Balneabilidade das praias do litoral paranaense : boletim do IAT aponta dez locais como impróprios para banho

Sortimento Giro de Noticias Brasil - sortimento.com.br
Litoral Paranaense - Praia Mansa - Caiobá
Litoral Paranaense – Praia Mansa – Caiobá

Sortimentos.com Notícias Verão

Balneabilidade das praias do litoral paranaense : boletim do IAT aponta dez locais como impróprios para banho

O 7° Boletim de Balneabilidade do Instituto Água e Terra (IAT), divulgado na sexta-feira (04.02.22), indica que dez locais estão impróprios para banho no Litoral do Estado, dos 42 monitorados.

Novidade
No Litoral, o local à esquerda do morro na praia Central de Matinhos passou da condição imprópria para própria na análise dessa semana.

Os locais impróprios para banho o IAT sinaliza com bandeira vermelha e os próprios com a bandeira azul.

A análise laboratorial é feita de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000. Neste ano, o IAT irá disponibilizar 11 boletins ao longo da temporada, até a sexta-feira seguinte ao feriado de Carnaval.

O documento indica, também, qualidade própria para banho e prática de esportes aquáticos em todos os pontos monitorados das praias de água doce nas Costas Oeste e Norte. Ao todo, são monitorados 17 locais nas duas regiões.

Locais como impróprios para banho

A altura da Rua Pará, no Balneário Ipanema, em Pontal do Paraná, foi classificada como imprópria, de acordo com a análise do IAT. Em Matinhos, estão impróprios os pontos da Rua Tamboara e da Rua Toledo, ambos no Balneário Riviera; a 500 metros à esquerda do Rio Matinhos, no Balneário Flamingo.

Na praia Brava de Caiobá estão impróprios os pontos da Rua Londrina e da Rua Jacarezinho. Em Guaratuba, estão com a mesma classificação a altura à esquerda da Rua Frederico Nascimento na praia Caieiras; o local em frente à Colônia dos Magistrados e à esquerda da Rua Ponta Grossa, na praia de Guaratuba.

Também segue imprópria para banho e prática de esportes aquáticos a Ponta da Pita, em Antonina.


Recomendações aos banhistas

  • Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
  • Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
  • Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
  • Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de sangradouros, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
  • Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.

Alerta : use máscara de proteção, álcool em gel 70°, respeite o distanciamento social e frequente locais somente se necessário e que exijam o comprovante vacinal. Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais.