele pediu um relatório de atividades para avaliar a efetividade do teletrabalho na estatal.

As atividades no setor de eventos irão retornar em março na Capital gaúcha. A retomada será feita com mais rigor nos protocolos de segurança. Já os cinemas reabrem as salas ainda nesta semana.

Duas novas etapas da pesquisa da UFPel sobre prevalência da Covid-19 foram confirmadas. A próxima coleta de dados ocorrerá entre os dias 5 e 8 de fevereiro.

Duas empresas foram autuadas pela prefeitura por descarte irregular de lixo na zona Norte de Porto Alegre. As multas variam de 5 mil reais a 50 milhões de reais.

A cesta básica de Porto Alegre apresentou alta de 21,60% em 2020, segundo o Dieese. Todos os 13 produtos pesquisados tiveram reajuste no ano passado.

Empresa paulista venceu a disputa pela concessão do Parque Nacional dos Aparados da Serra. A companhia se comprometeu a investir 260 milhões de reais em 30 anos no local.

A fábrica da Yoki fechará as portas em Nova Prata, o que acarretará na demissão de 300 funcionários.

Metade dos leitos de hotéis e pousadas do Litoral Norte estão reservados para o Carnaval 2021. A procura está até acima da média dos anos anteriores, conforme o Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes do Litoral Norte.

A ausência dos turistas argentinos neste veraneio faz com que cerca de 500 milhões de reais deixem de circular no RS. Os impactos econômicos vão da fronteira ao litoral.

O CPERS realizará ato em frente ao Palácio Piratini contra os descontos das direções de 40 escolas. Os educadores também irão protestar pelo pagamento dos dias de greve.

Além da pandemia, uma velha polêmica voltou às discussões, com a saída da Ford do Brasil. Aquela mesma que instalaria uma fábrica no Rio Grande do Sul 20 anos atrás.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.

Temporada Verão 2021 : noticias dos municípios do litoral gaúcho, catarinense, paranaense, paulista, fluminense e capixaba