Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 29 de novembro de 2023

.  Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Previsão do tempo:  chuva segue, mas fraca, e pode ser que o sol dê as caras em meio às nuvens. A temperatura deve ficar entre 19ºC e 28ºC.


Médicos do Conceição batiam ponto mas não trabalhavam no hospital

Depois da “farra da Samu”, revelada em agosto, a PF investiga agora uma fraude no ponto de dez médicos do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Eles registravam a entrada e saíam da instituição – alguns iam à academia. 

Dez médicos concursados do Hospital Nossa Senhora da Conceição chegavam à Instituição, batiam o ponto e saíam para trabalhar em outros hospitais, clínicas e consultórios ou ainda para fazer atividades corriqueiras, como compras, ou ir à academia. Foi o que descobriram investigadores da Polícia Federal que acompanharam a rotina desses profissionais por seis meses, após receberem uma denúncia anônima.

Segundo a PF, em alguns dias, os médicos entravam por um portão e saíam por outro. Às vezes, voltavam para bater o ponto com uma roupa diferente. Na manhã de ontem, os agentes cumpriram 11 mandados de busca e apreensão em outros locais de trabalho dos investigados. O objetivo é confrontar os dados do ponto no Conceição com atividades realizadas fora do hospital.

Os suspeitos, cujos salários variam entre 14 e 31 mil reais, ainda não foram ouvidos. Os depoimentos vão permitir dimensionar os impactos das fraudes no atendimento do Conceição, que opera apenas pelo SUS. O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) disse ter aberto sindicância interna para apurar as irregularidades.


Prefeitura de Porto Alegre vai pavimentar área do Anfiteatro Pôr-do-Sol visando arrecadar com a locação para shows

Depois de quatro anos sem receber eventos, o Anfiteatro Pôr-do-Sol voltou a abrigar atividades culturais. O Festival Turá reuniu 20 mil pessoas nos dias 18 e 19 de novembro, mas a prefeitura argumenta que o local não é atrativo para locação. Ao menos não da maneira como está, e nem na época em que a concha acústica ainda não estava em ruínas. Os planos do município envolvem uma ampla área pavimentada para receber megaeventos — e não de gramado, como é hoje.

O parque Harmonia, do outro lado da avenida Edvaldo Pereira Paiva, vai ter um destino parecido. Agora, entidades ambientais pedem a preservação da concepção original do anfiteatro, evitando que se repita no local o que ocorreu no parque vizinho, onde foram derrubadas 400 árvores. Para o grupo, é importante que as atividades culturais estejam “em harmonia com gramados, arborização atual e mata ciliar”, valorizando a integração entre a paisagem natural e a população de Porto Alegre.

A prefeitura de Porto Alegre no desespero para aumentar a arrecadação e beneficiar um grupo de empresários está entregando áreas públicas e devastando o meio ambiente em prol de interesses econômicos. A sustentabilidade não está na pauta da atual gestão do emedebista Sebastião Melo. É só dinheiro e privilégios para determinados grupos.

GAM 3 devasta área do do Parque Harmonia em Porto Alegre com aval da prefeitura e da maioria dos vereadores
GAM 3 devasta área do do Parque Harmonia em Porto Alegre com aval da prefeitura e da maioria dos vereadores . Lembrem disso nas próximas eleições

MP notifica GAM 3 para apurar novos danos no Parque Harmonia

A GAM3 Parks, consórcio responsável pelas obras no Parque Harmonia, foi notificada mais uma vez sobre possíveis danos ambientais ao local. O MPRS busca esclarecimentos sobre “novas supressões de vegetação” documentadas pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá). No inquérito, o representante do instituto, professor Paulo Brack, pede especial atenção às más condições da vegetação no entorno da área verde conhecida como Reservinha.

Brita e entulho ferem a base de diversas árvores, o que não só danifica a vegetação como destrói o habitat da fauna do local. Não é a primeira vez que a situação é denunciada às autoridades: em julho, as obras chegaram a ser suspensas, mas foram retomadas pouco depois. O Ingá pede ao Ministério Público que as obras prejudiciais à vegetação do local sejam suspensas e que a concessionária seja responsabilizada pela ausência de licenciamento ambiental. Procurada por GZH, a GAM3 informou que mantém uma equipe focada na manutenção e preservação dos arredores da Reservinha.


Justiça determina reintegração de demitidos do Instituto de Cardiologia

Uma liminar emitida pela Justiça determinou que os 223 trabalhadores demitidos do Instituto de Cardiologia nos dias 16 e 17 de novembro sejam reintegrados à instituição. Segundo a juíza Ana Paula Keppeler Fraga, da 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, a demissão coletiva não teve negociação prévia com os sindicatos das categorias envolvidas, como prevê uma decisão do STF.

Agora, a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), responsável pelo hospital, tem cinco dias para apresentar a documentação relacionada às rescisões. O Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul (Sergs) comemorou a decisão em meio a uma “situação de crise”. Com uma dívida de cerca de 343 milhões de reais, a FUC teve o pedido de recuperação judicial aceito pela Justiça na manhã de segunda. A condição vai permitir ao hospital seguir em funcionamento enquanto negocia suas dívidas.

