Rio Grande do Sul giro de notícias : novas flexibilizações, UTI continuam lotadas, nebulização mortal em Camaquã e mortes por falta de oxigênio em Campo Bom

Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul - Sortimentos.com
Giro de Noticias Rio Grande do Sul – Sortimentos.com

Rio Grande do Sul giro de notícias : novas flexibilizações, UTI continuam lotadas, nebulização mortal em Camaquã e mortes por falta de oxigênio em Campo Bom

  • – –

Informe produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, Brasil 61 e assessorias de imprensa. Opinião e intervenções por Fábio Juchen

  • – –

Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro com a quinta maior população e quarto em número absoluto de casos de Covid-19 no país. Fracasso da gestão das bandeiras esfarrapadas do Distanciamento Controlado. Controlado ? Não. O uso do termo indica incompetência. Fica a questão do papel do Comitê Gestor com especialistas. Eles respaldam as decisões do líder do Executivo ou são ‘bobos da corte’ ?

Futebol Campeonato Gaúcho 2021

Gauchão 2021 : jogos, resultados e classificação do Campeonato Gaúcho de futebol

Siga Sortimentos.com :  Twitter || Facebook || Instagram || Youtube

Vacina, sim!

A vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre passa a abranger mais uma faixa etária: a partir dos 71 anos. As doses estão disponíveis em 33 unidades de saúde e em três pontos de drive-thrus.

Leite deve anunciar novas flexibilizações

Seria otimista demais dizer que os números da pandemia arrefeceram e começam a recuar no Rio Grande do Sul. Mesmo que alguns indicadores apontem para uma leve queda, o cenário é de colapso. Ainda assim, o governador Eduardo Leite (PSDB) deverá definir novas flexibilizações, ao contrário do recomendado por especialistas. A expectativa de setores como comércio e gastronomia é que haja a ampliação no horário de atendimento e funcionamento, que atualmente está restrito até as 20h. A possibilidade ganha corpo com insistentes pedidos do empresariado e defesa pública do presidente da Assembleia, Gabriel Souza (MDB). O deputado, no entanto, defendeu o condicionamento das novas medidas à diminuição de casos. As definições devem ser conhecidas hoje à tarde, quando o Piratini irá liberar o mapa prévio do distanciamento controlado para a próxima semana.

Melo é definido como próximo presidente do Consórcio Granpal

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), será o próximo presidente da Granpal, o consórcio que tem representado as cidades da Região Metropolitana em discussões sobre as medidas para ‘conter‘ a pandemia. Melo tem sido um dos executivos municipais mais críticos às restrições implementadas pelo governo do Rio Grande do Sul. Embora a situação dos hospitais da Capital esteja muito fragilizada, o emedebista entende que são necessárias mais flexibilizações. O cenário das UTIs, no entanto, não recomenda isso. A taxa de ocupação passou de 115% e dos 1.156 pacientes internados, 870 tinham diagnóstico positivo para a Covid-19. O Hospital de Campanha, montado há poucos dias para desafogar outras casas de saúde de Porto Alegre, já está com todos os leitos ocupados.

Na Serra Gaúcha, hospital recorre a medicamentos em desuso para sedar pacientes

A escassez de sedativos e bloqueadores musculares em todo o País tem levado médicos do hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, a recorrerem a medicamentos que normalmente não são usados em terapia intensiva. Em entrevista à BBC Brasil, o anestesista Leonardo Camargo cita o uso de Metadona (opioide) e Diazepam (ansiolítico) em comprimido para pacientes em ventilação mecânica. Sem perspectiva de solucionar o problema, Camargo está levantando o estoque de antialérgicos e antipsicóticos por provocarem sonolência – seria uma “tentativa desesperada” de manter inconscientes os pacientes intubados. Esse é mais um efeito dramático do colapso no sistema de saúde, que também leva profissionais a terem de decidir quem priorizar no atendimento em UTI. Nesta reportagem de GZH, médicos da Capital explicam que se trata de uma escolha complexa, guiada por um conjunto de critérios e não apenas pela idade, por exemplo.

Vale lembrar que recentemente ocorreram manifestações nas cidades da Serra Gaúcha pró flexibilizações. Mesmo sem estrutura hospitalar as pessoas continuam apostando suas vidas em momento de alto contágio por cepa agressiva. Vá entender!”

Polícia Civil e MP apuram conduta de médica após mortes em hospital de Camaquã

Após a morte de três pessoas com Covid-19, que receberam um tratamento experimental com nebulização de hidroxicloroquina diluída, a Polícia Civil e o Ministério Público abriram uma investigação sobre a conduta da médica que atuava no hospital Nossa Senhora Aparecida, em Camaquã. O diretor-técnico do hospital, Tiago Bonilha, afirmou que houve quebra de confiança na relação com parentes de outros pacientes que estão internados no local.

O tratamento com hidroxicloroquina, que não tem eficácia comprovada contra o novo coronavírus, gerou conflitos entre outros profissionais. Ele explicou ainda que a médica envolvida foi desligada do hospital no dia 10 de março, mas ficou acordado que ela poderia seguir atendendo mediante autorização. Das três pessoas que morreram, duas já estavam em estado grave e a terceira tinha boa evolução do quadro até realizar a nebulização.

