Rio Grande do Sul Notícias : mortes por dengue, escolas estaduais, Área Azul e mortes no trânsito

Sortimento Noticias - sortimento.com.br

Rio Grande do Sul Notícias : mortes por dengue, escolas estaduais, Área Azul e mortes no trânsito

. Sortimento Notícias . O news da Matinal destaca o aumento de mortes por dengue no Rio Grande do Sul, os problemas estruturais em duas escolas estaduais, a gestão da Área Azul em Porto Alegre e dados sobre a causa das mortes no trânsito de Porto Alegre.


Publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine a Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Previsão do tempo: Hoje o dia será de sol no Estado e um frio atípico para março. Na capital, a máxima chega a 28ºC.


Sobe para 14 o total de mortos por dengue em 2024 no RS

Mais três novos óbitos por dengue no estado foram confirmados, elevando para 14 o total de mortes pela doença. De acordo com a Secretaria de Saúde, dentre as últimas vítimas, havia uma mulher de Cerro Largo, de 67 anos, com doenças pré-existentes; outra com 26 anos, de Frederico Westphalen; e um homem de 72 anos da cidade de Giruá, sem comorbidades.

Na região metropolitana, devido ao aumento dos casos em Novo Hamburgo, que contabiliza 2.137 incidências e um óbito, a prefeitura decretou situação de emergência para fortalecer o combate à doença. Já em São Leopoldo, há aumento não só nos casos de dengue, como também nos de covid-19. O prefeito Ary Vanazzi anunciou que seis unidades da UBS terão horário estendido, com o uso obrigatório de máscaras, 15 novos agentes de endemias serão contratados e também haverá a compra de 10 mil testes rápidos de ambas as doenças.

A epidemia é nacional, com 1.017.278 de casos prováveis da doença e 214 mortes confirmadas em 2024 em todo o Brasil. A taxa de incidência chega a 501 casos por 100 mil habitantes. Mas a crise já se espalha em todo o continente, com Paraguai e Argentina passando por quadros ainda mais preocupantes.

Vacinas – As vacinas ofertadas pelo SUS contemplam 521 municípios no país, mas nenhum deles gaúcho. No final de fevereiro, a Famurs reforçou o pedido do governo do estado ao Ministério da Saúde. Em dezembro do ano passado, uma reportagem da Matinal já alertava para a tendência de alta em 2024, que tem tido um verão marcado por forte calor e chuvas mais frequentes, cenário ideal para a proliferação do mosquito.

Escolas Estaduais : Julinho e NEEJA Paulo Freire enfrentam quadro crítico

O Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, iniciou o ano com espaços interditados e falta de professores. A queda no número de matrículas — de uma média histórica de 5 mil alunos para os atuais 1.050 neste ano – vem reduzindo os repasses ao longo dos anos. Como consequência, a instituição tem problemas sérios de infraestrutura. Além disso, a falta de docentes, especialmente nas áreas de matemática e fundamentos tecnológicos, dificulta a implementação dos itinerários educativos do Novo Ensino Médio.

Outra instituição em situação precária é o NEEJA Paulo Freire, que oferece, em uma zona nobre da capital, formação para que jovens e adultos retomem a educação básica. Com problemas no telhado – agravados pelas chuvas de janeiro –, as aulas foram transferidas para uma escola a 5 quilômetros dali, dificultando o acesso dos estudantes, problema recorrente em Porto Alegre, segundo mostrou reportagem da Matinal de 2023.

“Continuamos subsidiando estacionamento em área pública”

Falando em transporte, a Matinal publica hoje uma entrevista com o urbanista Anthony Ling, que questiona a gestão da Área Azul, cuja arrecadação deve ser investida no transporte público da capital. Para ele, o preço baixo e a localização das vagas são pontos críticos. “Continuamos subsidiando o estacionamento em área pública no momento em que se cobra substancialmente menos do que no privado”, afirma Ling, que também considera poucas as ruas com a presença de Área Azul – atualmente são 6.896 vagas pela cidade.

A má gestão do estacionamento rotativo pode ser ilustrada em vias ao redor desses espaços: “Tem muitas ruas que estão repletas de carros o dia inteiro, onde o espaço é escasso, a terra é cara e onde não se cobra nada para as pessoas estacionarem o seu carro”, salienta. A prefeitura reajustou o valor das vagas públicas no final de janeiro, mas evita estimar o montante arrecadado, que deve ser injetado no transporte coletivo.

