Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 8 de novembro de 2023

Sortimento Noticias - sortimento.com.br

Giro de Notícias Rio Grande do Sul : 8 de novembro de 2023


Sortimento Notícias Rio Grande do Sul . Notícias Rio Grande do Sul através da newsletter do Matinal Jornalismo : Assine o Matinal e tenha acesso a matérias e reportagens exclusivas.


Giro de Notícias

  • O valor da cesta básica de Porto Alegre caiu pelo terceiro mês consecutivo, ficando em 739 reais em outubro, 2,50 reais a menos do que em setembro. Ainda assim, segue sendo a mais cara do país.
  • Oito chuveiros foram instalados nas quadras do trecho 3 da Orla do Guaíba. No ano passado, 22 modelos de metal foram furtados.
  • A Ceitec vai receber um investimento de 110 milhões de reais do Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2024, para garantir a sua retomada, anunciada ontem pelo governo federal.
  • O Republicanos agora também faz parte da base aliada do governo de Eduardo Leite (PSDB). Ontem, o governador anunciou o deputado federal Carlos Gomes como novo secretário de Habitação e Regularização Fundiária.
  • O Comitê de Combate à Megamineração do RS solicitou o arquivamento do PL que defende a manutenção da queima do carvão mineral até 2040. Protestos de ativistas contra grupos do setor carvoeiro do estado foram abordados em reportagem da Matinal.
  • O congresso Intersolar Summit Brasil Sul, que segue até quarta-feira (8/11/23) na Fiergs, reúne palestrantes e expositores de diferentes estados para discutir estratégias de fomento ao desenvolvimento da energia solar e renovável.
  • A falta de professores e funcionários em escolas gaúchas foi pauta de uma reunião entre o CPERS e a Seduc, realizada na terça-feira (7/11/23).
  • Subcomissão da Assembleia Legislativa do RS propôs uma nova forma de distribuição dos recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura: 30% para eventos de cultura gaúcha e os outros 70% divididos entre novas iniciativas e eventos já realizados há algum tempo.

Matinal é uma uma rede de iniciativas ancoradas em uma plataforma jornalística plural e gratuita. E a independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


Parceria entre prefeituras e construtoras destravou projetos polêmicos

Como parte do bacana especial Donos da Cidade, o Sul21 publicou na terça-feira (7/11/23) excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre.

Uma figura central nesse processo foi o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm. Elogiado pelo setor da construção civil durante a administração de Nelson Marchezan (PSDB), ele foi mantido no governo de Sebastião Melo (MDB). Sob a batuta de Bremm, a prefeitura estabeleceu por decreto medidas como o licenciamento expresso e o habite-se autodeclaratório e passou a recorrer com frequência aos Projetos Especiais de Impacto Urbano, um mecanismo que permite abrir exceções às regras de construção vigentes. A partir daí, a capital virou uma Disneylândia para as construtoras, que conseguiram tirar do papel projetos polêmicos com que sempre sonharam, incluindo grandes empreendimentos à beira do Guaíba.

“O secretário Germano conseguiu num curto espaço de tempo fazer alterações que são históricas dos nossos desejos. A cada 15 dias temos uma novidade positiva do secretário”, derreteu-se o então presidente do Sinduscon-RS, Aquiles Dal Molin Júnior. Além de secretário, Bremm integra o conselho de revisão do Plano Diretor, que entrou na mira da Justiça por causa da prorrogação irregular dos mandatos dos conselheiros. O Judiciário determinou a suspensão do conselho e a convocação de novas eleições.

Justiça libera conferência do Plano Diretor, mas veta decisões

A Conferência de Revisão do Plano Diretor começou ontem sob o abalo de uma decisão judicial. Duas horas antes da abertura, a juíza Andreia Terre do Amaral determinou que o evento poderia ocorrer, mas sem tomada de decisões. Os três dias de debates serviriam para deliberar estratégias para o novo texto do Plano Diretor, que a prefeitura quer enviar à Câmara ainda neste ano.

