Sortimento Notícias Rio Grande do Sul : CEEE Equatorial, taxa de analfabetismo, transfobia e intolerância religiosa

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 14 de novembro de 2023

Sortimento Notícias Rio Grande do Sul : CEEE Equatorial, taxa de analfabetismo, transfobia e intolerância religiosa

.| Sortimento Notícias destaques de 25 de março de 2024 |. Parte dos clientes da CEEE Equatorial passaram o domingo (24/03/24) à espera do retorno da luz. O temporal de quinta, que deixou mais de 1 milhão de consumidores às escuras, também ocasionou a morte de um menino, em Viamão.


Previsão do tempo: Ensolarada, a semana começa com temperatura agradável em Porto Alegre, com máxima de 29°C à tarde.


Publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Clientes da CEEE Equatorial são os últimos a ter luz religada

Cerca de 23 mil residências atendidas pela CEEE Equatorial ainda estavam sem luz no final da tarde de ontem (última atualização disponível nas redes da empresa) em razão do temporal ocorrido no fim da madrugada de quinta-feira.

No auge do problema, foram mais de 796 mil pontos afetados na área atendida pela companhia. Na região atendida pela RGE, onde 183 mil ficaram sem energia, o serviço está totalmente reativado desde sábado.

Provocada pelo avanço de uma frente fria, a tempestade causou danos em 130 municípios, segundo levantamento da Defesa Civil, que também contabilizou 200 desalojados. A falta de luz em milhares de casas, pela segunda vez em pouco mais de 60 dias, gerou prejuízos ao comércio e transtornos a moradores. Além disso, no rescaldo da intempérie, uma tragédia: em Viamão, um menino de 11 anos morreu ao encostar em um fio solto de um poste da CEEE Equatorial – avariado por conta do temporal, segundo moradores. O prefeito da cidade, Nilton Magalhães, criticou “a omissão, a incompetência e o descaso” da empresa. O caso é investigado pela Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias.


RS tem estabilidade na taxa de analfabetismo e avança na conclusão do ensino médio

Dados da Pnad Contínua, do IBGE, revelaram que o Rio Grande do Sul tem uma das cinco menores taxas de analfabetismo do Brasil, com 2,7% – a média nacional é de 5,4%. O levantamento considera pessoas de 15 anos ou mais e os dados são referentes a 2023. A taxa no estado avançou entre 2022 e 2023, o que representa um ingresso de 24 mil pessoas. Ainda assim, o cenário é considerado de estabilidade.

A Pnad mostrou também que, pela primeira vez, a proporção de homens de 25 anos ou mais que terminaram o ensino médio atingiu 50,0% em 2023 – a proporção de mulheres com a mesma formação chegou a 53,5%. O recorte racial indica que brancos são os que mais completaram o ensino médio, ainda que a população preta ou parda tenha reduzido a diferença nos últimos anos.


Transfobia e intolerância religiosa: pesquisador alerta para violações em comunidades terapêuticas

O tema das violações de direitos humanos nas comunidades terapêuticas para dependentes químicos retornou ao debate público com a aprovação, no final de fevereiro, da criação do Dia Nacional das Comunidades Terapêuticas, pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal, com voto favorável do relator, o senador gaúcho Paulo Paim (PT). De autoria do senador Flávio Arns (PSB-SP), o projeto foi amplamente criticado pela comunidade científica brasileira por alegadamente fortalecer a política manicomial.

Para entender a origem das críticas, a Matinal entrevistou o psicólogo e professor Rafael Wolski de Oliveira, docente na Unisinos, doutor e mestre em Psicologia Social. Em sua tese de doutorado, ele conversou com pessoas que tiveram experiências em comunidades terapêuticas e alerta para as violações cometidas nesses espaços, como transfobia e intolerância religiosa.


Giro de Notícias

  • Começa a vacinação contra a gripe no RS para grupos prioritários.
  • A dengue já matou 37 pessoas em 2024 no estado do Rio Grande do Sul. A Secretaria Estadual da Saúde reforça a importância de procurar atendimento logo nos primeiros sintomas, entre eles, febre acima de 39°C, dor de cabeça e dor no corpo.
  • O Brique completou 46 anos no domingo (24/03/24) e a comemoração contou com apresentações musicais e de dança entre outras atrações.
  • O clima de incerteza preocupa os antigos lojistas do Viaduto Otávio Rocha, que não sabem se poderão voltar ao espaço após a conclusão da reforma. O local deve ser concedido à iniciativa privada.
  • Depois do calorão que castigou o público em 2024, a edição 2025 do South Summit Brazil ficou para abril, nos dias 9, 10 e 11.
  • O CPERS convocou paralisação para o dia 4 de abril. Sindicato cobra reajuste para funcionários de escola, que ficaram fora do aumento no piso.
  • Realizada na semana passada, a audiência pública sobre a concessão da gestão do Gasômetro teve pouca adesão da população. As obras de revitalização do espaço podem ser concluídas até o final deste ano.
  • Com salários de até 20 mil reais, RS tem mais de 1,3 mil vagas abertas em concursos.


Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Direita e centro se movimentam de olho em candidatura à prefeitura

A dez dias do fim da janela partidária, as peças que formarão o jogo eleitoral em Porto Alegre seguem se mexendo. A vereadora bolsonarista Comandante Nádia trocou no fim da semana o PP pelo PL, sigla do ex-presidente. A princípio, ela irá concorrer à reeleição, mas, com a migração, seu nome surge como opção para compor a chapa majoritária – ainda é incerto se o PL terá candidatura própria ou se voltará a indicar o vice na chapa de Sebastião Melo (MDB). O prefeito, aliás, em fala na convenção do MDB, fez discurso alinhado ao bolsonarismo.

Ao centro, siglas como União Brasil, PDT, PSB e Avante buscam ampliar conversas, em especial com o PSDB, na tentativa de formação de alguma coligação. Do bloco, devem concorrer Juliana Brizola (PDT) e Thiago Duarte (União Brasil). Ambos anteveem uma polarização entre Melo e Maria do Rosário (PT) e enxergam aí espaço para as candidaturas poderem crescer.


Lembrete para as eleições 2024 : Antes de definir o voto em Sebastião Melo e nos seus aliados no Executivo e na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, reflita : transporte, ecologia e educação não são prioridades dos governistas do Executivo e Legislativo municipal de Porto Alegre.

Lembre : caso de desvio na Secretaria de Educação, a aplicação no SUS de metade do proposto pela Secretaria Municipal da Saúde, as falhas e omissões no Portal da Transparência e o desrespeito lei por elevar salário de CCs que estão lotados em uma secretaria mas trabalham em outras. Você concorda, aprova ?

Preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.

Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.

Relembre: em entrevista à Matinal, a secretária de Parcerias da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, admitiu que a transação da CARRIS – companhia pública de transporte foi um mau negócio para a prefeitura.

A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) em acordo com os vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir à Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já, garantir o lucro dos empresários numa concessão pública, é fundamental.

Menos educação : Em 2021, sob a gestão de Audino, a Smed não havia aplicado o mínimo obrigatório em educação. A ex-secretária da Educação de Sebastião Melo, Sônia da Rosa, foi presa na operação Capa Dura da Polícia Civil do RS, que apurou problemas na compra de produtos. O TCE sugere responsabilização do prefeito Sebastião Melo (MDB).

Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.

Pense antes em quem votar, para quem os políticos vão governar e legislar. Se será para você e para a população ou para seleto e pequeno grupo de privilegiados.