Atropelamento é a principal causa de mortes no trânsito de Porto Alegre

Das 355 pessoas que perderam a vida nas ruas da cidade, entre 2019 e 2023, 121 delas foram atropeladas, sendo essa a causa mais recorrente de mortes no trânsito da capital. GZH mostrou, a partir dos dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que mais da metade das vítimas são idosas. Ao todo, foram registrados 68 óbitos por atropelamento de pessoas com mais de 60 anos de idade.

Os dados revelam que os motociclistas são outro grupo vulnerável entre as vítimas – mas também são causadores dos acidentes. No fim de fevereiro, reportagem da Matinal mostrou que o tempo de travessia em semáforos para pedestres em vias importantes pode ser de apenas 13 segundos. O curto intervalo obriga as pessoas a correr, comprometendo a segurança e a acessibilidade nas ruas da capital.

Lobo-guará em Cambará do Sul

Um lobo-guará foi avistado no domingo (3/3/24), em Cambará do Sul, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A espécie é mais uma na lista dos animais ameaçados de extinção no Brasil, e suas aparições são raras. O registro da passagem do animal pelo Cânion Fortaleza foi feito pelos funcionários da empresa Urbia Cânions Verdes, que administra o local. Apelidado de “fantasma dos aparados” pela população, outro lobo-guará havia sido visto em janeiro de 2023.

Nova diretoria do CEAPE-Sindicato toma posse no próximo dia 7/3

A nova diretoria do CEAPE-Sindicato toma posse na quinta-feira (7/3/24), 18h, no Café da Catedral, na Capital. O Auditor Hildebrando Pereira assume a gestão buscando mais integração para debater questões técnicas e funcionais da categoria e temas estaduais e federais que afetam o serviço público.

Giro de Notícias

O livro O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, agora foi censurado em Curitiba. O caso vem a reboque do pedido de recolhimeto da obra em uma escola estadual do RS, ordem derrubada pela Seduc.

Aos que querem calar a voz do escritor, a resposta dos leitores tem sido a alta procura pelo livro, que ainda pode ser encontrado em livrarias de bairro. Aproveitamos para lembrar a entrevista concedida por Tenório ao repórter Ricardo Romanoff.

Para colocar na agenda: depois de reclamações do público que frequenta os parques Marinha do Brasil e Redenção, a prefeitura anunciou o prazo para a conclusão das reformas: final de março.

O prefeito Sebastião Melo disse que vai à justiça para obrigar companhias telefônicas a remover fios soltos e inutilizados na cidade.

Número de homicídios e latrocínios diminuiu tanto no estado quanto na capital, de acordo com a SSP. Já a taxa de feminicídios se mantém, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Merong Kamakã foi encontrado morto em MG. O cacique foi uma das lideranças da ocupação Lanceiros Negros, em Porto Alegre.

O projeto de lei que visa regulamentar o trabalho de motoristas de aplicativo segue em discussão no Congresso, após a assinatura do presidente Lula na segunda-feira.


Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Lembre : caso de desvio na Secretaria de Educação, a aplicação no SUS de metade do proposto pela Secretaria Municipal da Saúde, as falhas e omissões no Portal da Transparência e o desrespeito de lei por elevar salário de CCs que estão lotados em uma secretaria mas trabalham em outras. Você concorda, aprova ?

Preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.


Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.


Relembre: em entrevista à Matinal, a secretária de Parcerias da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, admitiu que a transação da CARRIS – companhia pública de transporte foi um mau negócio para a prefeitura.


A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) em acordo com os vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir a Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já, garantir o lucro dos empresários numa concessão pública, é fundamental. Pense antes em quem votar, para quem os políticos vão governar e legislar. Se será para você e para a população ou para seleto e pequeno grupo de privilegiados.


Menos educação : Em 2021, sob a gestão de Audino, a Smed não havia aplicado o mínimo obrigatório em educação. A ex-secretária da Educação de Sebastião Melo, Sônia da Rosa, foi presa na operação Capa Dura da Polícia Civil do RS, que apurou problemas na compra de produtos. O TCE sugere responsabilização do prefeito Sebastião Melo (MDB).


Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.