Sortimento Giro de Notícias :
Coronavírus, frio histórico, preso pedófilo, Lava Jato, volta às aulas e reforma tributária
O Brasil tem 1.352 novas mortes por Covid-19 identificadas em 24 horas. De acordo com o boletim do Ministério da Saúde de terça-feira (18.05), o País tem 47.784 novos casos da doença.
No total, 3.407.345 infecções foram registradas e 109.888 mortes foram causadas pelo coronavírus. Desde o início da pandemia, 2.554.179 pacientes já se recuperaram.
São Paulo é o estado com o maior número de casos (711.530) e mortes (27.315) do país, respectivamente, seguido pela Bahia (221.041 e 4.542), Rio de Janeiro (199.480 e 14.728), Ceará (199.258 e 8.196) e Pará (180.090 e 5.975).
A primeira-ministra da Nova Zelândia afirma que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mente ao dizer que a pandemia está fora de controle. Nesta semana, o republicano disse que existe uma enorme alta de infectados no País. Em resposta, Jacinda Ardern disse que qualquer pessoa que acompanha a situação da doença na Nova Zelândia sabe que a Covid-19 está controlada. Após 100 dias sem nenhum caso com transmissão local, o País voltou a registrar contaminados na região de Auckland.
Pesquisa da Organização Mundial da Saúde revela que apenas 10% da população mundial tem atualmente anticorpos ao coronavírus. Segundo a entidade, os dados demonstram que o mundo está longe de criar a chamada “imunidade de rebanho”. O termo é usado quando existe uma proteção considerável contra um vírus. De acordo com a OMS, a batalha contra a Covid-19 ainda está muito longe de acabar.
A Organização Mundial da Saúde descarta a imunidade de rebanho como forma de superar a pandemia de coronavírus. Segundo a OMS, apesar de quase 780 mil pessoas terem morrido pela Covid-19, estudos revelam que aproximadamente 90% da população mundial continua suscetível ao vírus. Ainda de acordo com a entidade, pesquisas feitas em mais de 50 países indicam que mesmo entre os profissionais de saúde a taxa dos que apresentam anticorpos não passa de 20% ou 25%. Em todo o mundo, há 22 milhões de infectados e 14 milhões de pacientes recuperados.
Meteorologistas alerta para grande massa de ar frio se aproxima do país e vai derrubar as temperaturas na maior parte dos Estados, inclusive no Norte e Nordeste, como Amazonas e Bahia.
A previsão do Inmet é que a temperatura nos Estados do Sul caiam a partir desta quarta-feira. A previsão é que Porto Alegre registre temperatura mínima de 6º C na quinta-feira (20/08) e 3º C na sexta (21/08).
A partir de quinta-feira, um sistema chamado de vórtice de ciclone vai se deslocar e causar instabilidade, além de provocar uma condição de neve. “Quando o ar frio encontrar a região mais úmida, como as serras Gaúcha, de Santa Catarina e do Paraná, fará com que haja condições para queda de neve, já que em temperaturas abaixo de 0 grau cai neve em vez de chuva”, informou o meteorologista do Inmet Maicon Veber.
Em São Paulo, de acordo com o Inmet, a máxima não deve passar dos 13º C tanto na sexta quanto no sábado, enquanto as mínimas ficam em 9ºC e 8º C, respectivamente. Os dois dias devem ter céu encoberto e chuva.
Em Cuiabá, a previsão é que as temperaturas cheguem a 40º C nesta quarta-feira (19). Na sexta, os termômetros não devem passar dos 20º C, com mínima de 13º C. No sábado, previsão do Inmet é que a mínima chegue a 11º C, com máxima de 25º C.
Os Correios afirmam que é “impossível” atender às reivindicações dos trabalhadores da empresa, que entraram em greve em todo o país. Em nota, a empresa afirma que a paralisação iniciada ontem à noite não afeta os serviços de atendimento e que 83% do efetivo está trabalhando. Segundo a estatal, as reivindicações custariam quase R$ 1 bilhão – dez vezes o lucro obtido em 2019.
A Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios informa que a paralisação é contra a retirada de direitos, a privatização e a ausência de proteção aos empregados durante a pandemia. Os sindicatos afirmam também que não houve acordo na proposta de reajuste salarial.
O homem acusado de ter estuprado e engravidado a sobrinha de 10 anos prestou depoimento após ter sido preso na terça-feira na cidade de Betim, em Minas Gerais. Ele afirmou que temia pela própria vida após a repercussão do caso.
O Ministério Público Federal denuncia o secretário licenciado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, por corrupção e organização criminosa. Baldy chegou a ser preso pela Polícia Federal em um desdobramento da Lava Jato por suspeita de receber propinas de empresas da área da saúde em Goiás entre 2014 e 2018. As acusações não envolvem o trabalho do secretário no governo paulista; Baldy nega ter cometido ilegalidades.
Oito em cada dez brasileiros acreditam que a reabertura das escolas vai agravar a pandemia do coronavírus no país. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, 79% dos entrevistados defendem que os colégios permaneçam fechados nos próximos meses. Desses, 59% afirmam que a retomada das aulas vai “piorar muito” a situação e 20% dizem que “vai piorar um pouco”. Outros 18% avaliam que a reabertura não vai impactar na disseminação do vírus e 3% não responderam.
A primeira parte da reforma tributária proposta pelo governo e já enviada ao Congresso quer acabar com o benefício que reduz o custo da produção de livros.