Sortimento Notícias Rio Grande do Sul : chuva, terceirizada, índice de estupros e legislação ambiental

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 14 de novembro de 2023

Sortimento Notícias Rio Grande do Sul : chuva, terceirizada, índice de estupros e legislação ambiental

. Destaques do Sortimento Notícias Rio Grande do Sul de 15de abril de 2024 |. O volume de chuva que deve cair até terça-feira (16/04/24) motivou um alerta do Inmet. Só em Porto Alegre, mais de dois terços da chuva esperada para todo o mês, denúncia contra terceirizada da CEEE Equatorial, o índice de estupros no RS e o alerta de pesquisadores da UFRGS sobre mais um projeto que provoca mudanças na legislação ambiental.


Publicação com conteúdo da newsletter da Matinal : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Inmet alerta para chuva de até 74 milímetros em Porto Alegre

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas fortes e ventos em todas as regiões do Rio Grande do Sul até as 18h de amanhã. O aviso, publicado no domingo, aponta que a chuva deve ser de 50 a 100 milímetros por dia, com ventos de 60 a 100 km/h, principalmente no litoral norte do estado. Em Porto Alegre, o volume de chuva deve chegar aos 74 milímetros – um pouco mais de dois terços do volume total que costuma atingir o mês de abril, de 114,4 milímetros. De acordo com o Inmet, os temporais previstos para o estado podem provocar quedas de galhos e árvores, alagamentos e risco de falta de energia elétrica nos municípios.

O excesso de chuvas já provoca transtornos no oeste e no litoral norte gaúcho. Não muito distante, em Santa Catarina, um deslizamento de terra causado pelo alto volume de chuva interrompeu o trânsito na BR-101 no domingo, em Palhoça / SC.


Ex-funcionários de terceirizada da Equatorial denunciam falta de treinamento e EPIs vencidos

Técnicos eletricistas da Setup Serviços Especializados apontam irregularidades que teriam sido cometidas pela empresa que presta serviços para a CEEE Equatorial, em Tramandaí. Uma reportagem do Sul21 analisou processos judiciais movidos por ex-funcionários, que acusam a empresa de não fornecer treinamento adequado e alegam ter sido submetidos a usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) vencidos e danificados. As ações dos trabalhadores visam reverter decisões de demissão por justa causa e acabaram expondo falhas que teriam sido cometidas pela empresa.

Um dos ex-funcionários relatou não ter recebido o treinamento completo, precisando aprender as atividades “no dia a dia”. Os documentos citam ainda direitos não pagos, como horas extras e descontos excessivos na folha dos trabalhadores. Em todas as ações, a CEEE Equatorial é acionada de forma subsidiária, como tomadora dos serviços finais.


RS registra seis casos de estupro de mulheres por dia no primeiro trimestre

Em média, seis mulheres procuraram a polícia por dia para denunciar casos de estupro no Rio Grande do Sul entre janeiro e março deste ano. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado, foram feitas 559 ocorrências, número 24,3% menor em comparação com o mesmo período do ano passado – vale lembrar que a média é formada por casos registrados, já que boa parte dos crimes sexuais não chegam ao conhecimento dos órgãos de segurança, por receio das mulheres de buscarem ajuda.

Na Delegacia de Atendimento à Mulher, em Porto Alegre, uma série de falhas no serviço têm levado vítimas a desistirem de atendimento. A capital é a cidade que lidera a lista com mais casos, contabilizando 81 registros, ou seja, quase um por dia; na sequência estão Canoas, com 27, e Viamão, com 19 ocorrências.


Pesquisadores da UFRGS alertam sobre projeto que muda condição de áreas rurais

Quatro pesquisadores da UFRGS assinaram, junto a um grupo de cientistas brasileiros, uma carta publicada na revista Science na semana passada. O documento faz um alerta sobre os riscos à biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável em caso de aprovação do Projeto 364/19, de autoria do deputado gaúcho Alceu Moreira (MDB).