A decisão da juíza tem relação com irregularidades cometidas pela prefeitura: os integrantes do Conselho do Plano Diretor deveriam ter sido substituídos em 2020, mas o governo prorrogou sucessivas vezes os mandatos. Por esse motivo, na semana passada, atendendo a uma ação popular, a magistrada determinou a suspensão do conselho e mandou o governo convocar novas eleições para os cargos.

Como a Conferência do Plano Diretor ocorre na alçada do conselho, os autores da ação popular questionaram a realização do encontro. Antes de liberar o evento, Andreia Terre do Amaral chegou a exigir esclarecimentos da prefeitura, sob risco de anulação e multa. O prefeito Sebastião Melo, que fez a abertura da conferência, sustentou que a decisão da juíza não afetará as deliberações. Ele também informou que vai lançar durante o evento o edital para eleição dos novos conselheiros.


Instituto de Educação reabre em fevereiro, depois de obra que durou sete vezes o previsto

Seis anos depois do prazo original, o Instituto de Educação Flores da Cunha, uma das escolas mais tradicionais do Rio Grande do Sul, deve voltar a receber alunos no início de 2024. O colégio fechou para receber obras de restauro em agosto de 2016, com previsão de reabrir 12 meses depois. O atraso provocou o rompimento do contrato com a construtora que venceu a licitação, a Portonovo, e levou à perda dos 22,5 milhões de reais do Banco Mundial que bancariam a reforma.

Segundo a Secretaria Estadual de Obras Públicas, faltam apenas 15% dos trabalhos, que devem ser finalizados até fevereiro, quando começa o ano letivo. Localizado na Avenida Osvaldo Aranha, em Porto Alegre, o Instituto de Educação foi fundado em 1869 e é a escola de formação de professores mais antiga do estado. Os 1.005 alunos vinculados à instituição estão, no momento, distribuídos por outras escolas estaduais.

A parte mais atrasada do projeto é uma área de 2 mil metros quadrados, onde o governo do estado planeja instalar o Museu Escola do Amanhã, proposta que é rejeitada por integrantes da comunidade e gera desconfiança no Ministério Público. Pelos planos do governo, o museu ocuparia 25% da área da escola e seria administrado por uma organzação privada.


Preso CAC suspeito de municiar crime organizado

Porto Alegre foi palco na terça-feira (7/11/23) de um episódio que todo mundo sabia que ia acontecer desde que Jair Bolsonaro facilitou a compra de armamento por caçadores, atiradores esportivos e colecionadores (CACs). Pela manhã, a Polícia Civil fez uma batida na casa de um CAC, no bairro Santo Antônio, e encontrou no local 125 armas, incluindo 55 fuzis, além de 153 quilos de pólvora e farta munição.

O proprietário é suspeito de adquirir arsenais para municiar o crime organizado. No final de outubro, em uma operação na Restinga, a polícia apreendeu três armas que estavam com criminosos. Uma delas, um fuzil, apresentava o número de registro, o que permitiu à polícia identificar o CAC que a havia adquirido. Ele foi preso em flagrante por porte ilegal, porque uma das armas encontrada em sua residência não tinha registro.


Zé da Terreira, do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, morre aos 78 anos

O Rio Grande do Sul perdeu ontem o ator e cantor José Carlos Gonçalves, o Zé da Terreira, nome importante da cena artística local. Ele tinha 78 anos e estava internado no Hospital Vila Nova para tratar uma doença autoimune. Natural de Rio Grande, Zé se notabilizou, em Porto Alegre, por sua participação no projeto Ói Nóis Aqui Traveiz e na Oficina Perna de Pau. Sua trajetória esteve ligada principalmente ao Carnaval e ao teatro de rua.


Grau Técnico Porto Alegre realiza Feira de Empregabilidade gratuita

Reunindo empresas de destaque da região e buscadores de emprego, o Grau Técnico Porto Alegre irá promover mais uma edição da Feira de Empregabilidade, que acontece no dia 9 de novembro, das 9h às 15h, na própria unidade, localizada na Avenida Alberto Bins, 376, no Centro Histórico, em Porto Alegre / RS. A ação é gratuita e representa um encontro fundamental para quem procura novas oportunidades ou deseja alavancar sua trajetória profissional.

