Sortimento Notícias Rio Grande do Sul : Porto Alegre é a capital onde as pessoas mais vivem, renegociação da dívida, queda na indústria e vítima por dengue

Sortimento Notícias Rio Grande do Sul : Porto Alegre é a capital onde as pessoas mais vivem, renegociação da dívida, queda na indústria e vítima por dengue

.| Destaques do Sortimento Notícias de 27 de março de 2024 |. No dia em que completou aniversário, Porto Alegre foi anunciada como a capital onde as pessoas mais vivem no Brasil, ao lado de Belo Horizonte. Inédito, o Mapa da Desigualdade, realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis.


Previsão do tempo: Porto Alegre terá uma quarta com sol e poucas nuvens. Amanhece perto dos 17°C, mas ao longo do dia chega aos 29°C


Moradores de Porto Alegre têm maior idade média ao morrer entre as capitais do Brasil

Ao lado de Belo Horizonte, Porto Alegre é a capital brasileira com maior expectativa média de vida, 72 anos – 15 a mais que Boa Vista, a última neste ranking, de acordo com o Mapa da Desigualdade, lançado nesta terça-feira pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS). O trabalho considera 40 indicadores, como saúde, educação e renda, coletados nas bases de Censo, Pnad e Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.

O Mapa também apontou a capital gaúcha como a oitava menos desigual do país. Neste quesito, Curitiba liderou, enquanto Porto Velho foi considerada a mais desigual. Coordenador-geral do ICS, Jorge Abrahão destacou que o mapa oferece às capitais um panorama geral onde se pode observar demandas não necessariamente urgentes a serem enfrentadas.


União atrela renegociação da dívida a aumento de vagas na educação

A Secretaria da Fazenda do RS já se debruça sobre os detalhes de uma proposta de renegociação da dívida do estado com a União, apresentada ontem pelo ministro Fernando Haddad. A repactuação propõe a redução temporária das taxas de juros aplicadas aos contratos de dívida, para o período entre 2025 e 2030, em três faixas diferentes, de 2% a 3% ao ano. O texto vincula a mudança à ampliação de matrículas no Ensino Médio Técnico.

O ministério também prevê alteração na forma de correção da dívida. Na saída do encontro, o governador Eduardo Leite (PSDB) disse que considerou a proposta boa e que será analisada pela área técnica. Além do RS, a oferta foi apresentada a outros governadores do sul e do sudeste. A expectativa de Haddad é que as negociações durem 60 dias. A matéria precisará ser aprovada pelo Congresso para passar a valer.


Com forte queda na indústria, PIB gaúcho cresce abaixo da média nacional

Saíram os números do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023: no Rio Grande do Sul, a economia cresceu 1,7% no ano passado – o estado chegou ao valor de 640,3 bilhões de reais, o que representa 5,9% da economia nacional. O PIB brasileiro, aliás, cresceu mais do que o gaúcho: subiu 2,9% ao longo de 2023. No resultado per capita, a alta no estado foi de 1,4% em relação a 2022.

Cresceram a agropecuária (16,3%) – depois de um 2022 de séria estiagem –, e os serviços (2,7%). Já a indústria teve retração de 4% – ao contrário da indústria nacional, que se expandiu ligeiramente, com 1,6% de crescimento. Uma das explicações é a redução geral, no Brasil, dos gastos com investimento, fator que afeta especialmente a indústria gaúcha, que conta com um setor importante de máquinas e equipamentos.


Capital registra primeira vítima por dengue e aumenta cuidados

A prefeitura de Porto Alegre confirmou ontem o primeiro óbito relacionado à dengue na cidade em 2024. A vítima foi uma mulher de 37 anos, sem comorbidades. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a confirmação da morte faz com que o município passe ao nível 3, o mais alto, no Plano de Contingência de Arboviroses, o que reforçará o atendimento e monitoramento de casos suspeitos. Até essa terça, Porto Alegre registrava 1.034 casos da doença. No ano passado, a capital contabilizou 6.036 registros de dengue e três óbito, apresentando um crescimento nos diagnósticos, na contramão da tendência estadual.


Revés de Leite

O plenário da Assembleia aprovou recurso do PL pela derrubada dos decretos do Piratini que cortam incentivos a 64 setores da economia. O texto segue válido, com as medidas entrando em vigor em 1° de abril. No entanto, a matéria será analisada pela CCJ. O executivo tem 10 dias para responder. O placar, 24 a 23, representou a primeira derrota da base de Leite desde que iniciou sua gestão no governo do estado.


Giro de Notícias

Deputados estaduais conseguem assinaturas necessárias para instaurar Comissão Especial que vai apurar os serviços prestados por Equatorial e RGE.

Liberadas após seis meses de interdição, as quadras do trecho 3 da orla têm baixa procura. O agendamento para a utilização do espaço é feito pelo app 156+POA.

Pela segunda vez o leilão da área do Teresópolis Tênis Clube não teve interessados. Uma terceira tentativa será realizada em 2 de abril. As propostas devem partir de 40% da avaliação inicial.

Motoristas de aplicativos protestaram contra o Projeto de Lei Complementar que busca regulamentar o trabalho da modalidade de transporte.

Profissionais da saúde de três hospitais da região metropolitana podem entrar em greve. A decisão deve ocorrer nesta semana, após assembleias.

O lucro da Equatorial teve aumento de 26% no quarto trimestre de 2023. No mesmo período, a receita líquida da empresa somou 11,2 bilhões.

No que depender da prefeitura, o moinho de vento do Parcão poderá ser usado para fins comerciais. A concessão do local está sendo planejada pelo executivo.


Matinal é uma rede de iniciativas ancoradas em plataforma jornalística plural e gratuita. A independência editorial é garantida porque a maior parte do faturamento vem do apoio financeiro de pessoas que acreditam nesse trabalho. Faça parte desse grupo de apoiadoras e apoiadores também!
Quero apoiar a Matinal


CoronaVirus no Rio Grande do Sul

Em 27 de março de 2020 foi destaque : “Posição do presidente causa mais confusão do que esclarecimento”, diz Leite sobre atuação de Bolsonaro no enfrentamento ao coronavírus. “194 casos confirmados e mais de 100 são em Porto Alegre”, disse em live na rede social. Reafirmou: “devemos manter a orientação do governo de estado que é a restrição de circulação”.


Lembrete para as eleições 2024 : Antes de definir o voto em Sebastião Melo e nos seus aliados no Executivo e na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, reflita : transporte, ecologia e educação não são prioridades dos governistas do Executivo e Legislativo municipal de Porto Alegre.


Lembre : caso de desvio na Secretaria de Educação, a aplicação no SUS de metade do proposto pela Secretaria Municipal da Saúde, as falhas e omissões no Portal da Transparência e o desrespeito lei por elevar salário de CCs que estão lotados em uma secretaria mas trabalham em outras. Você concorda, aprova ?


Preocupado com a reeleição, prefeito Sebastião Melo (MDB), desiste do plano de entregar a gestão do Parque Farroupilha e do Calçadão do Lami à iniciativa privada neste mandato. O gestor público com apoio da maioria de vereadores da Capital gaúcha, desejam privatizar parques, praças e diversos espaços públicos.


Também vale ressaltar a fracassada privatização da Carris que foi ‘entregue’ por 70 milhões a menos que a avaliação dos bens e com concessões de linhas por 20 anos em valor simbólico de R$ 1,00.


Relembre: em entrevista à Matinal, a secretária de Parcerias da prefeitura de Porto Alegre, Ana Pellini, admitiu que a transação da CARRIS – companhia pública de transporte foi um mau negócio para a prefeitura.


A gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB) em acordo com os vereadores da base governista eliminaram a tarifa do transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre que proporcionava 50% de desconto no valor da passagem aos estudantes. Sim, viabilizar o estudante ir à Escola e Universidade não é importante para os atuais governistas de Porto Alegre. Já, garantir o lucro dos empresários numa concessão pública, é fundamental.


Menos educação : Em 2021, sob a gestão de Audino, a Smed não havia aplicado o mínimo obrigatório em educação. A ex-secretária da Educação de Sebastião Melo, Sônia da Rosa, foi presa na operação Capa Dura da Polícia Civil do RS, que apurou problemas na compra de produtos. O TCE sugere responsabilização do prefeito Sebastião Melo (MDB).


Outra dica para quem deseja qualificar seu voto nas próximas eleições é ler o bacana especial Donos da Cidade do SUL 21, que traz excelente reportagem sobre a dobradinha que construtoras e prefeitura fizeram, nos últimos dois mandatos, para contornar restrições previstas no Plano Diretor e liberar grandes projetos imobiliários em Porto Alegre, com contrapartidas não realizadas e irrelevantes, numa clássica entrega de espaço público para determinados grupos que são financiadores de campanha.


Pense antes em quem votar, para quem os políticos vão governar e legislar. Se será para você e para a população ou para seleto e pequeno grupo de privilegiados.