Lotações vivem crise histórica na capital

Em 2017, as lotações transportaram 11.731.659 passageiros. A previsão para 2023 é que 5,4 milhões usem os micro-ônibus de três cores. Isso significa que em apenas seis anos, o tradicional sistema de transporte seletivo urbano de Porto Alegre vai perder mais da metade dos seus usuários. A queda acentuada impôs ao serviço a pior crise de sua história. Atualmente, 221 veículos operam em 19 linhas. Outros 122 carros que faziam o serviço estão parados.

Lançadas em 1976, as lotações viraram símbolo do transporte na capital, mas entraram em declínio a partir de 2015, com a popularização dos aplicativos de transporte individual. A situação se agravou em 2020, com a pandemia, quando as pessoas evitaram o transporte público.

O presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL), Magnus Isse, também atribui a crise ao preço da tarifa, que não recebe subsídio da prefeitura, ao contrário do que acontece com a de ônibus. Hoje, para andar de lotação, o passageiro precisa desembolsar 8 reais. No ônibus, a passagem custa 4,80 reais.


Um encontro para discutir o futuro de Porto Alegre

No dia 6 de dezembro, a Matinal vai realizar a primeira edição do Festival Cidade das Ideias. O encontro, que vai abordar a crise climática e o futuro da cidade, ocorre no Centro Cultural da UFRGS a partir das 19h30. Participam da conversa Francisco Milanez, diretor científico e técnico da Agapan, Henrique Evers, gerente de desenvolvimento urbano da WRI, e Silvia Cappelli, procuradora de justiça do RS.


Giro de Notícias

  • Arquitetos defenderam a inclusão do antigo prédio da Smov no inventário municipal. A medida impediria demolição do edifício, considerado um ícone da arquitetura modernista da cidade.
  • A partir de amanhã, o Centro Histórico terá novas alterações no trânsito devido às obras do Quadrilátero Central, incluindo mais um bloqueio na rua Doutor Flores.
  • Após avaliar a construção de um espaço para atividades culturais, a Ospa desistiu de ocupar uma área de 12 mil metros quadrados no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
  • Candidato tetraplégico denunciou discriminação no vestibular da UFRGS após ser obrigado a escrever redação à mão. A universidade alega falta do pedido de atendimento diferenciado para PCD.
  • A propósito, o concurso realizado no último final de semana registrou a menor taxa de ausência dos últimos anos. A UFRGS também divulgou as médias de todas as provas.
  • Em sessão solene na Câmara dos Vereadores, o atacante do Grêmio Luis Suárez recebeu o título de cidadão de Porto Alegre. “Foi uma cidade que me abraçou desde o primeiro momento”, disse o uruguaio.
  • Em Uruguaiana, novo empreendimento que utiliza casca de arroz para produzir energia elétrica recebeu autorização para iniciar obras. A iniciativa busca fortalecer o sistema local e regional.

Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre

  • Para lembrar antes de votar nas eleições 2024 : preocupado com as reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.
  • Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
  • A atual gestão em conjunto a maioria dos vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir a Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já garantir o lucro do empresários numa concessão pública é fundamental. Pense antes em quem votar e para quem o político vai governar e legislar. Para você e população ou para um seleto e pequeno grupo de privilegiados.
  • Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.

Prefeitura de Porto Alegre : mais uma ‘entrega’ de patrimônio público

Após ‘entregar’ parte do Parque Harmonia, espaço público e meio ambiente localizado no Centro da Capital gaúcha, para exploração comercial e devastação da vegetação por parte da GAM3, a Prefeitura de Porto Alegre, através do Prefeito Sebastião Melo (PMDB), faz mais uma gentileza à uma elite, ao privatizar a Carris por valor abaixo de mercado e repassar a concessão de linhas por 20 anos ao preço simbólico de R$1,00. Enquanto isso, o cidadão é penalizado com aumento do IPTU. Pense nisso, na próxima eleição.

LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada


Eventos e feiras no Rio Grande do Sul


Definidas datas para realização do Mancha Crioula 2024

Tradicional momento que reúne Cavalos Crioulos das pelagens Tobiana, Oveira e Bragada, o Mancha Crioula já tem data para acontecer no próximo ano. O evento, realizado pela Trajano Silva Remates e que reúne leilão e exposição, ocorrerá de 28 de fevereiro a 3 de março no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Segundo o diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, a expectativa para o evento é positiva e que já há mobilização para o Mancha, inclusive com possibilidade de participações internacionais, como a presença de criadores uruguaios. “Vale relembrar que o Mancha Crioula deste ano foi o leilão com a maior média e nós temos a mesma vontade de repetir esse resultado. Nós já temos algumas ofertas diferenciadas confirmadas”, destaca.

Uma das novidades será a realização de uma prova de Redomão da raça Crioula pela primeira vez no evento. Concorrerão animais que serão habilitados a partir de um leilão que ocorre no próximo dia 10 de dezembro. Além disso, outra novidade será a integração de mais um leilão dentro da programação. Enquanto o tradicional Mancha Crioula ocorre dia 1º de março, no dia 2 de março será a vez do remate Marconi, Santo Anjo e Bela Esperança. O jurado para a exposição será Felipe Caccia Maciel, técnico e experiente avaliador da raça Crioula.


Réveillon no Rio Grande do Sul