A proposta sugere que áreas de campo nativo passem a ser consideradas como áreas rurais consolidadas. Para os pesquisadores, o Pampa, bioma predominante no Rio Grande do Sul, seria um dos mais afetados pelo projeto.

A manifestação ocorreu na mesma semana em que o governador Eduardo Leite (PSDB) sancionou mudanças em leis ambientais, visando facilitar o armazenamento de água para agricultura e pecuária em Áreas de Preservação Permanente. O texto é fortemente criticado por ambientalistas.


Giro de Notícias

Atrasadas, as obras no Viaduto Otávio Rocha também serão realizadas à noite. O prazo original para a conclusão geral era maio, e lado direito deveria ter ficado pronto em dezembro. O plano da prefeitura é conceder o viaduto à iniciativa privada após concluída a reforma.

Capital tem maior alta no valor do aluguel residencial em 11 anos. Índice acumulado de 12 meses chegou a 13,35% em março.

Mais de 40 bairros de Porto Alegre terão corte de energia programado de hoje até sexta. Confira a programação.

Autor de proposta que estabelece a tarifa zero em Porto Alegre, Roberto Robaina detalhou o projeto ao Sul21. Segundo ele, a ideia tem sido bem recebida pela população.

Fechado desde 2016 após um temporal, o mirante do Dmae no Cristal poderá ser reaberto: na última sexta-feira, uma empresa do Espírito Santo venceu o leilão para administrar a estrutura.

O índice de ocupação das emergências de Porto Alegre permaneceu alto até ontem, mas já apresentou queda. Depois de superar os 200%, os locais operavam com 161% da capacidade.

Marinha e empresários protestam contra decisão da Furg que cassou o título de doutor honoris causa de Maximiano Eduardo da Silva Fonseca. O almirante foi ministro durante a ditadura militar, no governo de João Figueiredo.

A construção do memorial às vítimas da Boate Kiss, em Santa Maria, deve começar até 10 de maio. O espaço ficará localizado sobre as ruínas do local onde 242 pessoas perderam a vida em 2013.

No RS, 69 escolas aderiram ou mantêm o modelo cívico-militar. Na semana passada, o PL que autoriza a modalidade foi aprovado, mas há obstáculos: além de novas escolas terem sido proibidas judicialmente em 2022, em nível federal a iniciativa foi encerrada no ano passado.

Estado tem editais abertos para 14 concursos com 950 vagas. O maior salário chega a 20,8 mil reais.


Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre

Lembrete para as eleições 2024 : Antes de definir o voto em Sebastião Melo e nos seus aliados no Executivo e na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, reflita : transporte, ecologia e educação não são prioridades dos governistas do Executivo e Legislativo municipal de Porto Alegre.


Lembre : caso de desvio na Secretaria de Educação, a aplicação no SUS de metade do proposto pela Secretaria Municipal da Saúde, as falhas e omissões no Portal da Transparência e o desrespeito lei por elevar salário de CCs que estão lotados em uma secretaria mas trabalham em outras. Você concorda, aprova ?


Preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.


Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.


Relembre: em entrevista à Matinal, a secretária de Parcerias da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, admitiu que a transação da CARRIS – companhia pública de transporte foi um mau negócio para a prefeitura.


A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) em acordo com os vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir à Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já, garantir o lucro dos empresários numa concessão pública, é fundamental.


Menos educação : Em 2021, sob a gestão de Audino, a Smed não havia aplicado o mínimo obrigatório em educação. A ex-secretária da Educação de Sebastião Melo, Sônia da Rosa, foi presa na operação Capa Dura da Polícia Civil do RS, que apurou problemas na compra de produtos. O TCE sugere responsabilização do prefeito Sebastião Melo (MDB).


Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.


Pense antes em quem votar, para quem os políticos vão governar e legislar. Se será para você e para a população ou para seleto e pequeno grupo de privilegiados.