Peru 0 x 1 Brasil – Marquinhos marca no final do jogo e garante liderança da seleção na eliminatória Sul-Americana da Copa do Mundo 2026
O Brasil venceu o Peru por 1 a 0 na madrugada de quarta-feira (13/09/23), no Estádio Nacional de Lima, em jogo válido pela 2ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. O autor do gol foi Marquinhos aos 45 minutos do segundo tempo, de cabeça, após escanteio cobrado por Neymar.
Em escanteio de Neymar pela esquerda, Marquinhos se antecipou no primeiro pau e desviou de cabeça para o gol. Em seu 80º jogo com a amarelinha, o zagueiro marcou pela sétima vez.
No primeiro tempo a seleção brasileira teve dois gols anulados por impedimento. No segundo tempo, desconectada, errou diversos passes e sem jogadas teve dificuldades para criar chances de gols. Já a defesa esteve sólida. O Peru não criou nenhuma chance clara de gol contra a equipe de Fernando Diniz .
A Seleção Brasileira teve seu primeiro gol anulado aos 16 minutos, por impedimento de Neymar antes de Raphinha marcar. Aos 29, Richarlison recebeu cruzamento de Bruno Guimarães e cabeceou para dentro, mas estava um pouco à frente. Em checagem muito demorada, o VAR demorou quase sete minutos para invalidar o lance.
A anulação ampliou o calvário de Richarlison em 2023. O atacante tem apenas dois gols em 29 jogos no ano, na soma por Seleção e Tottenham. O camisa 9 teve outra boa chance no primeiro tempo, em cabeçada para fora. Ele deu lugar a Gabriel Jesus aos 19 minutos da etapa final.
A Seleção chegou aos 6 pontos e se manteve na liderança, à frente da Argentina pelo saldo de gols (5 a 4). O Brasil também manteve a escrita de nunca ter perdido para o Peru nas Eliminatórias. Os peruanos têm 1 ponto e estão em 6º lugar, junto com o Paraguai.
A Seleção Brasileira atingiu a marca de 36 jogos de invencibilidade no qualificatório para o Mundial. A última derrota foi em outubro de 2015, para o Chile, na primeira rodada das Eliminatórias para a Copa de 2018.
A Seleção volta a campo na Data FIFA de outubro para mais dois jogos das Eliminatórias. Os adversários serão a Venezuela, em Cuiabá (12/10), e o Uruguai, em Montevidéu (17/10).