Falta de oxigênio em hospital pode ter ocasionado outra morte em Campo Bom

A morte de uma sétima pessoa após uma falha no sistema de oxigênio do Hospital Lauro Réus, em Campo Bom, está sendo investigada pelo Ministério Público. O óbito ocorreu durante horas depois de a equipe médica ter de buscar às pressas cilindros de oxigênio portáteis para fornecer o insumo aos internados. Nesse período, seis pacientes com Covid-19 morreram, gerando informações desencontradas de autoridades.

O hospital alegou que não havia como confirmar se o óbito dos pacientes ocorreu devido à falha no oxigênio. Contudo, para a promotora Letícia de Sá, não há dúvida de que faltou oxigênio para as pessoas internadas. O MP poderá pedir indenização à família das vítimas. A Polícia Civil também investiga o caso.

Instituto da Transformação Digital lança o Transformation Labs

A Transformação Digital está mudando a forma de atuar das empresas de todos os segmentos. Por isso, os líderes não podem mais ignorar as inovações em curso e nem um cenário de negócio movido pelo desafio de adaptar-se com grande velocidade.

E para auxiliar neste processo, o Instituto da Transformação Digital (ITD) lança o Transformation Labs, novidade destinada para auxiliar e preparar organizações para atuarem de forma eficiente em novos modelos de negócio.

O presidente do ITD, Paulo Kendzerski, destaca o novo produto do Instituto. “Pensar e atuar digitalmente é o requisito básico, independente do segmento, para sobreviver no mundo atual. As estratégias de transformação digital descrevem a maneira como as empresas estão se adaptando para atender aos requisitos da Era do Consumidor Conectado”, afirmou.

Com uma metodologia exclusiva e diferenciada, os Laboratórios de Transformação serão conduzidos em conjunto pelo ITD com os líderes das empresas, visando transformá-la para enfrentar os desafios. Além de preparar a organização para atuar de forma eficiente nos novos modelos de negócios impostos pela Transformação Digital, a novidade implantará a inovação em todos os processos internos e externos da empresa.

Os Laboratórios ainda buscarão capacitar as equipes para utilizarem metodologias ágeis e ferramentas de Inteligência Digital que permitam atuar com velocidade, agilidade e alcance, além de fazer a empresa se comunicar melhor com o mercado. Os ambientes serão físicos e/ou online, permitindo a realização de estudos, simulações e experimentos diversos, de acordo com o segmento de atuação.

Paulo Kendzerski, presidente do ITD, elenca os benefícios dos Laboratórios de Transformação. “Para empresas tradicionais, alcançar e sustentar uma vantagem competitiva em um mundo em constante mutação exige uma mudança imediata, contínua e em grande escala das suas operações estratégicas e operacionais. A adesão ao nosso novo produto irá levar a organização para outro patamar na inovação”, afirmou.

Os interessados em conhecer mais sobre o Transformation Labs podem agendar uma reunião com a equipe de especialistas do ITD.

Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro com maior potência em energia solar na geração distribuída

O Rio Grande do Sul está entre os três estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração distribuída. Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a região possui 601,8 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

A potência instalada de energia solar distribuída no Rio Grande do Sul coloca o estado na terceira posição do ranking nacional da ABSOLAR. Segundo a entidade, o território gaúcho responde sozinho por 12,3% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída.

O estado possui 54.951 conexões operacionais, espalhadas por 495 municípios, ou aproximadamente 99,6% dos 497 municípios da região. Atualmente, são cerca de 67.792 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.

Flash News Rio Grande do Sul

Artigo publicado no Eurosurveillance indicou a cepa P.1 como predominante em Porto Alegre. Depois de aparecer apenas uma vez em janeiro, em fevereiro, 24 das 27 amostras analisadas eram da variante.

As vendas de ivermectina cresceram 534% e de cloroquina, 119% no RS em 2020, segundo levantamento do Conselho Federal de Farmácia. Ambos remédios não têm eficácia comprovadas contra a Covid-19.

O governador Eduardo Leite anunciou novas mudanças no secretariado. Ronaldo Santini (PTB) ficará com o Turismo, enquanto Silvana Covatti (PP) assumirá a vaga do filho, Covatti Filho (PP).

Assessor do deputado estadual Ruy Irigaray (PSL), investigado pelo Ministério Público, afirmou que foi orientado a mentir ao órgão. O MP apura se o parlamentar usou servidores do gabinete para reformar a própria casa.

O processo de desocupação do “Esqueletão”, no Centro da Capital, foi iniciado. As primeiras famílias começaram a deixar o local depois que um laudo de 2018 indicou que o edifício corre risco de desabamento.

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou a realização da Feira do Peixe. O evento ocorrerá entre 30 de março e 2 de abril em três locais: Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, e nos bairros Restinga e Belém Novo.

O projeto Mulheres Empreendedoras foi lançado pelo governo do RS para dar capacitação a quem quer abrir um negócio. A iniciativa oferece 1,5 mil vagas para cursos com temas como elaboração e desenvolvimento de planos de finanças, inovação e marketing.

Caxias do Sul passará a oferecer a partir da próxima segunda almoços por 1 real. As refeições são destinadas a pessoas que estão em situação de rua e serão servidas em um novo espaço do restaurante popular.

Hospitais de Porto Alegre, da região Metropolitana e do Litoral abriram mais de 450 vagas para a contratação imediata de profissionais da saúde. As instituições oferecem também oportunidades de emprego para trabalhadores de outros setores.