O feirão contará com mais de 800 vagas de emprego e estágio, prometendo impulsionar carreiras e preencher posições cruciais no mercado de trabalho. As faixas salariais variam de R$ 480 a R$ 1.900, com contratações em regime CLT, oportunidades de estágio e programas de Jovem Aprendiz. Entre as empresas que estão oferecendo vagas estão CIEE, Metta, Fundatec, Grupo Panvel, Hospital Blanc Medplex, Center Shop, Fpx Investimentos, Estágio Sul, Rede Cidadã, Neo Tempus e Ótima Urbana.

Áreas como saúde, comercial, marketing, telemarketing e administrativas serão algumas das oportunidades disponíveis no evento. Além das vagas, os interessados terão acesso a uma programação extensa, incluindo palestras, exames oculares, aferição de pressão arterial e muito mais.

“A ação é 100% gratuita e basta trazer seu currículo e um documento com foto. Queremos criar oportunidades para a população gaúcha e prepará-los para o mercado de trabalho. Para aprimorar a experiência, também ofereceremos alguns serviços de saúde”, afirmou Jessica Junges Allebrand, diretora da unidade.


Rio Grande do Sul Eventos e Feiras

Com o tema “Quem lê, sabe o caminho”, a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre vai de 27 de outubro até 15 de novembro, das 10h às 20h, na Praça da Alfândega. A programação abrange mais de 630 sessões de autógrafos, 15 oficinas de escrita e literatura e 155 palestras, com participação de autores renomados nacional e internacionalmente – além de uma vasta programação infantil. Neste ano, o evento literário contará com autores como Itamar Vieira Junior, a jornalista Ana Maria Machado, a médica Natalia Timerman, a apresentadora Bela Gil, o compositor e roteirista Nelson Motta, entre outros. As oficinas, todas gratuitas e sem inscrição prévia, acontecem na Casa de Cultura Mário Quintana, no Memorial do Rio Grande do Sul e no Espaço Força e Luz.

Salão de Gramado comemora 10 anos – A feira de móveis e decoração em Gramado, na Serra Gaúcha, vai ocorrer de 10 a 13 de junho de 2024 com nova roupagem. Além do pavilhão, acontecerá por toda cidade com eventos paralelos e intervenções de decoração e arte, transformando Gramado em um enorme palco para o Design. No dia 9 de junho de 2024, abrindo oficialmente a Semana do Salão de Gramado, arte e design, acontecerá a grande noite para revelar os vencedores da 2ª edição Prêmio Salão de Gramado de Design, no Palácio dos Festivais.

A Merkator Feiras e Eventos está com credenciamento aberto para a Zero Grau 2023 – Feira de Calçados e Acessórios, que vai acontecer de 20 a 22 de novembro, no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado (RS). O credenciamento antecipado pode ser feito online no endereço https://www.feirazerograu.com.br/pt/credenciamento e deve ser impresso pelo visitante para o ingresso na feira, evitando assim filas de acesso aos pavilhões.

Acontece no sábado, dia 11 de novembro de 2023, no Teatro da AMRIGS ( Av. Ipiranga, 5311 ), em Porto Alegre / RS, a Xl Edição do Festival Gaúcho de Pole Dance e Artes. O tema da edição 2023 é “Pole in The Jungle” e promete ser um encontro memorável com mais de 60 performances e elenco composto por mais de 100 artistas do Rio Grande do Sul e convidados de todo o país. Gigi Lovers, multiartista e idealizadora do evento é quem comanda a cena. O Festival Gaúcho de Pole Dance e Artes terá duas sessões : 1ª Sessão, às 15h e 2ª Sessão, às 18h30min. Ingressos pelo Sympla. Mais Informações pelo Instagram @festivalpolepoa.


Sortimento Eleições 2024 em Porto Alegre

  • Para lembrar antes de votar nas eleições 2024 – I : preocupado com as reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.
  • Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.
  • Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.

Prefeitura de Porto Alegre : mais uma ‘entrega’ de patrimônio público

LEIA : Privatização da Carris : Governo Sebastião Melo entrega patrimônio público para iniciativa privada

Privatização da Carris - Entrega do Patrimônio Público - sortimento.com.br
Privatização da Carris – Entrega do Patrimônio Público – sortimento.com.br