Rio Grande do Sul Giro de Notícias : vacinação, bandeira vermelha, CPI das mortes em hospital, privatização da Carris e movimento indígena

Sortimento Futebol - Sortimento Notícias - Sortimento Finanças e Negócios - sortimento.com.br
Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias
Sortimento News – Sortimento Giro de Notícias

Sortimentos.com Flash News 22.04

Rio Grande do Sul Giro de Notícias : vacinação, bandeira vermelha, CPI das mortes em hospital, privatização da Carris e movimento indígena

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

  • – –

Futebol Campeonato Gaúcho 2021

Gauchão 2021 : jogos, resultados e classificação do Campeonato Gaúcho de futebol

Grêmio anunciou Tiago Nunes como novo técnico. O profissional assinará um contrato até dezembro de 2022.

Vacina, sim!

Segue a vacinação para pessoas com 61 anos ou mais nas unidades de saúde e drive-thrus da Capital gaúcha. Lembrando que se você perdeu o prazo da segunda dose, não espere mais: procure um dos locais de aplicação o mais rápido possível.

Mortes de idosos recuam depois da vacinação contra a Covid-19

Os óbitos de idosos com mais de 80 anos por coronavírus no Estado apresentam sinais de queda depois do avanço da campanha de imunização, iniciada em janeiro. Segundo reportagem de GZH, o percentual de vítimas nessa faixa etária caiu 41% no período entre 19 de março e 19 de abril em comparação com o intervalo entre 19 de janeiro e 19 de fevereiro. Em números absolutos, a queda foi de 25%. Dados dos cartórios apontam para a mesma direção, de acordo com o G1. Mas especialistas observam que não se pode descartar outras razões nem fazer uma avaliação definitiva por enquanto – até porque nem todos idosos receberam a segunda dose, que garante a eficácia total do imunizante. Aliás, na terça-feira, a Secretaria da Saúde da Capital informou que 22.594 pessoas estavam com esquema de vacinação contra Covid-19 atrasado. Na tentativa de avançar na campanha, a Secretaria Estadual da Saúde solicitou ao Ministério da Saúde autorização para que municípios que já vacinaram 90% da população acima de 60 anos possam imunizar as pessoas com comorbidades. Já a Assembleia Legislativa fez movimento junto ao STF para pressionar pela antecipação da vacinação dos professores e a retomada das aulas, informa a colunista Taline Oppitz.

Municípios da região Metropolitana de Porto Alegre buscam a volta da bandeira vermelha

Em busca de mais flexibilizações, o consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre irá pedir ao governo do RS a adoção da bandeira vermelha. A ideia é ampliar a liberação das atividades econômicas, principalmente porque o Estado está há oito semanas sob bandeira preta. A demanda deverá ser encaminhada ao governador Eduardo Leite (PSDB) pelo prefeito da Capital, Sebastião Melo (MDB). Das 21 regiões analisadas no Distanciamento Controlado, sete ainda não têm vagas em UTI da rede privada. A situação é registrada em Pelotas, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Novo Hamburgo e Passo Fundo. A taxa de ocupação, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, era de 86,8% no feriado. As internações por Covid-19 representavam 77,63%.

Testemunhas relatam que hospital de Campo Bom sabia de redução na carga de oxigênio

A nova rodada de depoimentos da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga a morte de seis pacientes no Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, trouxe revelações importantes do caso. Uma das testemunhas relatou que a Instituição foi informada da redução de oxigênio um dia antes das fatalidades. Além disso, o valor destinado ao serviço já não seria suficiente para mantê-lo. Consultada pela reportagem de GZH, a administração do Lauro Réus não se pronunciou. A CPI ainda pretende ouvir em breve uma pessoa que tinha depoimento marcado, mas não compareceu.

Apresentado projeto de privatização da Carris em Porto Alegre

A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, apresentou, durante a reunião sobre a reestruturação do transporte público de Porto Alegre, a proposta que prevê a privatização da Carris. O projeto ainda será analisado e debatido pelo executivo municipal e enviado à Câmara de Vereadores. O prefeito disse não ver outro caminho para a empresa que, atualmente, tem 18 milhões de reais de passivo trabalhista. Conforme análises da prefeitura, o custo do quilômetro rodado é superior àquele gasto pelas companhias privadas.

Por omissão da Funai, guaranis de todo o Estado vêm a Porto Alegre blindar território de invasores

Um grupo de jovens indígenas guarani promovia um pequeno mutirão na tarde de ontem. Eles precisavam erguer uma cerca ao redor da aldeia Pindo Poty, que fica a poucos metros da rotatória de entrada do bairro Lami, na estrada do Varejão, uma movimentada via do extremo sul de Porto Alegre.

Enquanto alguns faziam correr o rolo de arame farpado entre as vigas de madeira fixadas no chão, outros martelavam para deixar firme a proteção. “É para a segurança do nosso povo”, explica Roberto Ramires, o cacique da aldeia.

O motivo da precaução é o aparecimento de uma outra cerca, instalada logo depois da roça de mandioca, milho e melancia dos indígenas, mas que não foi colocada lá por eles. Atrás dela, foram erguidos na semana passada três barracos de madeira, onde agora mora gente estranha aos guaranis e que reivindica um pedaço de chão que a etnia tenta provar que é seu pelo menos desde 2006.

Como o processo ainda não foi concluído, a Fundação Nacional do Índio (Funai) disse não poder atuar em defesa dos indígenas. Alarmados, os habitantes da aldeia chamaram reforços e, desde a segunda-feira, 19 de abril, diariamente mais indígenas vindos de outras comunidades guarani – de Porto Alegre, do interior do Estado e até de Santa Catarina – desembarcam na localidade. A população local, que é de 30 pessoas, já passa de uma centena, e mais gente deve chegar nos próximos dias. “Assim é feita a luta dos guarani. Tem que ser todo mundo junto, com força total”, assegura o cacique.

Já incêndio em cadeia de terra indígena de Ronda Alta matou quatro pessoas. Vítimas tinham sido presas e foram colocadas em estrutura feita para abrigar casos de indisciplina.

Rio Grande do Sul Flash News

Ato realizado em Porto Alegre pediu o impeachment de ministros do STF. A caminhada começou pacífica, mas houve momentos de hostilidade.

Governador Eduardo Leite antecipou a autorização para o avanço nas carreiras de PMs e policiais civis do RS. O reconhecimento deve ser encaminhado nos próximos dias.

Após serem proibidos de ingressar na Argentina por Uruguaiana, os caminhoneiros receberam a liberação para entrar em Paso de Los Libres. Um documento alegou falta de condições de segurança de trabalho para a suspensão do trânsito de caminhões.

Donos de restaurantes de Porto Alegre investiram em vendas pela internet e na reformulação de ambientes para aumentar a segurança sanitária e não perder clientes na pandemia.