Rio Grande do Sul Notícias : Estado vive pior momento da pandemia, mais leitos de UTI, reinfecção e fiscalização de aglomerações e festas

Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias
Sortimento News - Sortimento Giro de Noticias
Sortimento News – Sortimento Giro de Noticias

Sortimentos.com Rio Grande do Sul Notícias (04.12):

Rio Grande do Sul vive o pior momento da pandemia. Para situação não se agravar ainda mais, o Estado busca mais leitos de UTI e atua também na conscientização da população. Em paralelo, a Brigada Militar atuará na fiscalização a aglomerações. Hospital de Clínicas estuda possíveis casos de reinfecção pelo coronavírus.

RS abre novos leitos diante de alta da pandemia, que já matou mais de 7 mil no Estado

O Estado chegou a 7.043 mortos pelo coronavírus na quinta-feira (03.12). Com uma média móvel diária de 51 mortes, patamar que não era registrado desde 15 de setembro, a tendência agora é de alta – o índice cresceu 28% em relação a duas semanas atrás. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) registrou ainda 5.882 novos infectados, de um total de 337.003 casos confirmados desde o começo da pandemia. A ocupação de leitos em UTI no Estado está em seu terceiro dia acima de 80%, quase metade das internações se deve à Covid-19.

Frente à escalada dos indicadores, o Governo do Estado anunciou 190 novos leitos no SUS, o que representa cerca de 7% dos 2,5 mil já existentes hoje. Dentre os hospitais que ganharão novas vagas em UTI, estão o Hospital Vila Nova de Porto Alegre, o Hospital Bom Pastor de Ijuí, o Hospital São Vicente de Paulo, em Cruz Alta, e o Hospital Regional de Santa Maria. Há 77 leitos que serão reabertos, ou seja, voltarão a receber exclusivamente pacientes com Covid-19, casos como os do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, do Grupo Hospitalar Conceição, do Hospital de Taquara e do Hospital de Montenegro.

O Estado precisa vencer ainda outro entrave: a contratação de novas equipes, conforme a secretária da Saúde, Arita Bergmann, que aproveitou o momento crítico para reforçar a importância do uso da máscara e a necessidade de evitar aglomerações.

Apesar da situação e dos números críticos, ainda há resistência e protestos de setores contra mais restrições. Como forma de conscientização, o Piratini lançou a campanha de conscientização “Agora Não.RS”. A mensagem estampa as novas peças do governo, que passaram a circular na televisão, nas redes sociais e nas rádios ontem.

Fiscalização será intensificada em Porto Alegre

Devido à alta de casos de Covid-19, Brigada Militar (BM) irá intensificar a fiscalização de aglomerações e festas clandestinas noturnas até o próximo domingo. Em Porto Alegre, agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Guarda Municipal, apoiados pela BM, vão percorrer as regiões com mais registros de infrações. Locais nos bairros Cidade Baixa, Moinhos de Vento e os do 4º Distrito estão na mira.

Com quase 10 mil casos ativos, Porto Alegre já perdeu 1.585 vidas para o coronavírus. Enquanto nas ruas há a preocupação com as aglomerações, dentro Hospital São Lucas da PUCRS um projeto paralelo tenta ajudar na recuperação de pacientes com infecção nos pulmões causada pelo coronavírus. A iniciativa começou a ser testada, mas já apresentou efeitos promissores. O tratamento prevê o uso de gás de óxido nítrico inalado para combater infecções no trato respiratório.

Clínicas investiga casos de reinfecção

O agravamento da pandemia traz uma outra situação desafiadora ao sistema de saúde. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre investiga sete casos de possível reinfecção pelo coronavírus entre os seus profissionais. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) não há por enquanto registros oficiais de que uma mesma pessoa tenha contraído o vírus em duas ocasiões diferentes no Estado, ainda que a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha tenha anunciado situações deste tipo dez dias atrás. “Possibilidade de reinfecção é um fato, mas de baixa frequência”, comentou o infectologista Alessandro Pasqualotto, que reforçou a necessidade de cuidados mesmo entre os recuperados: “Por vezes essa reinfecção é mais grave que a primeira infecção. Por isso que mesmo quem já ficou doente precisa manter os cuidados para evitar uma reinfecção”.

Vereadores retiram da pauta projeto do Imesf

Com 22 votos favoráveis e 10 contrários, a Câmara de Porto Alegre retirou da pauta de votação o projeto de lei que tratava da manutenção dos empregos dos trabalhadores do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf). O caso voltará a ser discutido em 2021, já na administração de Sebastião Melo (MDB).

O prefeito eleito reuniu-se na quinta-feira pela primeira vez com os vereadores e tratou do assunto. No encontro, Melo afirmou que não concordava com o projeto e vetaria a lei se fosse aprovada. Lembrou ainda que não assumiu compromisso em fazer uma empresa pública, mas que está aberto ao diálogo, sinalizando a possibilidade de um grupo de trabalho para analisar o futuro dos trabalhadores e definir se serão mantidos os empregos públicos ou se a saída será a terceirização.

Flash News Rio Grande do Sul

:: Em live com Nego Di, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que a cor da pele de João Alberto “interferiu” no assassinato. “Que eles (seguranças) podem ter se prevalecido daquela situação por ele ser negro, eu diria que, muito possivelmente, sim”, disse.

:: Suspeitos de participarem de grande assalto em Criciúma alugaram chalé em Gramado antes do crime. O local foi reservado seis horas antes do roubo.

:: Empresário e responsável técnica foram presos por falsificação de álcool gel 70%. O produto fabricado apresentava teor de álcool etílico insuficiente para garantir eficácia contra a Covid-19.

:: Aeroporto Salgado Filho turbina operações para alavancar a receita, abalada pela pandemia. O fluxo de passageiros em abril, por exemplo, despencou 96% na comparação com mesmo mês de 2019. Já a Estação Rodoviária de Porto Alegre prevê uma queda ainda maior na movimentação de passageiros no final de ano.

:: Freeway terá bloqueio de uma faixa pelos próximos sete dias. Obras da nova ponte do Guaíba irão causar alterações no trânsito da rodovia.

:: As inscrições para a Educação Infantil das redes municipal e comunitária de Porto Alegre foram prorrogadas. A baixa procura fez com que o prazo fosse estendido até 10 de dezembro.

:: O terreno do antigo ginásio da Brigada Militar foi vendido em Porto Alegre. Em 2018, a área foi avaliada em 40,5 milhões.

:: Passou de três para seis o número de municípios do Noroeste gaúcho com registro de focos de gafanhotos.

Sortimento Giro de Notícias Rio Grande do Sul 

Produzido pela redação de Sortimentos.com com informações do Matinal Jornalismo, assessorias de imprensa e intervenções de Fábio Juchen.